A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Catarina Sofia Pereira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28996
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_d15405e7eaff33f1fa382c19b827af17
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)Erros ortográficosRevisãoAutocorreçãoCorreção colaborativaSpelling errorsReviewSelf-correctionCollaborative-correction806.90:372.88372.88:806.90372.45Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoO trabalho que é objeto do presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Desta forma, trata-se de um projeto de intervenção pedagógica realizado em turmas do 3º e 5º ano numa escola básica e secundária artística pública, especializada no ensino da música. A prática pedagógica decorreu, tanto no primeiro como no segundo semestre, na disciplina de Língua Portuguesa. O projeto visava duas estratégias distintas na identificação e correção dos erros ortográficos, a autocorreção e a correção colaborativa. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos: 1) Verificar se os alunos identificam os seus próprios erros; 2) Verificar se os alunos detetam os erros ortográficos dos outros; 3) Identificar e classificar erros ortográficos dos alunos; 4) Desenvolver estratégias que visam ultrapassar o problema do erro ortográfico;5) Verificar se no decorrer das tarefas propostas houve evolução dos alunos no que diz respeito à identificação dos erros ortográficos e à correção dos mesmos. A metodologia de trabalho adotada tinha como base grelhas de identificação e correção dos erros ortográficos, de forma a conseguir verificar se os alunos detetavam e corrigiam os erros ortográficos nas suas produções escritas e nas dos colegas. Através da recolha e análise desses dados foi possível verificar que existe maior ocorrência de erros ortográficos no 1º Ciclo (3º ano) do que no 2º Ciclo (5º ano). No entanto, no que diz respeito à classificação dos erros ortográficos por categorias verifica-se que, tanto no 1º como no 2º Ciclos, a categoria que se destaca com maior incidência é a “1 – Correspondência entre som e letra” e a subcategoria é a “1.2 – Confusão”.This report describes my work as trainee teacher in the Supervised Teaching Practice of the Teacher Training Master Programme (1st and 2nd Cycles of Basic Education) during the school year 2012/13. It presents the pedagogical interventions carried out in two different educational contexts, corresponding to each of the cycles mentioned above. The main objective of the intervention in those contexts was to promote the capacity to identify and correct spelling errors. The project involved two different strategies to facilitate the identification and correction of errors: self-correction and collaborative correction. After a session of text production, students were invited to read their own texts or their colleagues’ texts and register the errors they could find. The analysis of the data collected showed a higher occurrence of misspellings in the 1st cycle (3rd year) than in the 2nd (5th year). However, with regard to the classification of misspellings, it appears that in both levels (1st and the 2nd cycles), the most common error concerned the correspondence between sound and letter.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoSilva, Catarina Sofia Pereira da20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28996por201205513info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:59.782340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
title A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
spellingShingle A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
Silva, Catarina Sofia Pereira da
Erros ortográficos
Revisão
Autocorreção
Correção colaborativa
Spelling errors
Review
Self-correction
Collaborative-correction
806.90:372.88
372.88:806.90
372.45
title_short A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
title_full A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
title_fullStr A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
title_full_unstemmed A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
title_sort A deteção e correção do erro ortográfico : um estudo com alunos do ensino básico (1º e 2º ciclos)
author Silva, Catarina Sofia Pereira da
author_facet Silva, Catarina Sofia Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Catarina Sofia Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Erros ortográficos
Revisão
Autocorreção
Correção colaborativa
Spelling errors
Review
Self-correction
Collaborative-correction
806.90:372.88
372.88:806.90
372.45
topic Erros ortográficos
Revisão
Autocorreção
Correção colaborativa
Spelling errors
Review
Self-correction
Collaborative-correction
806.90:372.88
372.88:806.90
372.45
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28996
url http://hdl.handle.net/1822/28996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132860593995776