Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amante, Susana, Dygała, Magdalena, Gökçe, İlkay
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11482
Resumo: No âmbito do projeto ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ foram desenvolvidas várias atividades com alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal. O projeto resulta de uma colaboração internacional com alunos do ensino superior de Radom, na Polónia, teve a duração de um semestre letivo e o seu principal objetivo foi o de dotar os alunos da licenciatura em Marketing de ferramentas linguísticas que permitam melhorar o seu desempenho profissional uma vez no mercado de trabalho. Uma das atividades solicitadas foi a elaboração de um vídeo. Cada grupo de alunos selecionou uma empresa portuguesa/polaca/turca e recolheu informação acerca da mesma. Os tópicos abordados foram vários, quais os produtos que comercializa, qual a sua vantagem competitiva, entre outros, sendo que o foco central foi dado às estratégias que estas empresas adotaram para fazer face à pandemia que assola o mundo. Posteriormente, cada grupo elaborou um vídeo com a informação recolhida. Uma das principais conclusões do estudo foi a de que o recurso à aprendizagem por projeto fazendo uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais motivadora e que esta cooperação quebrou fronteiras.
id RCAP_d164923108e2d3255f112e277877cf36
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketingProject-based foreign language teaching: using video in the co-construction of marketing students' knowledgeAutenticidadeInglês para fins específicosCo-construção de conhecimentoUso de tecnologia em sala de aulaPrática reflexivaAuthenticityKnowledge buildingUse of technology in the classroomReflective practiceODS::04:Educação de QualidadeNo âmbito do projeto ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ foram desenvolvidas várias atividades com alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal. O projeto resulta de uma colaboração internacional com alunos do ensino superior de Radom, na Polónia, teve a duração de um semestre letivo e o seu principal objetivo foi o de dotar os alunos da licenciatura em Marketing de ferramentas linguísticas que permitam melhorar o seu desempenho profissional uma vez no mercado de trabalho. Uma das atividades solicitadas foi a elaboração de um vídeo. Cada grupo de alunos selecionou uma empresa portuguesa/polaca/turca e recolheu informação acerca da mesma. Os tópicos abordados foram vários, quais os produtos que comercializa, qual a sua vantagem competitiva, entre outros, sendo que o foco central foi dado às estratégias que estas empresas adotaram para fazer face à pandemia que assola o mundo. Posteriormente, cada grupo elaborou um vídeo com a informação recolhida. Uma das principais conclusões do estudo foi a de que o recurso à aprendizagem por projeto fazendo uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais motivadora e que esta cooperação quebrou fronteiras.Within the scope of the ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ project, several activities were developed with 1st year students of the Marketing degree course at the Polytechnic Institute of Viseu, in Portugal. The project results from an international collaboration with higher education students from Radom, Poland, lasted for one academic semester and its main objective was to provide college students of Marketing with linguistic tools to improve their professional performance once in the job market. One of the activities requested was the making of a video. Each group of students selected a Portuguese/Polish/Turkish company and collected information about it. The topics covered were several, what products or services it markets, what its competitive advantage is, among other issues, but the focus was on the strategies they used to handle this pandemic we are all facing. Subsequently, each group produced a video with the information collected. The main conclusion of the study was that the use of project-based teaching methodology combined with new technologies makes learning more motivating and meaningful, and that this cooperation has broken boundaries.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoAntunes, Maria JoséAmante, SusanaDygała, MagdalenaGökçe, İlkay2021-12-14T15:32:10Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11482porAntunes, Maria José; [et. al.] - Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de Marketing. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 149-1572182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp149-157info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.892431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
Project-based foreign language teaching: using video in the co-construction of marketing students' knowledge
title Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
spellingShingle Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
Antunes, Maria José
Autenticidade
Inglês para fins específicos
Co-construção de conhecimento
Uso de tecnologia em sala de aula
Prática reflexiva
Authenticity
Knowledge building
Use of technology in the classroom
Reflective practice
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
title_full Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
title_fullStr Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
title_full_unstemmed Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
title_sort Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
author Antunes, Maria José
author_facet Antunes, Maria José
Amante, Susana
Dygała, Magdalena
Gökçe, İlkay
author_role author
author2 Amante, Susana
Dygała, Magdalena
Gökçe, İlkay
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria José
Amante, Susana
Dygała, Magdalena
Gökçe, İlkay
dc.subject.por.fl_str_mv Autenticidade
Inglês para fins específicos
Co-construção de conhecimento
Uso de tecnologia em sala de aula
Prática reflexiva
Authenticity
Knowledge building
Use of technology in the classroom
Reflective practice
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Autenticidade
Inglês para fins específicos
Co-construção de conhecimento
Uso de tecnologia em sala de aula
Prática reflexiva
Authenticity
Knowledge building
Use of technology in the classroom
Reflective practice
ODS::04:Educação de Qualidade
description No âmbito do projeto ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ foram desenvolvidas várias atividades com alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal. O projeto resulta de uma colaboração internacional com alunos do ensino superior de Radom, na Polónia, teve a duração de um semestre letivo e o seu principal objetivo foi o de dotar os alunos da licenciatura em Marketing de ferramentas linguísticas que permitam melhorar o seu desempenho profissional uma vez no mercado de trabalho. Uma das atividades solicitadas foi a elaboração de um vídeo. Cada grupo de alunos selecionou uma empresa portuguesa/polaca/turca e recolheu informação acerca da mesma. Os tópicos abordados foram vários, quais os produtos que comercializa, qual a sua vantagem competitiva, entre outros, sendo que o foco central foi dado às estratégias que estas empresas adotaram para fazer face à pandemia que assola o mundo. Posteriormente, cada grupo elaborou um vídeo com a informação recolhida. Uma das principais conclusões do estudo foi a de que o recurso à aprendizagem por projeto fazendo uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais motivadora e que esta cooperação quebrou fronteiras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14T15:32:10Z
2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11482
url http://hdl.handle.net/10400.2/11482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, Maria José; [et. al.] - Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de Marketing. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 149-157
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp149-157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135097669025792