Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11482 |
Resumo: | No âmbito do projeto ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ foram desenvolvidas várias atividades com alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal. O projeto resulta de uma colaboração internacional com alunos do ensino superior de Radom, na Polónia, teve a duração de um semestre letivo e o seu principal objetivo foi o de dotar os alunos da licenciatura em Marketing de ferramentas linguísticas que permitam melhorar o seu desempenho profissional uma vez no mercado de trabalho. Uma das atividades solicitadas foi a elaboração de um vídeo. Cada grupo de alunos selecionou uma empresa portuguesa/polaca/turca e recolheu informação acerca da mesma. Os tópicos abordados foram vários, quais os produtos que comercializa, qual a sua vantagem competitiva, entre outros, sendo que o foco central foi dado às estratégias que estas empresas adotaram para fazer face à pandemia que assola o mundo. Posteriormente, cada grupo elaborou um vídeo com a informação recolhida. Uma das principais conclusões do estudo foi a de que o recurso à aprendizagem por projeto fazendo uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais motivadora e que esta cooperação quebrou fronteiras. |
id |
RCAP_d164923108e2d3255f112e277877cf36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11482 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketingProject-based foreign language teaching: using video in the co-construction of marketing students' knowledgeAutenticidadeInglês para fins específicosCo-construção de conhecimentoUso de tecnologia em sala de aulaPrática reflexivaAuthenticityKnowledge buildingUse of technology in the classroomReflective practiceODS::04:Educação de QualidadeNo âmbito do projeto ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ foram desenvolvidas várias atividades com alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal. O projeto resulta de uma colaboração internacional com alunos do ensino superior de Radom, na Polónia, teve a duração de um semestre letivo e o seu principal objetivo foi o de dotar os alunos da licenciatura em Marketing de ferramentas linguísticas que permitam melhorar o seu desempenho profissional uma vez no mercado de trabalho. Uma das atividades solicitadas foi a elaboração de um vídeo. Cada grupo de alunos selecionou uma empresa portuguesa/polaca/turca e recolheu informação acerca da mesma. Os tópicos abordados foram vários, quais os produtos que comercializa, qual a sua vantagem competitiva, entre outros, sendo que o foco central foi dado às estratégias que estas empresas adotaram para fazer face à pandemia que assola o mundo. Posteriormente, cada grupo elaborou um vídeo com a informação recolhida. Uma das principais conclusões do estudo foi a de que o recurso à aprendizagem por projeto fazendo uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais motivadora e que esta cooperação quebrou fronteiras.Within the scope of the ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ project, several activities were developed with 1st year students of the Marketing degree course at the Polytechnic Institute of Viseu, in Portugal. The project results from an international collaboration with higher education students from Radom, Poland, lasted for one academic semester and its main objective was to provide college students of Marketing with linguistic tools to improve their professional performance once in the job market. One of the activities requested was the making of a video. Each group of students selected a Portuguese/Polish/Turkish company and collected information about it. The topics covered were several, what products or services it markets, what its competitive advantage is, among other issues, but the focus was on the strategies they used to handle this pandemic we are all facing. Subsequently, each group produced a video with the information collected. The main conclusion of the study was that the use of project-based teaching methodology combined with new technologies makes learning more motivating and meaningful, and that this cooperation has broken boundaries.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoAntunes, Maria JoséAmante, SusanaDygała, MagdalenaGökçe, İlkay2021-12-14T15:32:10Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11482porAntunes, Maria José; [et. al.] - Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de Marketing. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 149-1572182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp149-157info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.892431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing Project-based foreign language teaching: using video in the co-construction of marketing students' knowledge |
title |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing |
spellingShingle |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing Antunes, Maria José Autenticidade Inglês para fins específicos Co-construção de conhecimento Uso de tecnologia em sala de aula Prática reflexiva Authenticity Knowledge building Use of technology in the classroom Reflective practice ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing |
title_full |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing |
title_fullStr |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing |
title_full_unstemmed |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing |
title_sort |
Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de marketing |
author |
Antunes, Maria José |
author_facet |
Antunes, Maria José Amante, Susana Dygała, Magdalena Gökçe, İlkay |
author_role |
author |
author2 |
Amante, Susana Dygała, Magdalena Gökçe, İlkay |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria José Amante, Susana Dygała, Magdalena Gökçe, İlkay |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autenticidade Inglês para fins específicos Co-construção de conhecimento Uso de tecnologia em sala de aula Prática reflexiva Authenticity Knowledge building Use of technology in the classroom Reflective practice ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Autenticidade Inglês para fins específicos Co-construção de conhecimento Uso de tecnologia em sala de aula Prática reflexiva Authenticity Knowledge building Use of technology in the classroom Reflective practice ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
No âmbito do projeto ‘Stepping up to Global Challenges (SGC) 2: Learning English while Fighting the Outbreak of Covid-19’ foram desenvolvidas várias atividades com alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Marketing do Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal. O projeto resulta de uma colaboração internacional com alunos do ensino superior de Radom, na Polónia, teve a duração de um semestre letivo e o seu principal objetivo foi o de dotar os alunos da licenciatura em Marketing de ferramentas linguísticas que permitam melhorar o seu desempenho profissional uma vez no mercado de trabalho. Uma das atividades solicitadas foi a elaboração de um vídeo. Cada grupo de alunos selecionou uma empresa portuguesa/polaca/turca e recolheu informação acerca da mesma. Os tópicos abordados foram vários, quais os produtos que comercializa, qual a sua vantagem competitiva, entre outros, sendo que o foco central foi dado às estratégias que estas empresas adotaram para fazer face à pandemia que assola o mundo. Posteriormente, cada grupo elaborou um vídeo com a informação recolhida. Uma das principais conclusões do estudo foi a de que o recurso à aprendizagem por projeto fazendo uso das novas tecnologias torna a aprendizagem mais motivadora e que esta cooperação quebrou fronteiras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T15:32:10Z 2021-12 2021-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11482 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antunes, Maria José; [et. al.] - Ensino de línguas estrangeiras por projeto: o recurso ao vídeo na co-construção de saberes de alunos de Marketing. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 149-157 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp149-157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135097669025792 |