Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Fernanda Maria Felgueiras
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14513
Resumo: Este relatório tem como principal objetivo refletir sobre a ação educativa realizada em contexto de Creche e de Educação Pré-escolar, com dois grupos de crianças, um de 2 anos de idade e outro de 4 anos de idade, numa instituição Particular de Solidariedade Social. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, procuramos desenvolver uma ação pedagógica que respondesse às necessidades e interesses das crianças, de forma a criar momentos em que estas tivessem um papel ativo e vivessem o direito de ser ouvidas, de expressarem a sua opinião e de tomarem as suas decisões, a fim de se tornarem cidadãos autónomos, competentes, participativos, conscientes e solidários. A fundamentação da ação pedagógica foi norteada pelos documentos orientadores e pela articulação de todas as áreas de conteúdos, trabalhadas a partir da leitura de livros de histórias para a infância. Foi nosso objetivo mostrar como o livro para a infância pode ser utilizado como promotor de experiências de ensino/aprendizagem ricas e diversificadas, tendo como base a leitura/dramatização. Nesta perspetiva optámos pela questão-problema: Como podemos estimular nas crianças da creche e do jardim-de-infância o gosto pela leitura e pelo livro? A metodologia utilizada enquadra-se no âmbito de uma investigação qualitativa, baseando-nos na utilização de instrumentos de recolha de dados, decorrentes de uma observação participante, como sejam as notas de campo e os registos fotográficos. O desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada teve efeitos positivos. Destes, destacamos a valorização da literatura para a infância por parte destas crianças. A leitura de obras literárias para a infância proporcionou o desenvolvimento da sua capacidade de concentração, de respeito pelo próximo, de compreensão e aquisição de novo vocabulário, através da exploração oral dos textos trabalhados em sala. Este trabalho, baseado na leitura, possibilitou a promoção de diálogos para partilha de ideias e opiniões. Foi nossa intenção que todo este processo fosse acompanhado pelas famílias, para tal implementamos um projeto “A biblioteca vai a casa”. As crianças desenvolveram uma relação afetiva com o livro e com o ato de ler, aumentando o gosto pela leitura.
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A fundamentação da ação pedagógica foi norteada pelos documentos orientadores e pela articulação de todas as áreas de conteúdos, trabalhadas a partir da leitura de livros de histórias para a infância. Foi nosso objetivo mostrar como o livro para a infância pode ser utilizado como promotor de experiências de ensino/aprendizagem ricas e diversificadas, tendo como base a leitura/dramatização. Nesta perspetiva optámos pela questão-problema: Como podemos estimular nas crianças da creche e do jardim-de-infância o gosto pela leitura e pelo livro? A metodologia utilizada enquadra-se no âmbito de uma investigação qualitativa, baseando-nos na utilização de instrumentos de recolha de dados, decorrentes de uma observação participante, como sejam as notas de campo e os registos fotográficos. O desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada teve efeitos positivos. Destes, destacamos a valorização da literatura para a infância por parte destas crianças. A leitura de obras literárias para a infância proporcionou o desenvolvimento da sua capacidade de concentração, de respeito pelo próximo, de compreensão e aquisição de novo vocabulário, através da exploração oral dos textos trabalhados em sala. Este trabalho, baseado na leitura, possibilitou a promoção de diálogos para partilha de ideias e opiniões. Foi nossa intenção que todo este processo fosse acompanhado pelas famílias, para tal implementamos um projeto “A biblioteca vai a casa”. As crianças desenvolveram uma relação afetiva com o livro e com o ato de ler, aumentando o gosto pela leitura.This report has as main purpose to reflect on the educational action carried out in a nursery and pre-school education context, with a children´s group of 2 years and 4 years of age, in a Voluntary Organisation. Throughout the Supervised Teaching Practice, we seek to develop a pedagogical action that responds to the needs and interests of children, in order to create moments where they have an active role, also the right to be heard, to express their opinion and to take their own decisions , in order to become more autonomous, competent, participative, aware and solidary citizens. The theoretical ground of the pedagogical action was guided by the guidance documents and by the articulation with all the areas of contents, worked from the reading of story books for childhood. It was our aim to show how book for childhood can be used as a promoter of rich and diverse teaching / learning experiences, based on reading / dramatization. In this perspective we opted for the issue-problem: How can we encourage children in the nursery and kindergarten, to be fond of the reading and the book? The methodology used falls within the scope of a qualitative research, based on the use of data collection tools resulting from a participant observation, such as field notes and photographic records. The development of the Supervised Teaching Practice had many positive effects. Of these, we highlight the enhancement of literature for childhood by these children. The reading of literary works for childhood provided the development of their ability for concentration, to respect for other, understanding and acquisition of new vocabulary, through the oral exploration of the texts worked in the classroom. This work, based on reading, allowed the promotion of dialogues by sharing ideas and opinions. It was our intention that this whole process was followed by families, for this we implemented a project “The library goes home". Children have developed an emotional relationship with the book and with the act of reading, increasing the pleasure for reading.Teixeira, CarlosCastanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBBrás, Fernanda Maria Felgueiras2017-09-22T09:58:02Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14513TID:201729709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:07Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:21.541445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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