Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/12011 |
Resumo: | Os airbags são um produto de segurança que visam minimizar os danos sofridos em acidentes. Com a evolução da tecnologia, a evolução dos automóveis e consequentemente das normas de segurança, os airbags têm também vindo a evoluir sucessivamente. A revisão bibliográfica realizada permitiu compreender algumas técnicas, testes, procedimentos, situações e acontecimentos que em tendência surgirão no futuro, assim deste modo foi possível orientar o nosso trabalho. Como futuro profissional, desejando evoluir não só profissional, mas também pessoalmente e optando por um estudo de caso, foi oportuno analisar o desenvolvimento de um novo produto pois este vai ter aplicação prática imediata e vai certamente ser uma mais-valia para a empresa. Procuramos assim neste trabalho de investigação responder à questão, se é possível criar um airbag com capacidade de proteger o condutor nos diversos cenários que advém dos sistemas de condução autónoma? Partindo de uma análise bibliográfica conexa com o produto airbag condutor e seus componentes, verificamos que é possível proteger o condutor nos diversos cenários e situações previstas nos testes de segurança realizados pelas agências de segurança internacionais. Concluímos então que é possível desenvolver uma nova geometria de airbag e um sistema de retenção, com capacidade para proteger o condutor num acidente, estando o automóvel em condução autónoma ou assistida. |
id |
RCAP_d171b756e6f5f920df7c63b68e811c58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/12011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónomaairbagOs airbags são um produto de segurança que visam minimizar os danos sofridos em acidentes. Com a evolução da tecnologia, a evolução dos automóveis e consequentemente das normas de segurança, os airbags têm também vindo a evoluir sucessivamente. A revisão bibliográfica realizada permitiu compreender algumas técnicas, testes, procedimentos, situações e acontecimentos que em tendência surgirão no futuro, assim deste modo foi possível orientar o nosso trabalho. Como futuro profissional, desejando evoluir não só profissional, mas também pessoalmente e optando por um estudo de caso, foi oportuno analisar o desenvolvimento de um novo produto pois este vai ter aplicação prática imediata e vai certamente ser uma mais-valia para a empresa. Procuramos assim neste trabalho de investigação responder à questão, se é possível criar um airbag com capacidade de proteger o condutor nos diversos cenários que advém dos sistemas de condução autónoma? Partindo de uma análise bibliográfica conexa com o produto airbag condutor e seus componentes, verificamos que é possível proteger o condutor nos diversos cenários e situações previstas nos testes de segurança realizados pelas agências de segurança internacionais. Concluímos então que é possível desenvolver uma nova geometria de airbag e um sistema de retenção, com capacidade para proteger o condutor num acidente, estando o automóvel em condução autónoma ou assistida.Airbags are a safety product that aims to minimize the damage suffered in accidents. With the evolution of technology, the evolution of automobiles and consequently of safety standards, airbags have also been evolving successively. The bibliographic review carried out made it possible to understand some techniques, tests, procedures, situations and events that will tend to emerge in the future, so it was possible to guide our work. As a professional future, wishing to evolve not only professionally but also personally and opting for a case study, it was opportune to analyze the development of a new product as it will have immediate application and will certainly be an asset for the company. We therefore seek in this research work to answer the question, whether it is possible to create a new airbag with the ability to protect the driver in the different scenarios that come from autonomous driving systems? Starting from a bibliographic analysis related to the driver airbag product and its components, we found that it is possible to protect the driver in the various scenarios and situations provided for in the safety tests carried out by the international safety agencies. We then concluded that it is possible to develop a new airbag geometry and a restraint system, capable of protecting the driver in an accident, whether the car is driving autonomously or assisted.2023-12-07T12:04:15Z2023-03-24T00:00:00Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/12011pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Bartolomeureponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:08.452889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma |
title |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma |
spellingShingle |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma Franco, Bartolomeu airbag |
title_short |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma |
title_full |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma |
title_fullStr |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma |
title_full_unstemmed |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma |
title_sort |
Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma |
author |
Franco, Bartolomeu |
author_facet |
Franco, Bartolomeu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Bartolomeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
airbag |
topic |
airbag |
description |
Os airbags são um produto de segurança que visam minimizar os danos sofridos em acidentes. Com a evolução da tecnologia, a evolução dos automóveis e consequentemente das normas de segurança, os airbags têm também vindo a evoluir sucessivamente. A revisão bibliográfica realizada permitiu compreender algumas técnicas, testes, procedimentos, situações e acontecimentos que em tendência surgirão no futuro, assim deste modo foi possível orientar o nosso trabalho. Como futuro profissional, desejando evoluir não só profissional, mas também pessoalmente e optando por um estudo de caso, foi oportuno analisar o desenvolvimento de um novo produto pois este vai ter aplicação prática imediata e vai certamente ser uma mais-valia para a empresa. Procuramos assim neste trabalho de investigação responder à questão, se é possível criar um airbag com capacidade de proteger o condutor nos diversos cenários que advém dos sistemas de condução autónoma? Partindo de uma análise bibliográfica conexa com o produto airbag condutor e seus componentes, verificamos que é possível proteger o condutor nos diversos cenários e situações previstas nos testes de segurança realizados pelas agências de segurança internacionais. Concluímos então que é possível desenvolver uma nova geometria de airbag e um sistema de retenção, com capacidade para proteger o condutor num acidente, estando o automóvel em condução autónoma ou assistida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-07T12:04:15Z 2023-03-24T00:00:00Z 2023-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/12011 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/12011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137127043170304 |