O trabalho em grupo de alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1982 |
Resumo: | A partir da década de 60, o sistema educativo tem sido objeto de várias metamorfoses na legislação portuguesa, designadamente, com a introdução da Lei de Bases do Sistema Educativo nº 46/86, de 14 de outubro, e do Decreto-Lei 319/91, de 23 de agosto. Ora, estas alterações legislativas têm como principal finalidade melhorar as condições da Educação Especial e, consequentemente, a integração e/ou inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Neste contexto, o presente estudo, sustentado nos métodos qualitativos, apresenta como principal objetivo perceber em que medida o trabalho de grupo nas classes regulares com alunos com necessidades educativas especiais poderá promover o ensino inclusivo. Para o efeito, entrevistamos nove professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário (n=9), originários de Agrupamentos/Escolas do Grande Porto, os quais, através de uma entrevista semiestruturada, apresentaram os seus pontos de vista que foram submetidos a análise de conteúdo. Ora, a principal conclusão do nosso estudo é que o trabalho de grupo, como instrumento de aprendizagem e de integração dos alunos com necessidades educativas especiais, pese embora o seu enorme potencial de socialização e de permuta de conhecimento, é a exceção e não a regra que |
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O trabalho em grupo de alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares.AvaliaçãoLiderançaTrabalho de GrupoEducação EspecialNecessidades Educativas EspeciaisInclusãoEvaluationLeadershipSpecial EducationGroup WorkSpecial Educational Needs (SEN)InclusionA partir da década de 60, o sistema educativo tem sido objeto de várias metamorfoses na legislação portuguesa, designadamente, com a introdução da Lei de Bases do Sistema Educativo nº 46/86, de 14 de outubro, e do Decreto-Lei 319/91, de 23 de agosto. Ora, estas alterações legislativas têm como principal finalidade melhorar as condições da Educação Especial e, consequentemente, a integração e/ou inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Neste contexto, o presente estudo, sustentado nos métodos qualitativos, apresenta como principal objetivo perceber em que medida o trabalho de grupo nas classes regulares com alunos com necessidades educativas especiais poderá promover o ensino inclusivo. Para o efeito, entrevistamos nove professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário (n=9), originários de Agrupamentos/Escolas do Grande Porto, os quais, através de uma entrevista semiestruturada, apresentaram os seus pontos de vista que foram submetidos a análise de conteúdo. Ora, a principal conclusão do nosso estudo é que o trabalho de grupo, como instrumento de aprendizagem e de integração dos alunos com necessidades educativas especiais, pese embora o seu enorme potencial de socialização e de permuta de conhecimento, é a exceção e não a regra queSince the 1960's, the educational system has been subjected to several metamorphoses in Portuguese legislation, namely with the introduction of the Basic Law on Education No. 46/86, dated October 14th and of the Decree-Law 319/91, of August 23rd, among others. These legislative changes aim to improve the conditions of Special Education and, consequently, the integration and/or inclusion of students with special educational needs in regular classes. Within this context, the present study, supported by qualitative methods, sets its main goal in understanding to what extent group work in the regular classes with special educational needs´ students could promote Inclusive Education. To that end, we interviewed nine teachers from the second and third cycles of Basic Education and Secondary Education schools (n=9) who, through a semi-structured interview, told us their points of view on the subject. These were then submitted to a content analysis. Now, the main conclusion of our study is that group work, as a learning and integration tool for students with special educational needs, albeit its enormous socialization and knowledge interchange potential, is the exception and not the rule that may be replicated, compromising its inclusion capabilities.2017-12-05T18:58:31Z2017-08-01T00:00:00Z2017-082017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1982TID:201740656porSimões, José Carlos Gorgalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:16ZPortal AgregadorONG |
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A partir da década de 60, o sistema educativo tem sido objeto de várias metamorfoses na legislação portuguesa, designadamente, com a introdução da Lei de Bases do Sistema Educativo nº 46/86, de 14 de outubro, e do Decreto-Lei 319/91, de 23 de agosto. Ora, estas alterações legislativas têm como principal finalidade melhorar as condições da Educação Especial e, consequentemente, a integração e/ou inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Neste contexto, o presente estudo, sustentado nos métodos qualitativos, apresenta como principal objetivo perceber em que medida o trabalho de grupo nas classes regulares com alunos com necessidades educativas especiais poderá promover o ensino inclusivo. Para o efeito, entrevistamos nove professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário (n=9), originários de Agrupamentos/Escolas do Grande Porto, os quais, através de uma entrevista semiestruturada, apresentaram os seus pontos de vista que foram submetidos a análise de conteúdo. Ora, a principal conclusão do nosso estudo é que o trabalho de grupo, como instrumento de aprendizagem e de integração dos alunos com necessidades educativas especiais, pese embora o seu enorme potencial de socialização e de permuta de conhecimento, é a exceção e não a regra que |
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