Realidade aumentada nos desportos outdoor : desenho, implementação e avaliação de protótipo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8269 |
Resumo: | A presente dissertação introduz a tecnologia da realidade aumentada (RA) para utilização nos ambientes dos desportos outdoor. São avaliados problemas e constrangimentos para obter o melhor benefício na sua interação. A definição da RA está enquadrada na classe da realidade mista. No entanto, surgem questões sobre a sobrecarga de informação, dificuldades na interação com o interface de RA e sobre a apresentação da informação que seja relevante dar a um utilizador no exterior, bem como funcionalidades apropriadas. É avaliada a problemática da sobrecarga de informação e comunicação antes de implementar um sistema de RA para ser utilizado especialmente a praticar bicicleta todo terreno, caminhadas ou atletismo. De seguida é desenhado o interface com soluções tecnológicas atuais para gerir a informação, bem como extrair seus benefícios para melhor aceitação social e usabilidade adequada de interação humano-equipamento móvel de RA. Em sequência é feita a implementação do interface com um mockup e um protótipo de RA que exibe a disposição de toda informação e funcionalidades aos utilizadores finais, tal como dados climáticos, estado de saúde, geolocalização, medição de trajetos, gravação, telecomunicações, eventos e informação inteligente sugeridos sabiamente, bem como, o potencial de registo de objetos virtuais. A seguir, é apresentado um mapa conceptual e as palavras-chave de operacionalização do protótipo. Por último, são apresentados os resultados e conclusões da análise de dados de interação com o protótipo por utilizadores finais e as respostas às questões. |
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Realidade aumentada nos desportos outdoor : desenho, implementação e avaliação de protótipoMESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃOINFORMÁTICAREALIDADE AUMENTADADESPORTOS DE NATUREZAUSABILIDADEINTERFACE DO UTILIZADORSISTEMAS DE INFORMAÇÃOCOMPUTER SCIENCEAUGMENTED REALITYOUTDOOR ACTIVITYUSABILITYUSER INTERFACEINFORMATION SYSTEMSA presente dissertação introduz a tecnologia da realidade aumentada (RA) para utilização nos ambientes dos desportos outdoor. São avaliados problemas e constrangimentos para obter o melhor benefício na sua interação. A definição da RA está enquadrada na classe da realidade mista. No entanto, surgem questões sobre a sobrecarga de informação, dificuldades na interação com o interface de RA e sobre a apresentação da informação que seja relevante dar a um utilizador no exterior, bem como funcionalidades apropriadas. É avaliada a problemática da sobrecarga de informação e comunicação antes de implementar um sistema de RA para ser utilizado especialmente a praticar bicicleta todo terreno, caminhadas ou atletismo. De seguida é desenhado o interface com soluções tecnológicas atuais para gerir a informação, bem como extrair seus benefícios para melhor aceitação social e usabilidade adequada de interação humano-equipamento móvel de RA. Em sequência é feita a implementação do interface com um mockup e um protótipo de RA que exibe a disposição de toda informação e funcionalidades aos utilizadores finais, tal como dados climáticos, estado de saúde, geolocalização, medição de trajetos, gravação, telecomunicações, eventos e informação inteligente sugeridos sabiamente, bem como, o potencial de registo de objetos virtuais. A seguir, é apresentado um mapa conceptual e as palavras-chave de operacionalização do protótipo. Por último, são apresentados os resultados e conclusões da análise de dados de interação com o protótipo por utilizadores finais e as respostas às questões.The present dissertation introduces the augmented reality (AR) technology for use in outdoor sports environments. Problems and constraints are evaluated to obtain the best benefit in their interaction. The AR definition is framed in the mixed reality class. However, questions arise about information overload, difficulties in interacting with the AR interface and on the presentation of information that is relevant to give an user abroad, as well as appropriate functionalities. The problem of information and communication overload is evaluated before implementing an AR system to be used specially to practice biking, trekking or athletics. Next, the interface with current technological solutions is designed to manage the information as well as extract its benefits for better social acceptance and adequate usability of human interaction-mobile AR equipment. The implementation of the interface with a mockup and an AR prototype is performed, which shows the availability of all information and functionalities to end users, such as climatic data, health status, geolocation, route measurement, recording, telecommunications, events and Intelligent information suggested wisely as well as the potential of registering virtual objects. The following is a conceptual map and the keywords of operation of the prototype. Finally, the results and conclusions of the analysis of interaction data with the prototype by end users and the answers to the questions are presented.2017-11-20T15:09:41Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8269TID:201756072porPascoal, Rui Miguel Simãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:58Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:36.016800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação introduz a tecnologia da realidade aumentada (RA) para utilização nos ambientes dos desportos outdoor. São avaliados problemas e constrangimentos para obter o melhor benefício na sua interação. A definição da RA está enquadrada na classe da realidade mista. No entanto, surgem questões sobre a sobrecarga de informação, dificuldades na interação com o interface de RA e sobre a apresentação da informação que seja relevante dar a um utilizador no exterior, bem como funcionalidades apropriadas. É avaliada a problemática da sobrecarga de informação e comunicação antes de implementar um sistema de RA para ser utilizado especialmente a praticar bicicleta todo terreno, caminhadas ou atletismo. De seguida é desenhado o interface com soluções tecnológicas atuais para gerir a informação, bem como extrair seus benefícios para melhor aceitação social e usabilidade adequada de interação humano-equipamento móvel de RA. Em sequência é feita a implementação do interface com um mockup e um protótipo de RA que exibe a disposição de toda informação e funcionalidades aos utilizadores finais, tal como dados climáticos, estado de saúde, geolocalização, medição de trajetos, gravação, telecomunicações, eventos e informação inteligente sugeridos sabiamente, bem como, o potencial de registo de objetos virtuais. A seguir, é apresentado um mapa conceptual e as palavras-chave de operacionalização do protótipo. Por último, são apresentados os resultados e conclusões da análise de dados de interação com o protótipo por utilizadores finais e as respostas às questões. |
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