Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casqueiro, João Pedro Caldeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30034
Resumo: No mundo dos podcasts, o retorno financeiro releva-se como um dos problemas vigentes (Pancy, 2015). Existindo diversas estratégias que visam contornar este problema, o crowdfunding tem vindo a assumir uma posição preponderante na sustentabilidade de projetos nos novos media, principalmente de projetos e criadores independentes, neste caso, de podcasts. Esta dissertação tem como objetivo compreender a influência que as relações parassociais podem ter nas audiências e na sua participação via crowdfunding. Com esta finalidade, realizou-se um questionário online, tendo como público-alvo a audiência do podcast independente, Watch TM, do humorista Pedro Teixeira da Mota. Recorrendo a diversos autores (Brinson & Lemon, 2022; Claessens & Bulck, 2015; Dibble et al., 2016; Giles, 2002; Kim & Song, 2016; Schramm & Hartmann, 2008), foi criado um conjunto de questões com o objetivo de identificar a existência de relações parassociais nesta audiência. Os resultados confirmaram a existência de relações parassociais nesta amostra da audiência do podcast (656 inquéritos válidos) bem como a influência das mesmas no seu envolvimento. Verificou-se que os membros da audiência, representados nesta amostra, que apoiam o podcast via crowdfunding apresentam níveis de relação parassocial superiores àqueles que não são apoiantes. Os dados demonstram ainda que aqueles que são mais influenciados a se envolver na sustentabilidade do criador do podcast são também aqueles que apresentam maiores níveis de relação parassocial. Através dos dados recolhidos foi também possível traçar o perfil da amostra.
id RCAP_d18ea00e5bbe1267708e6ca9d3e91775
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da MotaCrowdfundingPodcastRelações parassociaisAudiênciasSustentabilidade -- SustainabilityParasocial relationshipsAudiencesNo mundo dos podcasts, o retorno financeiro releva-se como um dos problemas vigentes (Pancy, 2015). Existindo diversas estratégias que visam contornar este problema, o crowdfunding tem vindo a assumir uma posição preponderante na sustentabilidade de projetos nos novos media, principalmente de projetos e criadores independentes, neste caso, de podcasts. Esta dissertação tem como objetivo compreender a influência que as relações parassociais podem ter nas audiências e na sua participação via crowdfunding. Com esta finalidade, realizou-se um questionário online, tendo como público-alvo a audiência do podcast independente, Watch TM, do humorista Pedro Teixeira da Mota. Recorrendo a diversos autores (Brinson & Lemon, 2022; Claessens & Bulck, 2015; Dibble et al., 2016; Giles, 2002; Kim & Song, 2016; Schramm & Hartmann, 2008), foi criado um conjunto de questões com o objetivo de identificar a existência de relações parassociais nesta audiência. Os resultados confirmaram a existência de relações parassociais nesta amostra da audiência do podcast (656 inquéritos válidos) bem como a influência das mesmas no seu envolvimento. Verificou-se que os membros da audiência, representados nesta amostra, que apoiam o podcast via crowdfunding apresentam níveis de relação parassocial superiores àqueles que não são apoiantes. Os dados demonstram ainda que aqueles que são mais influenciados a se envolver na sustentabilidade do criador do podcast são também aqueles que apresentam maiores níveis de relação parassocial. Através dos dados recolhidos foi também possível traçar o perfil da amostra.In the podcast industry, financial return is one of the most common challenges (Pancy, 2015). While there are several strategies aimed at bypassing this challenge, crowdfunding has taken on a major role in the sustainability of new media projects, especially independent creators and projects, including, podcasts. This dissertation has the objective of understanding the influence that parasocial relationships have on audiences and their participation via crowdfunding. To achieve this, an online survey was carried out, targeting the audience of the independent podcast, Watch TM, created by the comedian Pedro Teixeira da Mota. Consulting a number of authors (Brinson & Lemon, 2022; Claessens & Bulck, 2015; Dibble et al., 2016; Giles, 2002; Kim & Song, 2016; Schramm & Hartmann, 2008), a set of questions was designed to identify the existence of parasocial relationships in this audience. The results confirmed the existence of parasocial relationships in this sample of the audience (656 valid inquiries) as well as their influence on the audience's involvement. It was revealed that the audience members in this sample who support the podcast via crowdfunding have higher levels of social relationships than those who don't. The data also shows that those who are most influenced to engage with the sustainability of the podcast creator are also those with the highest levels of parasocial relationships. Through the data collected, it was also possible to create a profile of the sample.2023-12-18T16:35:18Z2023-12-07T00:00:00Z2023-12-072023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30034TID:203417135porCasqueiro, João Pedro Caldeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:20:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:47.658754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
title Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
spellingShingle Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
Casqueiro, João Pedro Caldeira
Crowdfunding
Podcast
Relações parassociais
Audiências
Sustentabilidade -- Sustainability
Parasocial relationships
Audiences
title_short Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
title_full Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
title_fullStr Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
title_full_unstemmed Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
title_sort Relações parassociais e crowdfunding em podcasts: O caso de Watch TM de Pedro Teixeira da Mota
author Casqueiro, João Pedro Caldeira
author_facet Casqueiro, João Pedro Caldeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casqueiro, João Pedro Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Crowdfunding
Podcast
Relações parassociais
Audiências
Sustentabilidade -- Sustainability
Parasocial relationships
Audiences
topic Crowdfunding
Podcast
Relações parassociais
Audiências
Sustentabilidade -- Sustainability
Parasocial relationships
Audiences
description No mundo dos podcasts, o retorno financeiro releva-se como um dos problemas vigentes (Pancy, 2015). Existindo diversas estratégias que visam contornar este problema, o crowdfunding tem vindo a assumir uma posição preponderante na sustentabilidade de projetos nos novos media, principalmente de projetos e criadores independentes, neste caso, de podcasts. Esta dissertação tem como objetivo compreender a influência que as relações parassociais podem ter nas audiências e na sua participação via crowdfunding. Com esta finalidade, realizou-se um questionário online, tendo como público-alvo a audiência do podcast independente, Watch TM, do humorista Pedro Teixeira da Mota. Recorrendo a diversos autores (Brinson & Lemon, 2022; Claessens & Bulck, 2015; Dibble et al., 2016; Giles, 2002; Kim & Song, 2016; Schramm & Hartmann, 2008), foi criado um conjunto de questões com o objetivo de identificar a existência de relações parassociais nesta audiência. Os resultados confirmaram a existência de relações parassociais nesta amostra da audiência do podcast (656 inquéritos válidos) bem como a influência das mesmas no seu envolvimento. Verificou-se que os membros da audiência, representados nesta amostra, que apoiam o podcast via crowdfunding apresentam níveis de relação parassocial superiores àqueles que não são apoiantes. Os dados demonstram ainda que aqueles que são mais influenciados a se envolver na sustentabilidade do criador do podcast são também aqueles que apresentam maiores níveis de relação parassocial. Através dos dados recolhidos foi também possível traçar o perfil da amostra.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T16:35:18Z
2023-12-07T00:00:00Z
2023-12-07
2023-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30034
TID:203417135
url http://hdl.handle.net/10071/30034
identifier_str_mv TID:203417135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136443577139200