A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Filipa Alexandra Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2255
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Especialidade Motricidade Infantil.
id RCAP_d19afa73f62ff3673e6ea8448c557001
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.MatemáticaPensamento algébricoPsicomotricidade e desenvolvimento motorMathematicsAlgebraic thinkingPsychomotor domainMotor developmentTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Especialidade Motricidade Infantil.As aprendizagens da criança não são só o reflexo dos conteúdos transmitidos pelo professor, é muito mais do que isso. Visam o desenvolvimento motor da criança, desde o nascimento e todas as aquisições adquiridas desde então, sendo estas o resultado das suas experiências e vivências nas trocas com o meio envolvente e com os outros. Algumas crianças ao entrarem para a escola primária não possuem bem interiorizadas e bem definidas parte das suas habilidades motoras básicas, apresentando posteriormente diversas dificuldades nas aprendizagens escolares. Uma criança que apresente um problema ao nível do desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial ou orientação temporal pode apresentar dificuldades na sua aprendizagem. Ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás em que a ênfase do ensino e aprendizagem da álgebra era colocada, muito frequentemente, apenas em regras de manipulação de expressões envolvendo variáveis, defende-se, hoje, que a álgebra é, sobretudo, um modo de pensar, um método para ver e expressar relações. Neste contexto destaca-se que o desenvolvimento do pensamento algébrico deve ser um dos objetivos a privilegiar no ensino da Matemática em todos os níveis de escolaridade. Nesta investigação pretende-se relacionar o desenvolvimento psicomotor com o pensamento algébrico nas crianças do 1º ciclo do ensino básico. Primeiramente, há que definir os conceitos de pensamento algébrico e de psicomotricidade tentando, posteriormente, estabelecer elos de ligação entre as duas temáticas. Após toda a revisão da literatura, constatámos que o desenvolvimento psicomotor da criança, no fator Noção do Corpo e subfatores Imitação de Gestos e Reconhecimento Direita- Esquerda, no fator Estruturação Espácio-temporal, nos subfatores Estruturação Dinâmica, Estruturação Rítmica, no fator Praxia Global e subfator Dissociação e no fator Praxia Fina nos subfatores Tamborilar e Velocidade-Precisão, indicia influenciar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A presente investigação não será um estudo generalizado à população, no entanto, verificámos que alguns dos resultados obtidos convergem para o que é constatado pela revisão da literatura.A child´s learning process isn´t only a reflection of the contents delivered by the teacher. It is also a result of the child's motor development since birth as well as all acquisitions gained, these being the result of his/her life experiences with the surrounding environment. Upon entering primary school, some children don´t have their basic motor abilities well defined yet which could subsequently result in several difficulties in school learning. A child who presents a problem regarding the development of the body scheme, laterality, spatial structure or temporal organization may present difficulties in their learning. A few years ago the primary focus on teaching and learning algebra was mainly based on the rules of manipulating expressions with variables. Today, it is said that algebra is a way of thinking, a method used to express mathematical relations. Therefore, the development of algebraic thinking should be an objective to focus on when teaching mathematics in all school levels. This research aims to relate psychomotor development with algebraic thinking of children in primary school (grades 1 to 4) making it necessary to understand both of these concepts thus establishing links between them. After reviewing the literature, we found that the psychomotor development can influence the development of algebraic thinking in the following factors: Body Concept (subfactors: Imitation of Gestures and Right-Left Recognition), Spatial Structure and Temporal Organization (subfactors: Dynamic Structure, Rythmic Structure), Global Praxis (subfactor: Dissociation), Fine Praxis (subfactors: Tapping and Speed-accuracy). This research will not be a generalized one, however, we found that some of the results coincide with the literature reviewed.Afonso, Paulo José MartinsMesquita, Maria Helena Ferreira de PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinho, Filipa Alexandra Gonçalves2014-02-27T09:06:41Z2014-02-2720142014-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2255TID:201122260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:35.267867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.
title A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.
spellingShingle A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.
Pinho, Filipa Alexandra Gonçalves
Matemática
Pensamento algébrico
Psicomotricidade e desenvolvimento motor
Mathematics
Algebraic thinking
Psychomotor domain
Motor development
title_short A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.
title_full A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.
title_fullStr A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.
title_full_unstemmed A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.
title_sort A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.
author Pinho, Filipa Alexandra Gonçalves
author_facet Pinho, Filipa Alexandra Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Paulo José Martins
Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Filipa Alexandra Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Pensamento algébrico
Psicomotricidade e desenvolvimento motor
Mathematics
Algebraic thinking
Psychomotor domain
Motor development
topic Matemática
Pensamento algébrico
Psicomotricidade e desenvolvimento motor
Mathematics
Algebraic thinking
Psychomotor domain
Motor development
description Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Especialidade Motricidade Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27T09:06:41Z
2014-02-27
2014
2014-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2255
TID:201122260
url http://hdl.handle.net/10400.11/2255
identifier_str_mv TID:201122260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130795537858560