Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafaela Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6327
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil sob a perspectiva de professoras que atuam nessa etapa da educação escolar. Os autores que embasam esta pesquisa são André La Pierre, Bernard Aucouturier e Jean Le Boulch. A pesquisa teve abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionários com três professoras da Educação Infantil, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2021. Concluiu-se que as professoras mostraram, em seus discursos, utilizar as atividades psicomotoras em seu cotidiano de trabalho com seus alunos e ficaram evidentes os inúmeros benefícios dessas atividades no processo de ensino e aprendizagem das crianças, sendo esse cognitivo, psicomotor e afetivo.
id UNEMAT-1_e6cfd9376bb2d999d1c77fab91efe5fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6327
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as criançasPsicomotricidadeEducação InfantilDesenvolvimento MotorEsse artigo tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil sob a perspectiva de professoras que atuam nessa etapa da educação escolar. Os autores que embasam esta pesquisa são André La Pierre, Bernard Aucouturier e Jean Le Boulch. A pesquisa teve abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionários com três professoras da Educação Infantil, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2021. Concluiu-se que as professoras mostraram, em seus discursos, utilizar as atividades psicomotoras em seu cotidiano de trabalho com seus alunos e ficaram evidentes os inúmeros benefícios dessas atividades no processo de ensino e aprendizagem das crianças, sendo esse cognitivo, psicomotor e afetivo.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632710.30681/reps.v13i2.6327Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 293-3032236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6327/4655Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rafaela Silva de2023-08-09T17:48:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6327Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:39Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
title Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
spellingShingle Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
Souza, Rafaela Silva de
Psicomotricidade
Educação Infantil
Desenvolvimento Motor
title_short Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
title_full Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
title_fullStr Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
title_full_unstemmed Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
title_sort Perspectiva de professoras da educação infantil sobre a psicomotricidade e seus benefícios para as crianças
author Souza, Rafaela Silva de
author_facet Souza, Rafaela Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rafaela Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Educação Infantil
Desenvolvimento Motor
topic Psicomotricidade
Educação Infantil
Desenvolvimento Motor
description Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da psicomotricidade na educação infantil sob a perspectiva de professoras que atuam nessa etapa da educação escolar. Os autores que embasam esta pesquisa são André La Pierre, Bernard Aucouturier e Jean Le Boulch. A pesquisa teve abordagem qualitativa, por meio de aplicação de questionários com três professoras da Educação Infantil, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2021. Concluiu-se que as professoras mostraram, em seus discursos, utilizar as atividades psicomotoras em seu cotidiano de trabalho com seus alunos e ficaram evidentes os inúmeros benefícios dessas atividades no processo de ensino e aprendizagem das crianças, sendo esse cognitivo, psicomotor e afetivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6327
10.30681/reps.v13i2.6327
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6327
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i2.6327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6327/4655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 293-303
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922219765760