Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra do Socorro Oliveira e dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10399
Resumo: Esta dissertação de mestrado aborda o tema “Gestão do planejamento para o ensino da dança”, a partir da constatação de que o planejamento para o ensino e aprendizagem desse conteúdo não tem recebido o necessário destaque no trabalho desenvolvido pelos professores. As causas, para que essa realidade seja, cada vez mais, presente na instituições de ensino públicas e privadas, deve-se a muitos fatores tais como a dificuldade de seguir as etapas para a elaboração e implementação de um planejamento focado nas atividades com a dança, a resistência de muitos profissionais em mobilizar esforços para a sistematização e monitoramento conjunto desse instrumento ou mesmo a inclusão desse planejamento no Projeto Politico Pedagógico das escolas. Diante de tal realidade, o objetivo geral do presente estudo foi: conhecer os aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas importantes, combinando-se numa abordagem qualitativa, o desenvolvimento de procedimentos através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo. Após a recolha e análise dos dados, inferiu-se que nas escolas públicas e particulares pesquisadas é urgente o repensar do significado do planejamento na gestão do ensino da dança no contexto educacional. Neste sentido, propõe-se uma ação coletiva e cooperativa entre os educadores, a gestão escolar e o corpo técnico administrativo para trocar ideias, levantar problemas, construir em conjunto uma ressignificação da sua prática. A reconstrução do Planejamento para o ensino da dança deverá acontecer por uma ação continuada, ultrapassando os muros das instituições. Isso implica um processo de interação entre todos os profissionais da escola e a comunidade, num engajamento pessoal e profissional, a que nenhum educador pode se furtar sob pena de ver completamente descaracterizado o Planejamento da dança em seu sentido dinâmico.
id RCAP_d1ae66b1c075c0595e989cbe2edc2ac4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de MacapáMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASDANÇA EDUCATIVAENSINOPLANEAMENTOBRASILMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTEDUCATIONAL DANCETEACHINGPLANNINGBRAZILEsta dissertação de mestrado aborda o tema “Gestão do planejamento para o ensino da dança”, a partir da constatação de que o planejamento para o ensino e aprendizagem desse conteúdo não tem recebido o necessário destaque no trabalho desenvolvido pelos professores. As causas, para que essa realidade seja, cada vez mais, presente na instituições de ensino públicas e privadas, deve-se a muitos fatores tais como a dificuldade de seguir as etapas para a elaboração e implementação de um planejamento focado nas atividades com a dança, a resistência de muitos profissionais em mobilizar esforços para a sistematização e monitoramento conjunto desse instrumento ou mesmo a inclusão desse planejamento no Projeto Politico Pedagógico das escolas. Diante de tal realidade, o objetivo geral do presente estudo foi: conhecer os aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas importantes, combinando-se numa abordagem qualitativa, o desenvolvimento de procedimentos através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo. Após a recolha e análise dos dados, inferiu-se que nas escolas públicas e particulares pesquisadas é urgente o repensar do significado do planejamento na gestão do ensino da dança no contexto educacional. Neste sentido, propõe-se uma ação coletiva e cooperativa entre os educadores, a gestão escolar e o corpo técnico administrativo para trocar ideias, levantar problemas, construir em conjunto uma ressignificação da sua prática. A reconstrução do Planejamento para o ensino da dança deverá acontecer por uma ação continuada, ultrapassando os muros das instituições. Isso implica um processo de interação entre todos os profissionais da escola e a comunidade, num engajamento pessoal e profissional, a que nenhum educador pode se furtar sob pena de ver completamente descaracterizado o Planejamento da dança em seu sentido dinâmico.This dissertation covers the theme "Management of planning for dance teaching, starting on the observation that the planning for teaching and learning of this content has not received the necessary attention in the work developed by the teachers. The causes for this reality to be increasingly present in public and private educational institutions is due to many factors such as the difficulty of following the steps for the elaboration and implementation of a planning focused on the activities with the dance, the resistance of many Professionals in mobilizing efforts for the systematization and joint monitoring of this instrument or even the inclusion of this planning in the Pedagogical Political Project of the schools. Faced with such reality, the objectives of the study are to know the aspects of planning in the management of dance teaching in four Macapá schools. The dissertation methodology followed important steps to reach the results of the research, combining a qualitative approach with development of procedures through bibliographic research and multiple case study. After the study it was inferred that in the public and private schools researched it is noticed that it is urgent to rethink the meaning of planning management for the teaching of dance in the educational context. In this sense, a collective and cooperative action is proposed among the educators, the school management and the administrative staff in order to exchange ideas, raise problems, and jointly build a another signification for their practice. The reconstruction of the Planning for the teaching of dance will not happen by isolated or fragmented experiences, but by a continuous action and that surpasses the walls of the institutions, which implies in a process of interaction between all the professionals of the school, in a personal engagement to which none Educator may shy away from seeing the Planning of dance in its dynamic sense completely disfigured.2020-08-07T15:58:34Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10399TID:202503984porSantos, Sandra do Socorro Oliveira e dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:07Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:20.643062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá
title Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá
spellingShingle Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá
Santos, Sandra do Socorro Oliveira e dos
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
DANÇA EDUCATIVA
ENSINO
PLANEAMENTO
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
EDUCATIONAL DANCE
TEACHING
PLANNING
BRAZIL
title_short Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá
title_full Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá
title_fullStr Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá
title_full_unstemmed Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá
title_sort Aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em quatro escolas de Macapá
author Santos, Sandra do Socorro Oliveira e dos
author_facet Santos, Sandra do Socorro Oliveira e dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra do Socorro Oliveira e dos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
DANÇA EDUCATIVA
ENSINO
PLANEAMENTO
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
EDUCATIONAL DANCE
TEACHING
PLANNING
BRAZIL
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
DANÇA EDUCATIVA
ENSINO
PLANEAMENTO
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
EDUCATIONAL DANCE
TEACHING
PLANNING
BRAZIL
description Esta dissertação de mestrado aborda o tema “Gestão do planejamento para o ensino da dança”, a partir da constatação de que o planejamento para o ensino e aprendizagem desse conteúdo não tem recebido o necessário destaque no trabalho desenvolvido pelos professores. As causas, para que essa realidade seja, cada vez mais, presente na instituições de ensino públicas e privadas, deve-se a muitos fatores tais como a dificuldade de seguir as etapas para a elaboração e implementação de um planejamento focado nas atividades com a dança, a resistência de muitos profissionais em mobilizar esforços para a sistematização e monitoramento conjunto desse instrumento ou mesmo a inclusão desse planejamento no Projeto Politico Pedagógico das escolas. Diante de tal realidade, o objetivo geral do presente estudo foi: conhecer os aspectos do planejamento na gestão do ensino da dança em escolas de Macapá. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas importantes, combinando-se numa abordagem qualitativa, o desenvolvimento de procedimentos através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo. Após a recolha e análise dos dados, inferiu-se que nas escolas públicas e particulares pesquisadas é urgente o repensar do significado do planejamento na gestão do ensino da dança no contexto educacional. Neste sentido, propõe-se uma ação coletiva e cooperativa entre os educadores, a gestão escolar e o corpo técnico administrativo para trocar ideias, levantar problemas, construir em conjunto uma ressignificação da sua prática. A reconstrução do Planejamento para o ensino da dança deverá acontecer por uma ação continuada, ultrapassando os muros das instituições. Isso implica um processo de interação entre todos os profissionais da escola e a comunidade, num engajamento pessoal e profissional, a que nenhum educador pode se furtar sob pena de ver completamente descaracterizado o Planejamento da dança em seu sentido dinâmico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2020-08-07T15:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10399
TID:202503984
url http://hdl.handle.net/10437/10399
identifier_str_mv TID:202503984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131211124178944