A inclusão de crianças com NEE nas escolas do 1º ciclo do Estreito de Câmara De Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loreto, Laurinda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7729
Resumo: Com o objetivo de compreendendo a inclusão como um fenómeno complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos no processo, o presente estudo de pesquisa qualitativa teve como objetivo compreender segundo a perceção dos professores, as medidas do Decreto Legislativo Regional nº 33/2009/M, 30 de dezembro, se aplicam a todas as escolas. Foi realizado um estudo, que envolveu 52 professores, de quatro escolas do 1º ciclo do ensino básico, do Estreito de Câmara de Lobos, Região Autónoma da Madeira. Os resultados obtidos mostraram que os professores têm a perceção do que é uma escola inclusiva e que, na generalidade, manifestam atitudes positivas face à inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino regular, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação da inclusão. Essas reservas são mais influenciadas pela falta de recursos e materiais, do que por fatores relacionados com os próprios professores, nomeadamente, atitudes e práticas inclusivas e a necessidade de formação específica na área das Necessidades Educativas Especiais (NEE). Os professores consideram que as escolas ainda não estão preparadas para a concretização da filosofia inclusiva.
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