Desenvolver a Consciencialização para o Bem-estar Animal em Alunos do 5.º Ano de Escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15012 |
Resumo: | O presente estudo envolveu 25 alunos (2 turmas) e teve a finalidade de desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade. Os objetivos gerais foram: (i) identificar as conceções que os alunos possuem acerca de diversas situações que envolvam a relação entre o ser humano e os animais; (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca do bem-estar animal, através de atividades de discussão acerca de diferentes situações envolvendo os animais e com relevância na sociedade; (iii) desenvolver a sua consciencialização acerca do bem-estar animal, através do reconhecimento das ações negativas que se exercem sobre os animais. Metodologicamente teve uma natureza mista de teor quantitativo e qualitativo, com procedimentos próximos de Investigação-Ação. A técnica principal de recolha de dados foi um questionário com questões de natureza fechada e aberta, administrado antes e depois de um conjunto de sessões (plano de intervenção) para as quais foram construídos recursos que visaram trabalhar a utilização dos animais para diversos fins humanos. Este plano, com a duração de dois meses, foi desenvolvido em uma das turmas, sendo a outra o grupo de controlo. No tratamento dos dados quantitativos utilizou-se estatística inferencial com recurso ao SPSS, tendo os dados qualitativos sido submetidos a análise de conteúdo e categorizadas as respostas. Os resultados do estudo indicam que os alunos desenvolveram uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal e o seu pensamento crítico, dado que foram capazes de identificar situações de injustiça envolvendo os animais e de argumentar contra elas. |
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Desenvolver a Consciencialização para o Bem-estar Animal em Alunos do 5.º Ano de EscolaridadeBem-estar animalConceções dos alunosPensamento críticoAnimal welfareStudents’ conceptionsCritical thoughtO presente estudo envolveu 25 alunos (2 turmas) e teve a finalidade de desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade. Os objetivos gerais foram: (i) identificar as conceções que os alunos possuem acerca de diversas situações que envolvam a relação entre o ser humano e os animais; (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca do bem-estar animal, através de atividades de discussão acerca de diferentes situações envolvendo os animais e com relevância na sociedade; (iii) desenvolver a sua consciencialização acerca do bem-estar animal, através do reconhecimento das ações negativas que se exercem sobre os animais. Metodologicamente teve uma natureza mista de teor quantitativo e qualitativo, com procedimentos próximos de Investigação-Ação. A técnica principal de recolha de dados foi um questionário com questões de natureza fechada e aberta, administrado antes e depois de um conjunto de sessões (plano de intervenção) para as quais foram construídos recursos que visaram trabalhar a utilização dos animais para diversos fins humanos. Este plano, com a duração de dois meses, foi desenvolvido em uma das turmas, sendo a outra o grupo de controlo. No tratamento dos dados quantitativos utilizou-se estatística inferencial com recurso ao SPSS, tendo os dados qualitativos sido submetidos a análise de conteúdo e categorizadas as respostas. Os resultados do estudo indicam que os alunos desenvolveram uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal e o seu pensamento crítico, dado que foram capazes de identificar situações de injustiça envolvendo os animais e de argumentar contra elas.Abstract The present study involved 25 students and aimed to develop awareness of animal welfare in students of the 5th grade and its main objectives were: (i) to identify the conceptions that students have about different situations that involve the relationship between humans and animals; (ii) to develop students' critical thinking about animal welfare, through activities that allow the discussion of different situations involving animals and with relevance to society; and (iii) to develop their awareness of animal welfare, through the recognition of many of the negative actions that are exerted on animals. Methodologically, it had a mixed nature with procedures close to Action-Research. The main tool of data collection was a questionnaire with questions of a closed and open nature, administered before and after a set of sessions where severe resources were explored to work on the use of animals for different human purposes. This plan was developed during two-month in one of the classes, experimental group, being the other the control group. Quantitative data were treated at the level of inferential statistics using SPSS and qualitative data were subjected to content analysis and responses were categorized. The results of the study indicate that the resources designed promoted a greater awareness of animal welfare in children and helped to develop their critical thinking, since they were able to identify situations of injustice involving animals and to argue against them.RCIPLGonçalves, AndreiaAlmeida, António2022-10-04T14:04:24Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15012porGonçalves, A. ., & Almeida, A. (2022). Desenvolver a Consciencialização para o Bem-estar Animal em Alunos do 5.º Ano de Escolaridade. Interacções, 18(62), 22-45. https://doi.org/10.25755/int.270391646-2335https://doi.org/10.25755/int.27039info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:45.442106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo envolveu 25 alunos (2 turmas) e teve a finalidade de desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade. Os objetivos gerais foram: (i) identificar as conceções que os alunos possuem acerca de diversas situações que envolvam a relação entre o ser humano e os animais; (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca do bem-estar animal, através de atividades de discussão acerca de diferentes situações envolvendo os animais e com relevância na sociedade; (iii) desenvolver a sua consciencialização acerca do bem-estar animal, através do reconhecimento das ações negativas que se exercem sobre os animais. Metodologicamente teve uma natureza mista de teor quantitativo e qualitativo, com procedimentos próximos de Investigação-Ação. A técnica principal de recolha de dados foi um questionário com questões de natureza fechada e aberta, administrado antes e depois de um conjunto de sessões (plano de intervenção) para as quais foram construídos recursos que visaram trabalhar a utilização dos animais para diversos fins humanos. Este plano, com a duração de dois meses, foi desenvolvido em uma das turmas, sendo a outra o grupo de controlo. No tratamento dos dados quantitativos utilizou-se estatística inferencial com recurso ao SPSS, tendo os dados qualitativos sido submetidos a análise de conteúdo e categorizadas as respostas. Os resultados do estudo indicam que os alunos desenvolveram uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal e o seu pensamento crítico, dado que foram capazes de identificar situações de injustiça envolvendo os animais e de argumentar contra elas. |
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