Competências multiculturais na prática profissional dos assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Catarina Pinheiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11197
Resumo: Nas últimas décadas surge, com maior ênfase, a integração das comunidades ciganas na sociedade. A cultura de etnia cigana, durante muitos anos perseguida, incompreendida e discriminada, apresenta agora alguma tendência para aceitar a coabitação com a cultura dominante dos países onde se instala. Este assunto torna-se emergente, devido à visibilidade crescente que apresenta. Os cidadãos de etnia cigana procuram os serviços sociais como apoio à resolução de problemas sociais emergentes exigindo, esta procura, uma intervenção assente no conceito de multiculturalismo. Tendo como pano de fundo este quadro empírico a presente investigação pretende efetuar uma abordagem à prática profissional dos Assistentes Sociais, a exercer atividade em Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social, com públicos multiculturais nomeadamente com a comunidade cigana. O objetivo é identificar as dimensões em que se posicionam os Assistentes Sociais, em relação à sua sensibilidade intercultural, através dos procedimentos utilizados na prática profissional: (1) identificar quais os serviços prestados e maioritariamente procurados pelas famílias, (2) identificar os problemas maioritariamente presentes nos agregados familiares, (3) identificar as dinâmicas familiares, os elementos dos agregados familiares e as histórias de vida (4) articular frequentemente com outras instituições e serviços sociais para apoiar os agregados na melhoria da procura da solução dos problemas, (5) identificar estratégias de intervenção adotadas com os agregados familiares, (6) identificar práticas de promoção da autonomia e da integração social das pessoas, (7) apresentar práticas utilizadas com públicos multiculturais e (8) identificar sensibilidade cultural na prática profissional com públicos de etnia cigana. Nesta investigação vigora, como metodologia, a entrevista semiestruturada por se adequar à natureza da informação a tratar. A amostra é constituída por um total de cinco profissionais, quatro Assistentes Sociais e um Educador Social.
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