O animador sociocultural enquanto promotor de cidadania e participação ativa de jovens numa perspetiva de investigação-ação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2397 |
Resumo: | A juventude enquanto conceito encontra-se em constante evolução e atualização, sendo associada na generalidade dos autores por um conjunto de alterações biológicas e fisiológicas importantes e decisivas, acompanhadas por um processo de amadurecimento da personalidade e maior conhecimento e envolvimento na vida social, familiar e especialmente entre pares. Este momento de “moratória” dos jovens permite uma experimentação e apropriação da sua vida e responsabilização pelas suas decisões, dando a oportunidade ao jovem de se envolver nas decisões e ser mais ativo na sociedade. O papel das associações juvenis e em especial da figura do animador sociocultural no processo de estimulação, reflexão e acompanhamento dos jovens através de metodologia de educação não formal, torna-se essencial para um maior envolvimento dos futuros adultos que compõe a nossa comunidade, com vista a um futuro de melhor qualidade de participação. Participação juvenil é muitas vezes utilizada como sinónimo de “participação ativa”, significando mais do que simplesmente participar numa atividade. Refere-se a todo o processo de identificação de necessidades e exploração de soluções, tomando decisões e planeando ações dentro das comunidades e organizações que procuram apoiar a sociedade civil. Este trabalho de investigação pretende caraterizar os jovens de ensino secundário de Vila Nova de Famalicão, identificando os seus hábitos de participação ativa e o seu conhecimento sobre a forma, procedimentos e atores de políticas locais e nacionais. Na segunda fase, os mesmos jovens e demais interessados na temática (dirigentes associativos e autoridades locais na área da Juventude) foram convidados a construir de forma coletiva soluções e possíveis medidas para combater os problemas identificados através da fase de questionários, ou reforçar/melhorar possíveis situações face à participação juvenil no concelho. |
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