Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baião, Joana Rita Galucho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/12076
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_d1ec26fe3c03ae8a3f8d2544741cff71
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/12076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentidoAvaliação em FilosofiaTipos de avaliaçãoEnsino diferenciadoAvaliação formativaRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Filosofia no Ensino SecundárioO presente relatório visa evidenciar o trabalho realizado ao longo do ano de PES em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, mas visa ainda demonstrar como esse trabalho nos levou à problemática do ensino diferenciado e da avaliação formativa. Trata-se de uma reflexão investigativa sobre a necessidade de ativar práticas diferenciadas em sala de aula, consciencializando constantemente os alunos da sua aprendizagem (através da avaliação formativa/reguladora) e adaptando o sistema de ensino às suas necessidades (ensino diferenciado). Conscientes das consequências de acréscimo de trabalho para o/a professor/a, consideramos que este caminho possibilita ao aluno/a dar um sentido ao seu percurso de aprendizagem.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNBaião, Joana Rita Galucho2014-05-07T15:04:28Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12076porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:51Zoai:run.unl.pt:10362/12076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:42.528916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
title Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
spellingShingle Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
Baião, Joana Rita Galucho
Avaliação em Filosofia
Tipos de avaliação
Ensino diferenciado
Avaliação formativa
title_short Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
title_full Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
title_fullStr Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
title_full_unstemmed Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
title_sort Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
author Baião, Joana Rita Galucho
author_facet Baião, Joana Rita Galucho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Baião, Joana Rita Galucho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em Filosofia
Tipos de avaliação
Ensino diferenciado
Avaliação formativa
topic Avaliação em Filosofia
Tipos de avaliação
Ensino diferenciado
Avaliação formativa
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2014-05-07T15:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/12076
url http://hdl.handle.net/10362/12076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137848387960832