Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/12076 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário |
id |
RCAP_d1ec26fe3c03ae8a3f8d2544741cff71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/12076 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentidoAvaliação em FilosofiaTipos de avaliaçãoEnsino diferenciadoAvaliação formativaRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Filosofia no Ensino SecundárioO presente relatório visa evidenciar o trabalho realizado ao longo do ano de PES em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, mas visa ainda demonstrar como esse trabalho nos levou à problemática do ensino diferenciado e da avaliação formativa. Trata-se de uma reflexão investigativa sobre a necessidade de ativar práticas diferenciadas em sala de aula, consciencializando constantemente os alunos da sua aprendizagem (através da avaliação formativa/reguladora) e adaptando o sistema de ensino às suas necessidades (ensino diferenciado). Conscientes das consequências de acréscimo de trabalho para o/a professor/a, consideramos que este caminho possibilita ao aluno/a dar um sentido ao seu percurso de aprendizagem.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNBaião, Joana Rita Galucho2014-05-07T15:04:28Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12076porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:51Zoai:run.unl.pt:10362/12076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:42.528916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido |
title |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido |
spellingShingle |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido Baião, Joana Rita Galucho Avaliação em Filosofia Tipos de avaliação Ensino diferenciado Avaliação formativa |
title_short |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido |
title_full |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido |
title_fullStr |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido |
title_full_unstemmed |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido |
title_sort |
Ensinar filosofia realizando a avaliação formativa e o ensino diferenciado: uma construção de sentido |
author |
Baião, Joana Rita Galucho |
author_facet |
Baião, Joana Rita Galucho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baião, Joana Rita Galucho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação em Filosofia Tipos de avaliação Ensino diferenciado Avaliação formativa |
topic |
Avaliação em Filosofia Tipos de avaliação Ensino diferenciado Avaliação formativa |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09 2012-09-01T00:00:00Z 2014-05-07T15:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/12076 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/12076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137848387960832 |