O papel da resiliência na perturbação subjetiva do sono em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sara Elisabete Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27403
Resumo: Objetivo: O presente estudo teve como objetivo geral explorar se as dimensões da resiliência (Competência pessoal, Autodisciplina, Autonomia, Resolução de problemas e Otimismo) são preditores de perturbação subjetiva do sono. Método: Participaram neste estudo 270 estudantes universitários (193 mulheres, 71,5%; 77 homens, 28,5%), com idades entre os 17 e os 53 anos (M=21,69, DP=5,263). Para a recolha de dados foi aplicado o Questionário de Resiliência (Oliveira, M. & Machado, T. S., 2009) e as medidas de Perturbação Subjetiva do sono (Azevedo et al., 2010). Resultados: Mais de metade dos estudantes apresentaram perturbação subjetiva de sono expressa em insónia inicial, intermédia, terminal e prejuízo subjetivo. Os fatores Competência Pessoal e Autodisciplina estão correlacionados negativa e significativamente com as perturbações subjetivas de sono. O primeiro com todos os itens do sono (Insónia inicial -,355; Insónia intermédia -,164; Insónia terminal -,236; Total de horas de sono -,129 e Prejuízo percebido -,289) e o segundo com três dos itens do sono (sono 1 – Insónia inicial -,163; sono 3 – Insónia terminal -,152 e sono 5 – Prejuízo percebido -,183). Apenas a Competência Pessoal se mostrou um preditor negativo de perturbações subjetivas de sono. Também foram analisadas as diferenças de género ao nível da resiliência e do sono e não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Conclusões: Os fatores de Competência Pessoal e Autodisciplina terão um papel importante para a prevenção de problemas de sono.
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