O ensino e aprendizagem dos números racionais não negativos com recurso a um jogo de tabuleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Izabella Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89484
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling O ensino e aprendizagem dos números racionais não negativos com recurso a um jogo de tabuleiroThe teaching and learning of positive rational numbers using a board gameFrações equivalentesJogo de tabuleiroNúmeros racionaisEquivalent fractionsBoard gameRational numbersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente documento é referente a um projeto de investigação construído de acordo com a prática supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Aqui, procurou-se averiguar os efeitos da utilização de um jogo de tabuleiro no ensino de um conteúdo matemático, nomeadamente os números racionais não negativos: frações equivalentes (4.º ano do 1.º CEB) e numerais mistos (5.º ano do 2.º CEB). Devido ao quadro pandémico em que o país se encontrava aquando do período de estágio, não foi possível aplicar o projeto na turma do 5.º ano do 2.º CEB. Tendo em conta os interesses acima citados, foram delineados três objetivos de investigação: 1. Averiguar até que ponto o uso do jogo contribui para o aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem; 2. Observar se o uso do jogo em contexto de sala de aula favorece o protagonismo dos alunos no processo de construção do seu conhecimento; 3. Examinar se a interação social entre os alunos é positiva ao longo da implementação do jogo, tendo em conta aspetos como a tolerância entre pares. De forma a cumprir os objetivos, foi utilizada nesta experiência de ensino uma metodologia de investigação qualitativa. O tema foi decidido após a observação do contexto e de lacunas existentes na aprendizagem dos alunos da turma onde o projeto foi aplicado. Os dados recolhidos provieram da observação e do conseguinte registo de dados/observações e da análise de produções dos alunos, assim como de todas as interações sociais ocorridas dentro da sala de aula. De modo geral, os resultados obtidos na investigação realizada na turma onde foi possível aplicar o projeto permitiu que fossem aferidas conclusões deveras satisfatórias, tendo como base os objetivos de investigação acima citados.This document refers to a research project, developed according to the Supervised Teaching Practice, integrated in the 2nd year of the Master in 1st and 2nd cycle of Basic Teaching. Here, we sought to investigate the effects of using a board game to teach a mathematical content, namely positive rational numbers: equivalent fractions (4th grade of 1st cycle) and mixed numbers (5th grade of the 2nd cycle). Unfortunately, due to the pandemic situation in which the country was found itself during this period, it wasn’t possible to apply the project in the 5th grade of the 2nd cycle. In consideration of all the interests mentioned above, were outlined three research objectives: 1. To find out what is the influence of the use of the game and if it contributes to increasing students' motivation towards learning; 2. To observe if the use of the game in the classroom context benefits the students’ protagonism in the process of construction of their knowledge; 3. To examine whether the social interaction between students is positive throughout the implementation of the game, considering aspects such as tolerance between pairs. In order to fulfill the research objectives, a qualitative methodology was used as a construction methodology, with some characteristics of a research-action approach. The theme was decided after observing the context and some gaps in the students' learning during classes about it. The data collected came from the observation and the subsequent recording of data/observations and the analysis of students' productions, as well as all the social interactions that took place in the classroom. Generally, the results obtained in the investigation carried out in the class where it was possible to apply the project, allowed us to get some very satisfactory conclusions, based on the research objectives mentioned above.Palhares, PedroUniversidade do MinhoSilveira, Izabella Rodrigues2022-09-202022-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89484por203545915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:21:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:08.574628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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