Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5940 |
Resumo: | This dissertation presents the development of activities related to the teaching of rational numbers in fractional form so diverse and unique to the teacher and the students, through the exploitation of that content with manipulatives - construction of a fractional fractal card, use graph paper and in particular the construction of a curtain fractional color to the classroom - made in mathematics classes in 6th grade C Elementary School II of the afternoon, in order to show the importance and use of mathematical theory combined with practice. Highlights the importance of the teaching of mathematics, a brief history of the use of fractions in ancient Egyptian civilization and the construction of an instructional sequence based on the Didactic Engineering. Describes the steps for implementing the instructional sequence, its development in the classroom and conclusions pointing out that the use of manipulatives improves understanding of concepts related to rational numbers in fractional form. It also presents design variations, which can be developed by teachers in Elementary and High School. |
id |
SCAR_92e399dad10317b1da3fa4d202f4cc42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5940 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Lima, Fernanda SotoMalagutti, Pedro Luiz Aparecidohttp://lattes.cnpq.br/54625236576240509be2b9fa-1c0a-465b-8761-30dcf320ed262016-06-02T20:29:23Z2013-09-112016-06-02T20:29:23Z2013-04-10LIMA, Fernanda Soto. Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem. 2013. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5940This dissertation presents the development of activities related to the teaching of rational numbers in fractional form so diverse and unique to the teacher and the students, through the exploitation of that content with manipulatives - construction of a fractional fractal card, use graph paper and in particular the construction of a curtain fractional color to the classroom - made in mathematics classes in 6th grade C Elementary School II of the afternoon, in order to show the importance and use of mathematical theory combined with practice. Highlights the importance of the teaching of mathematics, a brief history of the use of fractions in ancient Egyptian civilization and the construction of an instructional sequence based on the Didactic Engineering. Describes the steps for implementing the instructional sequence, its development in the classroom and conclusions pointing out that the use of manipulatives improves understanding of concepts related to rational numbers in fractional form. It also presents design variations, which can be developed by teachers in Elementary and High School.A presente dissertação apresenta o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino de números racionais na forma fracionária de maneira diversificada e inédita para a professora e os alunos, por meio da exploração desse conteúdo com materiais manipuláveis construção de um cartão fractal fracionário, utilização de papel quadriculado e em especial, a construção de uma cortina fracionária colorida para a sala de aula realizadas nas aulas de Matemática no 6º ano C do Ensino Fundamental II, do período da tarde, a fim de mostrar a importância e utilização da teoria matemática aliada à prática. Destaca-se a importância do ensino de Matemática, um breve histórico da utilização de frações na civilização egípcia antiga e a construção de uma sequência didática baseada na Engenharia Didática. Descrevem-se as etapas de realização da sequência didática, seu desenvolvimento em sala de aula e as conclusões apontando que a utilização de materiais manipuláveis melhora a compreensão dos conceitos relacionados com os números racionais na forma fracionária. É apresentado também variações do projeto, que podem ser desenvolvidas por professores no Ensino Fundamental e Médio.Financiadora de Estudos e Projetosapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFSCarBRMatemática - estudo e ensinoNúmeros racionaisFraçõesRational numbersFractionsMathematicsMathematics teachingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANúmeros racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-12b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL5387.pdfapplication/pdf1981689https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5940/1/5387.pdfd7657ff128e5ecd14df43dc5726ade07MD51TEXT5387.pdf.txt5387.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5940/2/5387.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL5387.pdf.jpg5387.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6906https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5940/3/5387.pdf.jpg48ebba92e4d65fa5246d075d33374089MD53ufscar/59402023-09-18 18:31:37.179oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/5940Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:37Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem |
title |
Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem Lima, Fernanda Soto Matemática - estudo e ensino Números racionais Frações Rational numbers Fractions Mathematics Mathematics teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem |
author |
Lima, Fernanda Soto |
author_facet |
Lima, Fernanda Soto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fernanda Soto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malagutti, Pedro Luiz Aparecido |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5462523657624050 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
9be2b9fa-1c0a-465b-8761-30dcf320ed26 |
contributor_str_mv |
Malagutti, Pedro Luiz Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Números racionais Frações |
topic |
Matemática - estudo e ensino Números racionais Frações Rational numbers Fractions Mathematics Mathematics teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rational numbers Fractions Mathematics Mathematics teaching |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This dissertation presents the development of activities related to the teaching of rational numbers in fractional form so diverse and unique to the teacher and the students, through the exploitation of that content with manipulatives - construction of a fractional fractal card, use graph paper and in particular the construction of a curtain fractional color to the classroom - made in mathematics classes in 6th grade C Elementary School II of the afternoon, in order to show the importance and use of mathematical theory combined with practice. Highlights the importance of the teaching of mathematics, a brief history of the use of fractions in ancient Egyptian civilization and the construction of an instructional sequence based on the Didactic Engineering. Describes the steps for implementing the instructional sequence, its development in the classroom and conclusions pointing out that the use of manipulatives improves understanding of concepts related to rational numbers in fractional form. It also presents design variations, which can be developed by teachers in Elementary and High School. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-11 2016-06-02T20:29:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T20:29:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Fernanda Soto. Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem. 2013. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5940 |
identifier_str_mv |
LIMA, Fernanda Soto. Números racionais na forma fracionária: atividades para superar dificuldades de aprendizagem. 2013. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
2b54b4fa-9196-4318-8689-9b21d7c7d8bf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5940/1/5387.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5940/2/5387.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/5940/3/5387.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7657ff128e5ecd14df43dc5726ade07 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48ebba92e4d65fa5246d075d33374089 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136290119909376 |