Prática de ensino supervisionada. A leitura como contributo para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sandra da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20583
Resumo: O presente relatório foi concretizado no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática educativa desenvolvida no contexto de Creche decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com 16 crianças de 1 ano de idade. No âmbito da Educação Pré-Escolar decorreu num agrupamento de escolas pertencente à rede pública, com um grupo de 22 crianças, de 3 a 5 anos de idade. No âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico também decorreu num agrupamento de escolas pertencente à rede pública, com um grupo de 26 crianças, com 7 e 8 anos de idade. O tema de investigação deste relatório é A leitura como contributo para a aprendizagem. A escolha deste tema teve como intuito fomentar a reflexão, bem como uma maior consciencialização, sobre o papel que a leitura desempenha na promoção das aprendizagens ao longo da escolaridade. Uma vez que a leitura é uma prática bastante importante na vida do ser humano, dinamizar práticas regulares de leitura e contacto com o livro desde a Educação de Infância ajuda a desenvolver o gosto pela leitura junto das crianças, considerando-se que, quanto mais precoce a aquisição de tais hábitos, mais estruturada será a sua progressão e consequente enriquecimento cultural. Perante este tema procuramos dar resposta à seguinte questão-problema: Como criar hábitos de leitura em crianças de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico? Tendo em conta a questão problema, estabelecemos como objetivos: (i) identificar os hábitos de leitura das crianças; (ii) conhecer os principais meios e formas para criar hábitos de leitura; (iii) averiguar os interesses das crianças pelo livro; (iv) realizar atividades facilitadoras de hábitos de leitura. Em relação à metodologia recorremos a uma abordagem qualitativa. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorremos à observação participante, às notas de campo e aos registos fotográficos. Os resultados da investigação, mostram que as crianças que contactam com livros e praticam a leitura, tornam-se crianças com um conhecimento mais abrangente, bem como a prática da leitura e da escrita mais desenvolvida.
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A escolha deste tema teve como intuito fomentar a reflexão, bem como uma maior consciencialização, sobre o papel que a leitura desempenha na promoção das aprendizagens ao longo da escolaridade. Uma vez que a leitura é uma prática bastante importante na vida do ser humano, dinamizar práticas regulares de leitura e contacto com o livro desde a Educação de Infância ajuda a desenvolver o gosto pela leitura junto das crianças, considerando-se que, quanto mais precoce a aquisição de tais hábitos, mais estruturada será a sua progressão e consequente enriquecimento cultural. Perante este tema procuramos dar resposta à seguinte questão-problema: Como criar hábitos de leitura em crianças de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico? Tendo em conta a questão problema, estabelecemos como objetivos: (i) identificar os hábitos de leitura das crianças; (ii) conhecer os principais meios e formas para criar hábitos de leitura; (iii) averiguar os interesses das crianças pelo livro; (iv) realizar atividades facilitadoras de hábitos de leitura. Em relação à metodologia recorremos a uma abordagem qualitativa. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados recorremos à observação participante, às notas de campo e aos registos fotográficos. Os resultados da investigação, mostram que as crianças que contactam com livros e praticam a leitura, tornam-se crianças com um conhecimento mais abrangente, bem como a prática da leitura e da escrita mais desenvolvida.This report was implemented within the Framework of the Supervised Teaching Practice Curriculum Unit, integrated in the Master's course in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The educational practice developed in the context of Daycare took place in a Private Institution of Social Solidarity, with 16 children 1 year old. Within the Preschool Education it took place in a group of schools belonging to the public network, with a group of 22 children, aged 3 to 5 years. Within the 1st CEB also took place in a group of schools belonging to the public network, with a group of 26 children, aged 7 and 8 years. The research theme of this report is Reading as a contribution to learning. The choice of this theme was intended to foster reflection, as well as greater awareness, the role that reading plays in promoting learning throughout formal schooling. Since reading is a very important practice in the life of the human being, boost regular reading practices since Preschool education helps to develop a taste for reading with children, considering that the earlier the acquisition of such habits, the more structured their progression and consequent cultural enrichment will be. In view of this issue we believe in addressing the following problem question: How to create reading habits in children of Childhood Education and 1st Cycle of Primary Education? In view of the problem issue, we set out as objectives: (i) identify children's Reading habits; (ii) know the main means and ways to create reading habits; (iii) to ascertain the interests of children by the book; (iv) perform activities that facilitate reading habits. In relation to the methodology we resort to a qualitative approach. As techniques and data collection instruments we use participant observation, field notes and photographic records. The results of the research, in general terms, show that children who practice reading, through the taste of reading, become children with more comprehensive knowledge, as well as the practice of reading and writing more developed.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBMendes, Sandra da Silva2020-02-05T16:40:07Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20583TID:202355349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:25.096275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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