Jogos tradicionais como promotores de sociabilidade em educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Susana Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5434
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido em dois contextos educacionais diferentes, sendo eles uma instituição de educação pré-escolar e uma instituição de 1º ciclo do ensino básico, ambos situados na cidade de Beja. Este, teve como objetivo, analisar o impacto que os jogos tradicionais podem ter na vida das crianças e como podem promover a sociabilidade entre elas. Pretendeu-se ainda averiguar se os jogos tradicionais se encontram presentes na vida das crianças e de que forma chegam até às mesmas: se através da passagem de geração em geração ou se são adquiridas apenas em ambiente escolar. A observação com vista à recolha de dados, foi feita através de observação das crianças/alunos ao longo da implementação das atividades. Procedeu-se, ainda, à aplicação de questionários às crianças/alunos, e a entrevistas, às quais as docentes responderam. Os resultados do estudo evidenciam que as docentes reconhecem a importância da implementação dos jogos tradicionais em contexto educacional, considerando que são atividades do agrado das crianças, tornando-se assim um bom condutor para o desenvolvimento da sociabilidade entre as crianças. Contribuem também para a permanência de tradições nas gerações atuais e futuras. No que diz respeito aos alunos, os resultados mostraram que existe bastante alegria e entusiasmo na realização das atividades, onde também se verificou maior facilidade na aquisição de conteúdos e no desenvolvimento das relações interpessoais, por serem atividades do interesse das crianças.
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