O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceita, Ceselina Dalva Teixeira Bandeira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/36225
Resumo: O Marketing Interno é uma estratégia capaz de criar o diferencial competitivo que as organizações almejam, ao estabelecer uma boa comunicação interna e motivação, que consequentemente contribuirá para um melhor desempenho e satisfação dos seus colaboradores. Com o presente trabalho pretende-se estudar os efeitos do Marketing interno na satisfação dos colaboradores dentro da Gestão Estratégica dos Recursos Humanos, baseada sobretudo no estudo da Comunicação Interna, Formação e Pesquisa de Mercado Interno. Para melhor compreensão e análise foi feita uma revisão de literatura e posteriormente aplicação de questionários aos colaboradores da unidade hoteleira em estudo do Grupo Pestana em São Tomé e Príncipe. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise descritiva e à correlação entre as variáveis em estudo, o que permitiu retirar conclusões sobre a perceção dos respondentes em relação às práticas de Marketing Interno adotadas pela empresa. Os resultados reforçaram a relevância do Marketing Interno na promoção de um ambiente de trabalho motivador e no aumento da satisfação dos colaboradores, por consequência, a produtividade e o comprometimento com a organização, o que implica melhorias na Satisfação Intrínseca e Extrínseca dos mesmos; - "The role of Internal Marketing to employee satisfaction: A case study of a hotel unit in STP" Abstract: With globalization and technological advancement, knowledge is generated, processed and communicated on a large scale, which leads companies to take new stances in the face of these changes and demands of the highly competitive market in order to remain firm and achieve success. Internal Marketing is a strategy capable of creating the competitive advantage that organizations desire, establishing good internal communication and motivation, which will consequently contribute to better performance and satisfaction of its employees. This work aims to study the effects of internal marketing on employee satisfaction within the Strategic Management of Human Resources, based mainly on the study of Internal Communication, Training and Internal Market Research. For better understanding and analysis, a literature review was carried out and questionnaires were subsequently administered to employees of the hotel unit Pestana Group under study. In the analysis chapter, descriptive analysis and correlation between the variables under study were used, which allowed us to collect valuable data on their perception in relation to the Internal Marketing practices adopted by the company. The results reinforced the relevance of Internal Marketing in promoting a motivating work environment and increasing employee satisfaction, consequently, their productivity and commitment to the organization, being significant in their Intrinsic and Extrinsic Satisfaction.
id RCAP_d25224008450026b7e7d31696e69797d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/36225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STPMarketing InternoGestão Estratégica de RHSatisfação intrínsecaSatisfação extrínsecaComunicação InternaInternal MarketingStrategic HR ManagementIntrinsic satisfactionExtrinsic satisfactionInternal CommunicationO Marketing Interno é uma estratégia capaz de criar o diferencial competitivo que as organizações almejam, ao estabelecer uma boa comunicação interna e motivação, que consequentemente contribuirá para um melhor desempenho e satisfação dos seus colaboradores. Com o presente trabalho pretende-se estudar os efeitos do Marketing interno na satisfação dos colaboradores dentro da Gestão Estratégica dos Recursos Humanos, baseada sobretudo no estudo da Comunicação Interna, Formação e Pesquisa de Mercado Interno. Para melhor compreensão e análise foi feita uma revisão de literatura e posteriormente aplicação de questionários aos colaboradores da unidade hoteleira em estudo do Grupo Pestana em São Tomé e Príncipe. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise descritiva e à correlação entre as variáveis em estudo, o que permitiu retirar conclusões sobre a perceção dos respondentes em relação às práticas de Marketing Interno adotadas pela empresa. Os resultados reforçaram a relevância do Marketing Interno na promoção de um ambiente de trabalho motivador e no aumento da satisfação dos colaboradores, por consequência, a produtividade e o comprometimento com a organização, o que implica melhorias na Satisfação Intrínseca e Extrínseca dos mesmos; - "The role of Internal Marketing to employee satisfaction: A case study of a hotel unit in STP" Abstract: With globalization and technological advancement, knowledge is generated, processed and communicated on a large scale, which leads companies to take new stances in the face of these changes and demands of the highly competitive market in order to remain firm and achieve success. Internal Marketing is a strategy capable of creating the competitive advantage that organizations desire, establishing good internal communication and motivation, which will consequently contribute to better performance and satisfaction of its employees. This work aims to study the effects of internal marketing on employee satisfaction within the Strategic Management of Human Resources, based mainly on the study of Internal Communication, Training and Internal Market Research. For better understanding and analysis, a literature review was carried out and questionnaires were subsequently administered to employees of the hotel unit Pestana Group under study. In the analysis chapter, descriptive analysis and correlation between the variables under study were used, which allowed us to collect valuable data on their perception in relation to the Internal Marketing practices adopted by the company. The results reinforced the relevance of Internal Marketing in promoting a motivating work environment and increasing employee satisfaction, consequently, their productivity and commitment to the organization, being significant in their Intrinsic and Extrinsic Satisfaction.Universidade de Évora2024-01-29T14:47:13Z2024-01-292023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/36225http://hdl.handle.net/10174/36225TID:203476590porDepartamento de Gestãocesibandeira@gmail.com256Ceita, Ceselina Dalva Teixeira Bandeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-30T01:46:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:54.194351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP
title O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP
spellingShingle O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP
Ceita, Ceselina Dalva Teixeira Bandeira de
Marketing Interno
Gestão Estratégica de RH
Satisfação intrínseca
Satisfação extrínseca
Comunicação Interna
Internal Marketing
Strategic HR Management
Intrinsic satisfaction
Extrinsic satisfaction
Internal Communication
title_short O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP
title_full O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP
title_fullStr O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP
title_full_unstemmed O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP
title_sort O papel do marketing interno na gestão estratégica de recursos humanos: um estudo de caso de uma unidade hoteleira em STP
author Ceita, Ceselina Dalva Teixeira Bandeira de
author_facet Ceita, Ceselina Dalva Teixeira Bandeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceita, Ceselina Dalva Teixeira Bandeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Interno
Gestão Estratégica de RH
Satisfação intrínseca
Satisfação extrínseca
Comunicação Interna
Internal Marketing
Strategic HR Management
Intrinsic satisfaction
Extrinsic satisfaction
Internal Communication
topic Marketing Interno
Gestão Estratégica de RH
Satisfação intrínseca
Satisfação extrínseca
Comunicação Interna
Internal Marketing
Strategic HR Management
Intrinsic satisfaction
Extrinsic satisfaction
Internal Communication
description O Marketing Interno é uma estratégia capaz de criar o diferencial competitivo que as organizações almejam, ao estabelecer uma boa comunicação interna e motivação, que consequentemente contribuirá para um melhor desempenho e satisfação dos seus colaboradores. Com o presente trabalho pretende-se estudar os efeitos do Marketing interno na satisfação dos colaboradores dentro da Gestão Estratégica dos Recursos Humanos, baseada sobretudo no estudo da Comunicação Interna, Formação e Pesquisa de Mercado Interno. Para melhor compreensão e análise foi feita uma revisão de literatura e posteriormente aplicação de questionários aos colaboradores da unidade hoteleira em estudo do Grupo Pestana em São Tomé e Príncipe. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à análise descritiva e à correlação entre as variáveis em estudo, o que permitiu retirar conclusões sobre a perceção dos respondentes em relação às práticas de Marketing Interno adotadas pela empresa. Os resultados reforçaram a relevância do Marketing Interno na promoção de um ambiente de trabalho motivador e no aumento da satisfação dos colaboradores, por consequência, a produtividade e o comprometimento com a organização, o que implica melhorias na Satisfação Intrínseca e Extrínseca dos mesmos; - "The role of Internal Marketing to employee satisfaction: A case study of a hotel unit in STP" Abstract: With globalization and technological advancement, knowledge is generated, processed and communicated on a large scale, which leads companies to take new stances in the face of these changes and demands of the highly competitive market in order to remain firm and achieve success. Internal Marketing is a strategy capable of creating the competitive advantage that organizations desire, establishing good internal communication and motivation, which will consequently contribute to better performance and satisfaction of its employees. This work aims to study the effects of internal marketing on employee satisfaction within the Strategic Management of Human Resources, based mainly on the study of Internal Communication, Training and Internal Market Research. For better understanding and analysis, a literature review was carried out and questionnaires were subsequently administered to employees of the hotel unit Pestana Group under study. In the analysis chapter, descriptive analysis and correlation between the variables under study were used, which allowed us to collect valuable data on their perception in relation to the Internal Marketing practices adopted by the company. The results reinforced the relevance of Internal Marketing in promoting a motivating work environment and increasing employee satisfaction, consequently, their productivity and commitment to the organization, being significant in their Intrinsic and Extrinsic Satisfaction.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T00:00:00Z
2024-01-29T14:47:13Z
2024-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/36225
http://hdl.handle.net/10174/36225
TID:203476590
url http://hdl.handle.net/10174/36225
identifier_str_mv TID:203476590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
cesibandeira@gmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137073325670400