Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Inês Nunes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1208
Resumo: A presente dissertação tem como objectivos: propor uma adaptação de uma instalação já existente, Interactive Multimédia Playroom (IMP), para um público-alvo de crianças (dos 7 aos 11 anos); o que implica uma solução tecnológica alternativa à existente, dentro do ambiente da instalação. Apresenta ainda diferentes propostas de jogos, como estratégias de interacção, para a nova instalação desenvolvida; o que resulta na implementação de um protótipo da instalação multimédia interactiva e de interface tangível adaptada ao novo público-alvo. Neste contexto, esta dissertação desenvolve-se num âmbito alargado de áreas do conhecimento, uma vez que se trata de um produto multifacetado, que atravessa: a) a teoria dos jogos, que ajuda a definir um dos parâmetros da questão de investigação; b) a psicologia do desenvolvimento, que auxilia na caracterização do público-alvo; c) apresentação da instalação de origem, o Interactive Multimédia Playroom (IMP) e d) à exploração de alguns artefactos tecnológicos, interactivos e lúdicos. Interligando estas áreas e também através da ergonomia aplicada ao design de produtos, concebe-se uma nova instalação – o IMP3 – para crianças dos 7 aos 11 anos. Assim, propõem-se alguns jogos como novas estratégias de interacção; um redimensionamento das infra-estruturas; reconcepções dos equipamentos da instalação e, ainda, uma solução tecnológica que viabilize a interligação entre os anteriores. Uma avaliação preliminar revela uma apropriação generalizada dos equipamentos modificados, algumas fragilidades na solução tecnológica implementada e sugestões para desenvolvimentos e avaliações futuras. ABSTRACT: This dissertation proposes an adaptation of a pre-existing installation, the Interactive Multimedia Playroom (IMP), for a target-audience of children from ages 7 to 11, implying alternative technological modifications to the original IMP. Different proposals for games, as interactive strategies, are also present in the new installation developed, resulting in a prototype of the interactive multimedia installation, adapted to the new target-audience. In this context, this dissertation involves various areas of knowledge, seeing as it’s a multi-faceted product, which covers: a) the theory of games, which helps define the parameters for the question under investigation; b) developmental psychology, which permits a characterization of the target-audience; c) presentation of the original installation, the IMP and d) the exploration of a few technological, interactive and ludic artifacts. Using these areas along with ergonomics applied to the design of the products, a new installation for children was conceived – the IMP3. We therefore propose new interactive game strategies; a re-dimensioning of the infrastructure; re-conceptualization of the installation’s equipment, and a technological solution connecting all of the above. A preliminary evaluation reveals a generalized appropriation of the equipments that were modified, some weaknesses in the technological solution implemented and suggestions for future development and evaluations.
id RCAP_6201e3d1812e6a7507f713b703d22742
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédiaComunicação multimédiaJogos educativosVideojogosA presente dissertação tem como objectivos: propor uma adaptação de uma instalação já existente, Interactive Multimédia Playroom (IMP), para um público-alvo de crianças (dos 7 aos 11 anos); o que implica uma solução tecnológica alternativa à existente, dentro do ambiente da instalação. Apresenta ainda diferentes propostas de jogos, como estratégias de interacção, para a nova instalação desenvolvida; o que resulta na implementação de um protótipo da instalação multimédia interactiva e de interface tangível adaptada ao novo público-alvo. Neste contexto, esta dissertação desenvolve-se num âmbito alargado de áreas do conhecimento, uma vez que se trata de um produto multifacetado, que atravessa: a) a teoria dos jogos, que ajuda a definir um dos parâmetros da questão de investigação; b) a psicologia do desenvolvimento, que auxilia na caracterização do público-alvo; c) apresentação da instalação de origem, o Interactive Multimédia Playroom (IMP) e d) à exploração de alguns artefactos tecnológicos, interactivos e lúdicos. Interligando estas áreas e também através da ergonomia aplicada ao design de produtos, concebe-se uma nova instalação – o IMP3 – para crianças dos 7 aos 11 anos. Assim, propõem-se alguns jogos como novas estratégias de interacção; um redimensionamento das infra-estruturas; reconcepções dos equipamentos da instalação e, ainda, uma solução tecnológica que viabilize a interligação entre os anteriores. Uma avaliação preliminar revela uma apropriação generalizada dos equipamentos modificados, algumas fragilidades na solução tecnológica implementada e sugestões para desenvolvimentos e avaliações futuras. ABSTRACT: This dissertation proposes an adaptation of a pre-existing installation, the Interactive Multimedia Playroom (IMP), for a target-audience of children from ages 7 to 11, implying alternative technological modifications to the original IMP. Different proposals for games, as interactive strategies, are also present in the new installation developed, resulting in a prototype of the interactive multimedia installation, adapted to the new target-audience. In this context, this dissertation involves various areas of knowledge, seeing as it’s a multi-faceted product, which covers: a) the theory of games, which helps define the parameters for the question under investigation; b) developmental psychology, which permits a characterization of the target-audience; c) presentation of the original installation, the IMP and d) the exploration of a few technological, interactive and ludic artifacts. Using these areas along with ergonomics applied to the design of the products, a new installation for children was conceived – the IMP3. We therefore propose new interactive game strategies; a re-dimensioning of the infrastructure; re-conceptualization of the installation’s equipment, and a technological solution connecting all of the above. A preliminary evaluation reveals a generalized appropriation of the equipments that were modified, some weaknesses in the technological solution implemented and suggestions for future development and evaluations.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:35:29Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1208porRocha, Inês Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:48Zoai:ria.ua.pt:10773/1208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:56.590632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
title Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
spellingShingle Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
Rocha, Inês Nunes
Comunicação multimédia
Jogos educativos
Videojogos
title_short Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
title_full Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
title_fullStr Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
title_full_unstemmed Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
title_sort Estratégia de jogo com interface tangível para uma instalação multimédia
author Rocha, Inês Nunes
author_facet Rocha, Inês Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Inês Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Jogos educativos
Videojogos
topic Comunicação multimédia
Jogos educativos
Videojogos
description A presente dissertação tem como objectivos: propor uma adaptação de uma instalação já existente, Interactive Multimédia Playroom (IMP), para um público-alvo de crianças (dos 7 aos 11 anos); o que implica uma solução tecnológica alternativa à existente, dentro do ambiente da instalação. Apresenta ainda diferentes propostas de jogos, como estratégias de interacção, para a nova instalação desenvolvida; o que resulta na implementação de um protótipo da instalação multimédia interactiva e de interface tangível adaptada ao novo público-alvo. Neste contexto, esta dissertação desenvolve-se num âmbito alargado de áreas do conhecimento, uma vez que se trata de um produto multifacetado, que atravessa: a) a teoria dos jogos, que ajuda a definir um dos parâmetros da questão de investigação; b) a psicologia do desenvolvimento, que auxilia na caracterização do público-alvo; c) apresentação da instalação de origem, o Interactive Multimédia Playroom (IMP) e d) à exploração de alguns artefactos tecnológicos, interactivos e lúdicos. Interligando estas áreas e também através da ergonomia aplicada ao design de produtos, concebe-se uma nova instalação – o IMP3 – para crianças dos 7 aos 11 anos. Assim, propõem-se alguns jogos como novas estratégias de interacção; um redimensionamento das infra-estruturas; reconcepções dos equipamentos da instalação e, ainda, uma solução tecnológica que viabilize a interligação entre os anteriores. Uma avaliação preliminar revela uma apropriação generalizada dos equipamentos modificados, algumas fragilidades na solução tecnológica implementada e sugestões para desenvolvimentos e avaliações futuras. ABSTRACT: This dissertation proposes an adaptation of a pre-existing installation, the Interactive Multimedia Playroom (IMP), for a target-audience of children from ages 7 to 11, implying alternative technological modifications to the original IMP. Different proposals for games, as interactive strategies, are also present in the new installation developed, resulting in a prototype of the interactive multimedia installation, adapted to the new target-audience. In this context, this dissertation involves various areas of knowledge, seeing as it’s a multi-faceted product, which covers: a) the theory of games, which helps define the parameters for the question under investigation; b) developmental psychology, which permits a characterization of the target-audience; c) presentation of the original installation, the IMP and d) the exploration of a few technological, interactive and ludic artifacts. Using these areas along with ergonomics applied to the design of the products, a new installation for children was conceived – the IMP3. We therefore propose new interactive game strategies; a re-dimensioning of the infrastructure; re-conceptualization of the installation’s equipment, and a technological solution connecting all of the above. A preliminary evaluation reveals a generalized appropriation of the equipments that were modified, some weaknesses in the technological solution implemented and suggestions for future development and evaluations.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1208
url http://hdl.handle.net/10773/1208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448837513216