Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, Anabela Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/734
Resumo: O presente estudo parte da constatação das dificuldades sentidas pelos professores que trabalham com alunos Surdos no sentido de os motivar para a aprendizagem. Sendo estes alunos pessoas de “experiência visual” pretendemos investigar se os recursos multimédia constituirão um factor de motivação para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos do 2º e 3º Ciclos. Ao partimos do pressuposto que a motivação é fundamental para que o aluno possa construir o conhecimento, consideramos que um Centro de Recursos Multimédia que privilegie o uso das TIC pode favorecer uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. Para tal fomos analisar a situação, no ano lectivo 2009/2010, numa Escola de Referência para a educação bilingue de alunos Surdos do concelho do Porto. Aqui, foram aplicados inquéritos por questionário a 41 alunos Surdos e a 22 professores que leccionam esses mesmos alunos, para perceber a importância das TIC nos dois grupos de inquiridos e inferir da conveniência da criação de um Centro de Recursos Educativos Multimédia. Os resultados obtidos vão no sentido da criação de um centro de recursos efectivamente útil e adaptado às necessidades e desejos dos alunos Surdos e dos seus professores. Esperamos, através deste estudo, poder contribuir para melhorar as condições de ensino-aprendizagem destes jovens, para que cada vez mais sejam participantes activos no seu percurso escolar e tenham, o mais possível, as mesmas oportunidades oferecidas aos alunos ouvintes.
id RCAP_d61c97eb1f9dcee755fd6de163c02e9c
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/734
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º CiclosMultimédiaEducação bilingueSurdezO presente estudo parte da constatação das dificuldades sentidas pelos professores que trabalham com alunos Surdos no sentido de os motivar para a aprendizagem. Sendo estes alunos pessoas de “experiência visual” pretendemos investigar se os recursos multimédia constituirão um factor de motivação para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos do 2º e 3º Ciclos. Ao partimos do pressuposto que a motivação é fundamental para que o aluno possa construir o conhecimento, consideramos que um Centro de Recursos Multimédia que privilegie o uso das TIC pode favorecer uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. Para tal fomos analisar a situação, no ano lectivo 2009/2010, numa Escola de Referência para a educação bilingue de alunos Surdos do concelho do Porto. Aqui, foram aplicados inquéritos por questionário a 41 alunos Surdos e a 22 professores que leccionam esses mesmos alunos, para perceber a importância das TIC nos dois grupos de inquiridos e inferir da conveniência da criação de um Centro de Recursos Educativos Multimédia. Os resultados obtidos vão no sentido da criação de um centro de recursos efectivamente útil e adaptado às necessidades e desejos dos alunos Surdos e dos seus professores. Esperamos, através deste estudo, poder contribuir para melhorar as condições de ensino-aprendizagem destes jovens, para que cada vez mais sejam participantes activos no seu percurso escolar e tenham, o mais possível, as mesmas oportunidades oferecidas aos alunos ouvintes.The following study checks the difficulties teachers usually feel to motivate deaf students to learn. Since they are “Visual witnesses” students, we would like to check if multimedia resources may work as a motivation factor to the teaching-learning process of these basic compulsory education students. Since motivation plays an important role in the student’s knowledge, we think that a multimedia resource centre aiming computing, will help them to succeed in their teaching-learning process. We took a sample from an Oporto recommended school for deaf students’ bilingual education 41 deaf students and their 22 teachers were inquired about the importance ITC plays in their lives to help us to decide about the necessity of the creation of the new multimedia resource centre. After the inquiry, we could conclude that all of them approved the creation of the multimedia resource centre, which should be useful and fit this kind of students and teachers. At last, with this study we hope to improve these youngsters’ teachinglearning conditions by giving them the chance to participate actively in their academic route, so that they may have the same opportunities as hearing students.2011-02-21T12:28:49Z2013-05-20T13:54:46Z2010-12-01T00:00:00Z2010-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/734porMOTA, Anabela Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:21.438017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
title Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
spellingShingle Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
MOTA, Anabela Ferreira
Multimédia
Educação bilingue
Surdez
title_short Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
title_full Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
title_fullStr Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
title_full_unstemmed Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
title_sort Centro de recursos educativos multimédia na educação de surdos do 2º e 3º Ciclos
author MOTA, Anabela Ferreira
author_facet MOTA, Anabela Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, Anabela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Multimédia
Educação bilingue
Surdez
topic Multimédia
Educação bilingue
Surdez
description O presente estudo parte da constatação das dificuldades sentidas pelos professores que trabalham com alunos Surdos no sentido de os motivar para a aprendizagem. Sendo estes alunos pessoas de “experiência visual” pretendemos investigar se os recursos multimédia constituirão um factor de motivação para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos do 2º e 3º Ciclos. Ao partimos do pressuposto que a motivação é fundamental para que o aluno possa construir o conhecimento, consideramos que um Centro de Recursos Multimédia que privilegie o uso das TIC pode favorecer uma maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos Surdos. Para tal fomos analisar a situação, no ano lectivo 2009/2010, numa Escola de Referência para a educação bilingue de alunos Surdos do concelho do Porto. Aqui, foram aplicados inquéritos por questionário a 41 alunos Surdos e a 22 professores que leccionam esses mesmos alunos, para perceber a importância das TIC nos dois grupos de inquiridos e inferir da conveniência da criação de um Centro de Recursos Educativos Multimédia. Os resultados obtidos vão no sentido da criação de um centro de recursos efectivamente útil e adaptado às necessidades e desejos dos alunos Surdos e dos seus professores. Esperamos, através deste estudo, poder contribuir para melhorar as condições de ensino-aprendizagem destes jovens, para que cada vez mais sejam participantes activos no seu percurso escolar e tenham, o mais possível, as mesmas oportunidades oferecidas aos alunos ouvintes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01T00:00:00Z
2010-12
2011-02-21T12:28:49Z
2013-05-20T13:54:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/734
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131616124076032