A evolução da norma ISO 9001 de 1994 para 2015
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/27371 |
Resumo: | Uma vez que a filosofia da gestão da qualidade se encontra espelhada na ISO 9001, é necessário compreender que evolução decorreu desde a sua primeira atualização (1994) até à mais recente (2015), de forma a estudar o desenvolvimento que a norma e consequentemente a qualidade e o mundo sofreram ao longo destes anos. Para isso, realizou-se uma análise qualitativa e interpretativa das normas ISO 9001:1994 e ISO 9001:2015 publicadas, uma vez que se pretende interpretar, compreender e explicar a mensagem contida nas mesmas, após uma pesquisa bibliográfica dos principais autores da qualidade. A recolha de dados foi realizada através dos sites públicos referentes às normas internacionais e nacionais correspondentes e guias orientadores que os acompanham. A partir desta análise, pode verificar-se que os pontos que mais evoluíram de uma versão para a outra foram: forma de abordar o sistema de gestão da qualidade, conceito de processos, liderança (estratégia e risco), foco no cliente, conceito de stakeholders e envolvimento dos colaboradores. Ao alinhar a sua política com os objetivos do sistema de gestão da qualidade, incluir uma abordagem por processos integrada e o pensamento baseado no risco, no ciclo de melhoria contínua e potenciando um maior envolvimento da liderança e dos colaboradores, a ISO 9001:2015 está agora mais consistente para o futuro, pois traz às organizações: uma maior capacidade de entregar valor às partes interessadas, cada vez mais exigentes e adaptar-se aos desafios complexos que surgem no mundo dos negócios mais global e em constante mudança. |
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A evolução da norma ISO 9001 de 1994 para 2015Sistema de gestãoQualidadeISO 9001:1994ISO 9001:2015Management systemQualityUma vez que a filosofia da gestão da qualidade se encontra espelhada na ISO 9001, é necessário compreender que evolução decorreu desde a sua primeira atualização (1994) até à mais recente (2015), de forma a estudar o desenvolvimento que a norma e consequentemente a qualidade e o mundo sofreram ao longo destes anos. Para isso, realizou-se uma análise qualitativa e interpretativa das normas ISO 9001:1994 e ISO 9001:2015 publicadas, uma vez que se pretende interpretar, compreender e explicar a mensagem contida nas mesmas, após uma pesquisa bibliográfica dos principais autores da qualidade. A recolha de dados foi realizada através dos sites públicos referentes às normas internacionais e nacionais correspondentes e guias orientadores que os acompanham. A partir desta análise, pode verificar-se que os pontos que mais evoluíram de uma versão para a outra foram: forma de abordar o sistema de gestão da qualidade, conceito de processos, liderança (estratégia e risco), foco no cliente, conceito de stakeholders e envolvimento dos colaboradores. Ao alinhar a sua política com os objetivos do sistema de gestão da qualidade, incluir uma abordagem por processos integrada e o pensamento baseado no risco, no ciclo de melhoria contínua e potenciando um maior envolvimento da liderança e dos colaboradores, a ISO 9001:2015 está agora mais consistente para o futuro, pois traz às organizações: uma maior capacidade de entregar valor às partes interessadas, cada vez mais exigentes e adaptar-se aos desafios complexos que surgem no mundo dos negócios mais global e em constante mudança.Since quality management philosophy is in ISO 9001, it is necessary to understand what evolution took place from its first revision (1994) to the most recent (2015), to study the development that the norm and consequently the quality and the world have had over these years. For this, a qualitative and interpretative analysis of the published ISO 9001:1994 and ISO 9001:2015 norms was conducted, because it is intended to interpret, understand and explain the message contained in them, after bibliographic research of the main authors of quality. Data collection was conducted through public international and national corresponding standards websites and supplementary guides. From this analysis, the points that most evolved from one version to the other were: way of approaching the quality management system, process concept, leadership (strategy and risk), customer focus, stakeholder concept and employee involvement. By aligning its policy with the objectives of the quality management system, including an integrated process approach and risk-based thinking, in the continuous improvement cycle, encouraging a powerful involvement of leadership and employees, ISO 9001:2015 is now more consistent for the future, because it brings to the organizations: a greater ability to give value to the various stakeholders that are increasingly demanding; and adapt to the complex challenges and more global business world that is constantly changing.2023-01-23T15:21:13Z2022-12-21T00:00:00Z2022-12-212022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27371TID:203159284porMartins, Marisa Sofia Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:22:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:32.780188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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