A evolução da norma ISO 9001 de 1994 para 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marisa Sofia Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27371
Resumo: Uma vez que a filosofia da gestão da qualidade se encontra espelhada na ISO 9001, é necessário compreender que evolução decorreu desde a sua primeira atualização (1994) até à mais recente (2015), de forma a estudar o desenvolvimento que a norma e consequentemente a qualidade e o mundo sofreram ao longo destes anos. Para isso, realizou-se uma análise qualitativa e interpretativa das normas ISO 9001:1994 e ISO 9001:2015 publicadas, uma vez que se pretende interpretar, compreender e explicar a mensagem contida nas mesmas, após uma pesquisa bibliográfica dos principais autores da qualidade. A recolha de dados foi realizada através dos sites públicos referentes às normas internacionais e nacionais correspondentes e guias orientadores que os acompanham. A partir desta análise, pode verificar-se que os pontos que mais evoluíram de uma versão para a outra foram: forma de abordar o sistema de gestão da qualidade, conceito de processos, liderança (estratégia e risco), foco no cliente, conceito de stakeholders e envolvimento dos colaboradores. Ao alinhar a sua política com os objetivos do sistema de gestão da qualidade, incluir uma abordagem por processos integrada e o pensamento baseado no risco, no ciclo de melhoria contínua e potenciando um maior envolvimento da liderança e dos colaboradores, a ISO 9001:2015 está agora mais consistente para o futuro, pois traz às organizações: uma maior capacidade de entregar valor às partes interessadas, cada vez mais exigentes e adaptar-se aos desafios complexos que surgem no mundo dos negócios mais global e em constante mudança.
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