Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Susana Patrícia Barroco dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47117
Resumo: A Convenção do Trabalho Marítima (Maritime Labour Convention (MLC 2006)) nasceu da cooperação e do consenso entre os governos, os armadores e os marítimos. A MLC tem como principal objetivo estabelecer as responsabilidades dos governos e dos armadores para com os seus marítimos. Tendo em consideração que o sucesso da implementação da MLC depende de vários protagonistas e também de organizações internacionais, em especial a IMO e a ILO, é essencial compreender a eficácia das medidas que estão a ser realizadas, pelos diversos protagonistas, para que a MLC 2006 possa cumprir o seu verdadeiro propósito de melhorar as condições de trabalho a bordo dos navios. Este trabalho de projeto pretende analisar as normas que estão a ser executadas por diversos organismos e, noutra vertente, dinamizar um critério que permita avaliar o efeito da Convenção, assim como conceber estratégias/recomendações sobre potenciais aspetos que deverão ser considerados numa futura revisão. A análise das entrevistas e questionários revela que existem várias premissas que não são devidamente implementadas e de algumas melhorias que já podem ser apontadas. O ainda frequente descuido nos salários, alimentação, segurança, higiene, saúde e as fiscalizações irregulares lesam a importância da MLC perante os Marítimos.
id RCAP_d26211d87bb0cd247b16e0cdf82f5970
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47117
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)Convenção do Trabalho MarítimoMarítimosCondições LaboraisArmadoresMLCA Convenção do Trabalho Marítima (Maritime Labour Convention (MLC 2006)) nasceu da cooperação e do consenso entre os governos, os armadores e os marítimos. A MLC tem como principal objetivo estabelecer as responsabilidades dos governos e dos armadores para com os seus marítimos. Tendo em consideração que o sucesso da implementação da MLC depende de vários protagonistas e também de organizações internacionais, em especial a IMO e a ILO, é essencial compreender a eficácia das medidas que estão a ser realizadas, pelos diversos protagonistas, para que a MLC 2006 possa cumprir o seu verdadeiro propósito de melhorar as condições de trabalho a bordo dos navios. Este trabalho de projeto pretende analisar as normas que estão a ser executadas por diversos organismos e, noutra vertente, dinamizar um critério que permita avaliar o efeito da Convenção, assim como conceber estratégias/recomendações sobre potenciais aspetos que deverão ser considerados numa futura revisão. A análise das entrevistas e questionários revela que existem várias premissas que não são devidamente implementadas e de algumas melhorias que já podem ser apontadas. O ainda frequente descuido nos salários, alimentação, segurança, higiene, saúde e as fiscalizações irregulares lesam a importância da MLC perante os Marítimos.Veiga, Marlene del Rocio Calderón Leça daRepositório ComumSantos, Susana Patrícia Barroco dos2023-10-06T16:11:02Z2016-11-092016-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47117TID:203361903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-08T12:13:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:04.625019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)
title Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)
spellingShingle Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)
Santos, Susana Patrícia Barroco dos
Convenção do Trabalho Marítimo
Marítimos
Condições Laborais
Armadores
MLC
title_short Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)
title_full Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)
title_fullStr Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)
title_full_unstemmed Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)
title_sort Critério de análise do impacto da implementação da Convenção sobre o Trabalho Marítimo (MLC 2006)
author Santos, Susana Patrícia Barroco dos
author_facet Santos, Susana Patrícia Barroco dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Marlene del Rocio Calderón Leça da
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Susana Patrícia Barroco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Convenção do Trabalho Marítimo
Marítimos
Condições Laborais
Armadores
MLC
topic Convenção do Trabalho Marítimo
Marítimos
Condições Laborais
Armadores
MLC
description A Convenção do Trabalho Marítima (Maritime Labour Convention (MLC 2006)) nasceu da cooperação e do consenso entre os governos, os armadores e os marítimos. A MLC tem como principal objetivo estabelecer as responsabilidades dos governos e dos armadores para com os seus marítimos. Tendo em consideração que o sucesso da implementação da MLC depende de vários protagonistas e também de organizações internacionais, em especial a IMO e a ILO, é essencial compreender a eficácia das medidas que estão a ser realizadas, pelos diversos protagonistas, para que a MLC 2006 possa cumprir o seu verdadeiro propósito de melhorar as condições de trabalho a bordo dos navios. Este trabalho de projeto pretende analisar as normas que estão a ser executadas por diversos organismos e, noutra vertente, dinamizar um critério que permita avaliar o efeito da Convenção, assim como conceber estratégias/recomendações sobre potenciais aspetos que deverão ser considerados numa futura revisão. A análise das entrevistas e questionários revela que existem várias premissas que não são devidamente implementadas e de algumas melhorias que já podem ser apontadas. O ainda frequente descuido nos salários, alimentação, segurança, higiene, saúde e as fiscalizações irregulares lesam a importância da MLC perante os Marítimos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
2016-11-09T00:00:00Z
2023-10-06T16:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47117
TID:203361903
url http://hdl.handle.net/10400.26/47117
identifier_str_mv TID:203361903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133606232195072