From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Adriana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Susana, Leite, Teresa, Silva, Encarnação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9171
Resumo: Neste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profi ssional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua. Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula.
id RCAP_d26bf057c11921ab927272e9216a9596
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammarEnsino de gramáticaConhecimento explícito da línguaPensamento do professorEnsino de português L1Grammar teachingExplicit knowledge of languageLanguage teacher cognitionPortuguese L1 teachingNeste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profi ssional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua. Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula.ABSTRACT The goal of this paper is to discuss representations about grammar teaching of Portuguese L1 teachers. It draws on the exploratory study designed to identify the invariants and divergences in self-perceptions about L1 grammar teaching of trainees in different training situations: in-service teachers, pre-service teachers and bachelor’s students. The study focus on student’s and teacher’s acknowledgment of the Portuguese L1 Curriculum (Reis et al. 2009), which conveys a clear paradigm change in Portuguese language education, assuming that grammar teaching is based upon language awareness development. The results show an evident gap between students and teachers in what concerns the familiarity with the Portuguese L1 Curriculum and teaching strategies. However, some puzzling convergent points are the importance attributed to grammar and poor linguistics background. The results analysis draws attention to the relationship between teacher cognition and practice, highlighting fragilities in teacher education and potential conceptual changes that may lead to effective changes in classroom practices.RCIPLCardoso, AdrianaPereira, SusanaLeite, TeresaSilva, Encarnação2018-12-17T15:16:50Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9171engCardoso, Adriana, Pereira, Susana, Leite, Teresa, & Silva, Encarnação. (2018). From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 34(4), 1019-1043. https://dx.doi.org/10.1590/0102-4450908494797806310102-445010.1590/0102-445090849479780631info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:47.919762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
title From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
spellingShingle From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
Cardoso, Adriana
Ensino de gramática
Conhecimento explícito da língua
Pensamento do professor
Ensino de português L1
Grammar teaching
Explicit knowledge of language
Language teacher cognition
Portuguese L1 teaching
title_short From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
title_full From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
title_fullStr From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
title_full_unstemmed From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
title_sort From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
author Cardoso, Adriana
author_facet Cardoso, Adriana
Pereira, Susana
Leite, Teresa
Silva, Encarnação
author_role author
author2 Pereira, Susana
Leite, Teresa
Silva, Encarnação
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Adriana
Pereira, Susana
Leite, Teresa
Silva, Encarnação
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de gramática
Conhecimento explícito da língua
Pensamento do professor
Ensino de português L1
Grammar teaching
Explicit knowledge of language
Language teacher cognition
Portuguese L1 teaching
topic Ensino de gramática
Conhecimento explícito da língua
Pensamento do professor
Ensino de português L1
Grammar teaching
Explicit knowledge of language
Language teacher cognition
Portuguese L1 teaching
description Neste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profi ssional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua. Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17T15:16:50Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9171
url http://hdl.handle.net/10400.21/9171
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Adriana, Pereira, Susana, Leite, Teresa, & Silva, Encarnação. (2018). From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 34(4), 1019-1043. https://dx.doi.org/10.1590/0102-445090849479780631
0102-4450
10.1590/0102-445090849479780631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133440926285825