From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9171 |
Resumo: | Neste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profi ssional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua. Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula. |
id |
RCAP_d26bf057c11921ab927272e9216a9596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammarEnsino de gramáticaConhecimento explícito da línguaPensamento do professorEnsino de português L1Grammar teachingExplicit knowledge of languageLanguage teacher cognitionPortuguese L1 teachingNeste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profi ssional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua. Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula.ABSTRACT The goal of this paper is to discuss representations about grammar teaching of Portuguese L1 teachers. It draws on the exploratory study designed to identify the invariants and divergences in self-perceptions about L1 grammar teaching of trainees in different training situations: in-service teachers, pre-service teachers and bachelor’s students. The study focus on student’s and teacher’s acknowledgment of the Portuguese L1 Curriculum (Reis et al. 2009), which conveys a clear paradigm change in Portuguese language education, assuming that grammar teaching is based upon language awareness development. The results show an evident gap between students and teachers in what concerns the familiarity with the Portuguese L1 Curriculum and teaching strategies. However, some puzzling convergent points are the importance attributed to grammar and poor linguistics background. The results analysis draws attention to the relationship between teacher cognition and practice, highlighting fragilities in teacher education and potential conceptual changes that may lead to effective changes in classroom practices.RCIPLCardoso, AdrianaPereira, SusanaLeite, TeresaSilva, Encarnação2018-12-17T15:16:50Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9171engCardoso, Adriana, Pereira, Susana, Leite, Teresa, & Silva, Encarnação. (2018). From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 34(4), 1019-1043. https://dx.doi.org/10.1590/0102-4450908494797806310102-445010.1590/0102-445090849479780631info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:47.919762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar |
title |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar |
spellingShingle |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar Cardoso, Adriana Ensino de gramática Conhecimento explícito da língua Pensamento do professor Ensino de português L1 Grammar teaching Explicit knowledge of language Language teacher cognition Portuguese L1 teaching |
title_short |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar |
title_full |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar |
title_fullStr |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar |
title_full_unstemmed |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar |
title_sort |
From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar |
author |
Cardoso, Adriana |
author_facet |
Cardoso, Adriana Pereira, Susana Leite, Teresa Silva, Encarnação |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Susana Leite, Teresa Silva, Encarnação |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Adriana Pereira, Susana Leite, Teresa Silva, Encarnação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de gramática Conhecimento explícito da língua Pensamento do professor Ensino de português L1 Grammar teaching Explicit knowledge of language Language teacher cognition Portuguese L1 teaching |
topic |
Ensino de gramática Conhecimento explícito da língua Pensamento do professor Ensino de português L1 Grammar teaching Explicit knowledge of language Language teacher cognition Portuguese L1 teaching |
description |
Neste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profi ssional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua. Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17T15:16:50Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9171 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Adriana, Pereira, Susana, Leite, Teresa, & Silva, Encarnação. (2018). From Initial Education to Portuguese L1 Classroom: conceptions about teaching and learning grammar. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 34(4), 1019-1043. https://dx.doi.org/10.1590/0102-445090849479780631 0102-4450 10.1590/0102-445090849479780631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133440926285825 |