Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, José Carlos Salgueiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10153
Resumo: Este trabalho representa o culminar da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música ministrado em parceria pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. Compreende a informação relativa à prática pedagógica desenvolvida, através de planificações, relatórios de observação e reflexões pessoais sobre as especificidades do ensino do piano. O estágio foi desenvolvido no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, pelo que encontramos informação relevante sobre a escola e a disciplina. Adicionalmente, integra o projeto de intervenção “Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”, com o objetivo de aprofundar a pertinência desta disciplina e dos seus profissionais no desenvolvimento musical em alunos de canto. Numa perspetiva metodológica de investigação-ação, partiu se para uma análise qualitativa de conteúdo, através de diário de bordo e relatórios dos alunos. A análise dos resultados obtidos em estudo mostrou a variedade de domínios que a correpetição compreende, bem como a importância do correpetidor e do piano no desenvolvimento de competências como a respiração, fonética e dicção, colaboração musical e entendimento estilístico. As conclusões apontam para os importantes benefícios nas rotinas de estudo individual e no trabalho com piano deste conjunto de ideias, ao revelar-se um excelente complemento à aula de canto, abordando não só os aspetos técnicos da voz cantada, mas principalmente o desenvolvimento e colaboração musical entre canto e piano.
id RCAP_d580495d0068c9b78c9255cc114bacc3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de cantoPrática educativaPianoCorrepetiçãoRespiração“Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”Educational practiseCoachingBreathing“Coaching as a learning strategy to singing students”Este trabalho representa o culminar da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música ministrado em parceria pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. Compreende a informação relativa à prática pedagógica desenvolvida, através de planificações, relatórios de observação e reflexões pessoais sobre as especificidades do ensino do piano. O estágio foi desenvolvido no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, pelo que encontramos informação relevante sobre a escola e a disciplina. Adicionalmente, integra o projeto de intervenção “Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”, com o objetivo de aprofundar a pertinência desta disciplina e dos seus profissionais no desenvolvimento musical em alunos de canto. Numa perspetiva metodológica de investigação-ação, partiu se para uma análise qualitativa de conteúdo, através de diário de bordo e relatórios dos alunos. A análise dos resultados obtidos em estudo mostrou a variedade de domínios que a correpetição compreende, bem como a importância do correpetidor e do piano no desenvolvimento de competências como a respiração, fonética e dicção, colaboração musical e entendimento estilístico. As conclusões apontam para os importantes benefícios nas rotinas de estudo individual e no trabalho com piano deste conjunto de ideias, ao revelar-se um excelente complemento à aula de canto, abordando não só os aspetos técnicos da voz cantada, mas principalmente o desenvolvimento e colaboração musical entre canto e piano.This paper is the culmination of the Curricular Unit Supervised Teaching Practise of the Master in Music Teaching, taught in partnership by the Superior College of Music and Arts of Porto and Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. It comprises the information about the developing teaching practise, through preparation and monitoring reports and personal reflections about the specificities of piano teaching. The internship was developed at Conservatório de Música Calouste Gulbenkian of Braga, so there is relevant information included. Additionally, it integrates the project “Coaching as a teaching strategy to singing students”, with the goal of deepening the suitability of this subject and of their professionals on the musical development of singing students. A methodological approach of research action, was the base for the qualitative analysis of content, through a logbook and student reports. The analysis of the results obtained on the study showed the variety of the domains that coaching encompasses, as well as the importance of the coach and of the piano on the development of skills as breathing, phonetics and diction, musical cooperation and stylistic understanding. The conclusions point to the important benefits on the individual study routines and the work with the piano of this set of ideas, revealing an excellent addition to the singing class, addressing not only the technical aspects of the sung voice, but mainly the development and musical cooperation between voice and piano.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRibeiro, Maria AméliaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVilas Boas, José Carlos Salgueiro2017-07-28T17:10:41Z2017-07-172017-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10153TID:201721147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:24.655213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto
title Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto
spellingShingle Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto
Vilas Boas, José Carlos Salgueiro
Prática educativa
Piano
Correpetição
Respiração
“Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”
Educational practise
Coaching
Breathing
“Coaching as a learning strategy to singing students”
title_short Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto
title_full Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto
title_fullStr Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto
title_full_unstemmed Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto
title_sort Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto
author Vilas Boas, José Carlos Salgueiro
author_facet Vilas Boas, José Carlos Salgueiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Ribeiro, Maria Amélia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, José Carlos Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Piano
Correpetição
Respiração
“Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”
Educational practise
Coaching
Breathing
“Coaching as a learning strategy to singing students”
topic Prática educativa
Piano
Correpetição
Respiração
“Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”
Educational practise
Coaching
Breathing
“Coaching as a learning strategy to singing students”
description Este trabalho representa o culminar da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música ministrado em parceria pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. Compreende a informação relativa à prática pedagógica desenvolvida, através de planificações, relatórios de observação e reflexões pessoais sobre as especificidades do ensino do piano. O estágio foi desenvolvido no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, pelo que encontramos informação relevante sobre a escola e a disciplina. Adicionalmente, integra o projeto de intervenção “Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”, com o objetivo de aprofundar a pertinência desta disciplina e dos seus profissionais no desenvolvimento musical em alunos de canto. Numa perspetiva metodológica de investigação-ação, partiu se para uma análise qualitativa de conteúdo, através de diário de bordo e relatórios dos alunos. A análise dos resultados obtidos em estudo mostrou a variedade de domínios que a correpetição compreende, bem como a importância do correpetidor e do piano no desenvolvimento de competências como a respiração, fonética e dicção, colaboração musical e entendimento estilístico. As conclusões apontam para os importantes benefícios nas rotinas de estudo individual e no trabalho com piano deste conjunto de ideias, ao revelar-se um excelente complemento à aula de canto, abordando não só os aspetos técnicos da voz cantada, mas principalmente o desenvolvimento e colaboração musical entre canto e piano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28T17:10:41Z
2017-07-17
2017-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10153
TID:201721147
url http://hdl.handle.net/10400.22/10153
identifier_str_mv TID:201721147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473363599360