A educação ambiental percepcionada através dos manuais escolares de ciências da natureza: Um estudo empírico do tema a água
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/954 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia e Educação Ambientais |
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A educação ambiental percepcionada através dos manuais escolares de ciências da natureza: Um estudo empírico do tema a águaPsicologia ambientalLivros escolaresAprendizagemAmbienteEducação ambientalEnvironmental psychologyTextbooksLearningEnvironmentEnvironmental educationDissertação de Mestrado em Psicologia e Educação AmbientaisA Educação Ambiental (EA) é uma área crucial para a sustentabilidade do nosso Planeta, tendo a Escola um papel fundamental no desenvolvimento da "Consciência Ecológica" de todos os cidadãos. A problemática deste trabalho centra-se na análise do tema sobre a água em dois Manuais Escolares (ME's) de Ciências da Natureza (CN), investigando se estes abordam de forma significativa as perspectivas propostas pela EA, para que esta se promova na escola. A análise perspectivou-se de acordo com dois quadros de análise, cuja construção se baseou nas linhas epistemológicas da EA. Embora os fundamentos teóricos da EA apelem a uma perspectiva inter e transdisciplinar, as suas características intrínsecas vão em direcção aos objectivos, conceitos e conteúdos que pertencem principalmente ao domínio das ciências. O ensino das ciências não se deve restringir a uma formação de natureza unicamente instrucional, fora do contexto social e cultural dos alunos, antes pelo contrário deverá incluir elementos de desenvolvimento pessoal e social, suscitando a participação no seu próprio meio Natural e Social, sendo abordada numa perspectiva de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Como todos sabem, as escolas deparam-se com grandes carências de recursos didácticos, assim, o ME surge como principal e mais importante material para desenvolver as metas propostas pelos programas, assumindo grande importância tanto na preparação das aulas por parte dos docentes, como na construção das aprendizagens pelos alunos. A técnica utilizada foi a análise qualitativa de conteúdo. A validade e fidelidade do instrumento de análise foram garantidas pelo quadro teórico do capítulo 3, onde é fundamentado a construção dos diferentes referentes em ambas as dimensões de análise. De acordo com a hipótese de trabalho enunciada e tendo em consideração as bases teóricas da EA, iremos incluir as conclusões num comunicado global. Os dados por nós obtidos permitem concluir que a abordagem do tema da água, nos ME's, pouco contribuem para desenvolver e promover as metas propostas pela EA.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPASimões, Maribel Ribeiro Barbosa2011-10-01T12:29:21Z2001-01-01T00:00:00Z2001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:03Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:03.425777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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