A construção da escola inclusiva no município de Franca (São Paulo) e os desafios das metas para o ensino fundamental segundo o plano nacional de educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10198 |
Resumo: | A presente pesquisa teve o objetivo de compreender as propostas municipais para Educação Especial na perspectiva inclusiva e o que se concretiza no ambiente de inclusão escolar, a partir do que é proposto no município de Franca/SP, com recorte sobre as séries iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), pois, 505 educandos com necessidades educacionais especiais, regularmente matriculados na rede e que apresentaram laudo médico e frequentam o Atendimento Educacional Especializado, estão nesse nível educacional. Focou-se mais especificamente na compreensão dos princípios da escola inclusiva, partindo da análise das políticas públicas de atendimentos à população, e como tem sido compreendida por extensa parte da sociedade, especificamente, por grande parte dos profissionais da educação. Inicialmente foi realizada uma contextualização histórica dos modelos educacionais e sua relação com o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil, para que se pudesse compreender a temática estudada. Em seguida, foi realizada a discussão sobre as concepções teóricas nos âmbitos internacionais e nacionais que subsidiam as políticas públicas municipais. Posteriormente, a pesquisa focou na análise do Plano Nacional de Educação e suas metas, e no que é proposto para a construção de uma escola inclusiva, procurando analisar e compreender o que a rede municipal propõe para temática. A partir dessa análise realizou-se a contextualização das propostas educacionais da rede municipal de ensino. No que se refere ao método de recolha de dados foi utilizado o misto quali/quanti, que possibilita a realização de estudos com desenhos metodológicos diferentes, mas que produzem dados mutuamente complementares, favorecendo uma interpretação mais completa e abrangente do fenômeno investigado. Buscando pela objetividade das respostas, tendo em vista que a análise recorreu a um enfoque quantitativo num primeiro momento, e depois na busca de uma maior compreensão sobre o assunto, foi realizada uma análise qualitativa a partir da entrevista, buscando analisar e compreender os aspectos mais profundos da construção da escola inclusiva. A coleta de dados ocorreu de forma simultânea, ou seja, os dados qualitativos e quantitativos foram coletados ao mesmo tempo, tabulados e analisados de maneira a aprofundar a discussão sobre a educação inclusiva. A integração entre os dados foi realizada ao final da pesquisa para identificar convergências e divergências. Concluiu-se que a rede municipal vem se estruturando para atender os alunos NEE com qualidade. Os entrevistados compreendem a importância e necessidade de se realizar a inclusão, entretanto, ainda se faz necessário realizar melhorias e investimentos na formação do professor e criar uma rede de apoio técnico especializado multidisciplinar, potencializando o trabalho da escola e do professor. Corrigir, segundo o que se explica na metodologia. |
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A construção da escola inclusiva no município de Franca (São Paulo) e os desafios das metas para o ensino fundamental segundo o plano nacional de educaçãoPolítica públicaEducação inclusivaPlano Nacional de EducaçãoPublic policyInclusive educationNational Education PlanDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente pesquisa teve o objetivo de compreender as propostas municipais para Educação Especial na perspectiva inclusiva e o que se concretiza no ambiente de inclusão escolar, a partir do que é proposto no município de Franca/SP, com recorte sobre as séries iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), pois, 505 educandos com necessidades educacionais especiais, regularmente matriculados na rede e que apresentaram laudo médico e frequentam o Atendimento Educacional Especializado, estão nesse nível educacional. Focou-se mais especificamente na compreensão dos princípios da escola inclusiva, partindo da análise das políticas públicas de atendimentos à população, e como tem sido compreendida por extensa parte da sociedade, especificamente, por grande parte dos profissionais da educação. Inicialmente foi realizada uma contextualização histórica dos modelos educacionais e sua relação com o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil, para que se pudesse compreender a temática estudada. Em seguida, foi realizada a discussão sobre as concepções teóricas nos âmbitos internacionais e nacionais que subsidiam as políticas públicas municipais. Posteriormente, a pesquisa focou na análise do Plano Nacional de Educação e suas metas, e no que é proposto para a construção de uma escola inclusiva, procurando analisar e compreender o que a rede municipal propõe para temática. A partir dessa análise realizou-se a contextualização das propostas educacionais da rede municipal de ensino. No que se refere ao método de recolha de dados foi utilizado o misto quali/quanti, que possibilita a realização de estudos com desenhos metodológicos diferentes, mas que produzem dados mutuamente complementares, favorecendo uma interpretação mais completa e abrangente do fenômeno investigado. Buscando pela objetividade das respostas, tendo em vista que a análise recorreu a um enfoque quantitativo num primeiro momento, e depois na busca de uma maior compreensão sobre o assunto, foi realizada uma análise qualitativa a partir da entrevista, buscando analisar e compreender os aspectos mais profundos da construção da escola inclusiva. A coleta de dados ocorreu de forma simultânea, ou seja, os dados qualitativos e quantitativos foram coletados ao mesmo tempo, tabulados e analisados de maneira a aprofundar a discussão sobre a educação inclusiva. A integração entre os dados foi realizada ao final da pesquisa para identificar convergências e divergências. Concluiu-se que a rede municipal vem se estruturando para atender os alunos NEE com qualidade. Os entrevistados compreendem a importância e necessidade de se realizar a inclusão, entretanto, ainda se faz necessário realizar melhorias e investimentos na formação do professor e criar uma rede de apoio técnico especializado multidisciplinar, potencializando o trabalho da escola e do professor. Corrigir, segundo o que se explica na metodologia.The present research aimed to understand the municipal proposals for Special Education in an inclusive perspective and what takes place in the school inclusion environment, based on what is proposed in the municipality of Franca / SP, with an excerpt on the initial grades of Elementary School I (1st to 5th year), therefore, 505 students with special educational needs, regularly enrolled in the network and who presented a medical report and attend the Specialized Educational Service, are at this educational level. It focused more specifically on understanding the principles of inclusive school, starting from the analysis of public policies for serving the population, and how it has been understood by a large part of society, specifically, by a large part of education professionals. Initially, a historical contextualization of educational models and their relationship with the development of Special Education in Brazil was carried out, so that the theme studied could be understood. Then, there was a discussion about the theoretical conceptions in the international and national spheres that subsidize the municipal public policies. Subsequently, the research focused on the analysis of the National Education Plan and its goals, and on what is proposed for the construction of an inclusive school, seeking to analyze and understand what the municipal network proposes for the theme. From this analysis, the educational proposals of the municipal school system were contextualized. With regard to the method of data collection, the mixed quali / quanti was used, which makes it possible to carry out studies with different methodological designs, but which produce mutually complementary data, favoring a more complete and comprehensive interpretation of the investigated phenomenon. Searching for the objectivity of the answers, considering that the analysis resorted to a quantitative approach at first, and then in the search for a greater understanding on the subject, a qualitative analysis was carried out from the interview, seeking to analyze and understand the most important aspects. of building an inclusive school. Data collection occurred simultaneously, that is, qualitative and quantitative data were collected at the same time, tabulated and analyzed in order to deepen the discussion on inclusive education. The integration between the data was carried out at the end of the research to identify convergences and divergences. It was concluded that the municipal network has been structured to serve SEN students with quality. Respondents understand the importance and need to achieve inclusion, however, it is still necessary to make improvements and investments in teacher training and create a network of specialized multidisciplinary technical support, enhancing the work of the school and the teacher. Correct, according to what is explained in the methodology.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Jeniffer Vitorino da2021-09-13T09:02:51Z2021-07-272021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10198TID:202980324porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:29Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:59.718650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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