A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581 |
Resumo: | Orientador: Sandra Fernandes Leite |
id |
UNICAMP-30_7b60e952326aa5dd68909a0beac3b003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1165249 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do TocantinsSpecial and inclusive education in the National Education Plan : mapping of goal 4 in the city of Porto Nacional in the state of TocantinsPlano Nacional de EducaçãoEducação inclusivaEducação especialNational Education PlanInclusive educationSpecial educationOrientador: Sandra Fernandes LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei n.º 13.005, com vigência de 2014 a 2024, traz 20 metas para a educação brasileira. A Meta 4 propõe a universalização do atendimento escolar aos estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de preferência na rede regular de ensino. Com base nesse cenário, este estudo procura verificar se esses objetivos estão contemplados no Plano Estadual de Educação (PEE) do estado do Tocantins e, mais especificamente, no Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Nacional - TO. Dados relativos à Meta 4 (Educação Especial e Inclusiva) foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental para uma análise qualitativa e quantitativa. Para a análise dos dados estatísticos, foram utilizadas as fontes oficiais Censo Demográfico (2010) e Censo Escolar (2010 a 2018), relacionando-os à legislação e às políticas educacionais referentes à Educação Especial e à Meta 4 do PME de Porto Nacional. Os resultados obtidos indicam que, embora tenha havido um aumento do percentual de matrículas da população com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação, esse aumento não é percebido em todas as etapas e modalidades da Educação BásicaAbstract: The National Education Plan (PNE), Law nº 13,005, effective from 2014 to 2024, has 20 goals about Brazilian education. Goal 4 proposes the school attendance universalization to students with disabilities, global developmental disorders, and high skills or giftedness, preferably in the regular school system. In this scenario, this study aims to verify whether the State Education Plan (PEE) of Tocantins and, more specifically, the Municipal Education Plan (PME) of Porto Nacional contemplates these objectives. In this way, we collected data about Goal 4 (Special and Inclusive Education) through bibliographic and documentary research to a qualitative and quantitative analysis. We used official sources, as the Demographic Census (2010) and the School Census (2010 to 2018) to analyze the data, relating them to legislation and educational policies about special education and Goal 4 of the Porto Nacional PME. Our results showed that although there is an increase in the percentage of school registration of people with disabilities, global developmental disorders, and high skills and/or giftedness, this increase is not reflected in all stages and modalities of basic educationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES[s.n.]Leite, Sandra Fernandes, 1968-Palmen, Sueli Helena de CamargoPirola, Sandra Mara FulcoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-20212021-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação: mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins. 2021. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165249Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T16:21:06Zoai::1165249Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-18T16:21:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins Special and inclusive education in the National Education Plan : mapping of goal 4 in the city of Porto Nacional in the state of Tocantins |
title |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins |
spellingShingle |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986- Plano Nacional de Educação Educação inclusiva Educação especial National Education Plan Inclusive education Special education |
title_short |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins |
title_full |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins |
title_fullStr |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins |
title_full_unstemmed |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins |
title_sort |
A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins |
author |
Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986- |
author_facet |
Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Sandra Fernandes, 1968- Palmen, Sueli Helena de Camargo Pirola, Sandra Mara Fulco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano Nacional de Educação Educação inclusiva Educação especial National Education Plan Inclusive education Special education |
topic |
Plano Nacional de Educação Educação inclusiva Educação especial National Education Plan Inclusive education Special education |
description |
Orientador: Sandra Fernandes Leite |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-03-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581 TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação: mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins. 2021. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581 |
identifier_str_mv |
TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação: mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins. 2021. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165249 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189173939142656 |