A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581
Resumo: Orientador: Sandra Fernandes Leite
id UNICAMP-30_7b60e952326aa5dd68909a0beac3b003
oai_identifier_str oai::1165249
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do TocantinsSpecial and inclusive education in the National Education Plan : mapping of goal 4 in the city of Porto Nacional in the state of TocantinsPlano Nacional de EducaçãoEducação inclusivaEducação especialNational Education PlanInclusive educationSpecial educationOrientador: Sandra Fernandes LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei n.º 13.005, com vigência de 2014 a 2024, traz 20 metas para a educação brasileira. A Meta 4 propõe a universalização do atendimento escolar aos estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação de preferência na rede regular de ensino. Com base nesse cenário, este estudo procura verificar se esses objetivos estão contemplados no Plano Estadual de Educação (PEE) do estado do Tocantins e, mais especificamente, no Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Nacional - TO. Dados relativos à Meta 4 (Educação Especial e Inclusiva) foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental para uma análise qualitativa e quantitativa. Para a análise dos dados estatísticos, foram utilizadas as fontes oficiais Censo Demográfico (2010) e Censo Escolar (2010 a 2018), relacionando-os à legislação e às políticas educacionais referentes à Educação Especial e à Meta 4 do PME de Porto Nacional. Os resultados obtidos indicam que, embora tenha havido um aumento do percentual de matrículas da população com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação, esse aumento não é percebido em todas as etapas e modalidades da Educação BásicaAbstract: The National Education Plan (PNE), Law nº 13,005, effective from 2014 to 2024, has 20 goals about Brazilian education. Goal 4 proposes the school attendance universalization to students with disabilities, global developmental disorders, and high skills or giftedness, preferably in the regular school system. In this scenario, this study aims to verify whether the State Education Plan (PEE) of Tocantins and, more specifically, the Municipal Education Plan (PME) of Porto Nacional contemplates these objectives. In this way, we collected data about Goal 4 (Special and Inclusive Education) through bibliographic and documentary research to a qualitative and quantitative analysis. We used official sources, as the Demographic Census (2010) and the School Census (2010 to 2018) to analyze the data, relating them to legislation and educational policies about special education and Goal 4 of the Porto Nacional PME. Our results showed that although there is an increase in the percentage of school registration of people with disabilities, global developmental disorders, and high skills and/or giftedness, this increase is not reflected in all stages and modalities of basic educationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES[s.n.]Leite, Sandra Fernandes, 1968-Palmen, Sueli Helena de CamargoPirola, Sandra Mara FulcoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-20212021-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação: mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins. 2021. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165249Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T16:21:06Zoai::1165249Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-18T16:21:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
Special and inclusive education in the National Education Plan : mapping of goal 4 in the city of Porto Nacional in the state of Tocantins
title A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
spellingShingle A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
Plano Nacional de Educação
Educação inclusiva
Educação especial
National Education Plan
Inclusive education
Special education
title_short A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
title_full A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
title_fullStr A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
title_full_unstemmed A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
title_sort A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação : mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins
author Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
author_facet Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sandra Fernandes, 1968-
Palmen, Sueli Helena de Camargo
Pirola, Sandra Mara Fulco
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanihara, Ingred Luana Souza Rosário, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Plano Nacional de Educação
Educação inclusiva
Educação especial
National Education Plan
Inclusive education
Special education
topic Plano Nacional de Educação
Educação inclusiva
Educação especial
National Education Plan
Inclusive education
Special education
description Orientador: Sandra Fernandes Leite
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-03-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581
TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação: mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins. 2021. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581
identifier_str_mv TANIHARA, Ingred Luana Souza Rosário. A educação especial e inclusiva no Plano Nacional de Educação: mapeamento da meta 4 na cidade de Porto Nacional no estado do Tocantins. 2021. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641581. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165249
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138561999503360