Música de conjunto como fator de motivação para o estudo individual de violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Daniela Ramos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25240
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. Por sua vez, a PES foi desenvolvida no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe de violino do professor Ricardo Godinho. A temática deste projeto, “Música de Conjunto como Fator de Motivação para Estudo Individual de Violino”, pretendeu demonstrar aos alunos a existência de um paralelo à prática individual, nomeadamente, a música de conjunto. Nesta modalidade os alunos conseguem desenvolver projetos imediatamente mais gratificantes, mas aplicando competências adquiridas das aulas individuais. O objetivo principal deste projeto visa assim verificar se existe alguma alteração do nível de motivação nos alunos que se encontram nos primeiros anos de aprendizagem de violino, após a realização de um projeto instrumental de conjunto. É objetivo primo, com a implementação do projeto, que os alunos se tornem mais autónomos e motivados para a prática do estudo individual do instrumento. O presente relatório, está dividido em três partes fundamentais. Numa primeira parte é apresentado o relatório referente à prática de ensino no qual se contextualiza e apresenta a instituição de acolhimento, assim como a descrição e observação do trabalho realizado na mesma. Após esta, surge a segunda parte onde é apresentado o projeto de investigação que pretende ser um contributo para o desenvolvimento de novos métodos de abordagem à aprendizagem em conjunto. Nesta, foi realizada uma abordagem teórica sobre a motivação, onde foram explicadas teorias de diversos autores entre eles Hallam, Bandura, O’Neill e McPherson. A partir desta abordagem teórica, foi implementado um projeto musical de grupo, nomeadamente, um estágio de violinos. Neste foi possível realizar recolha de dados, através de inquéritos acerca dos hábitos de estudo, níveis de motivação para o estudo individual e frequência de música de conjunto. Foi através destes que foi possível aferir que a prática de música de conjunto é benéfica para os níveis de motivação exigidos à prática individual do instrumento. Na terceira parte, foi elaborada a conclusão onde são discutidos os resultados e limitações do projeto à luz dos objetivos propostos, realizadas sugestões didáticas e investigativas para estudos posteriores e ainda uma breve referência à experiência da PES
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O objetivo principal deste projeto visa assim verificar se existe alguma alteração do nível de motivação nos alunos que se encontram nos primeiros anos de aprendizagem de violino, após a realização de um projeto instrumental de conjunto. É objetivo primo, com a implementação do projeto, que os alunos se tornem mais autónomos e motivados para a prática do estudo individual do instrumento. O presente relatório, está dividido em três partes fundamentais. Numa primeira parte é apresentado o relatório referente à prática de ensino no qual se contextualiza e apresenta a instituição de acolhimento, assim como a descrição e observação do trabalho realizado na mesma. Após esta, surge a segunda parte onde é apresentado o projeto de investigação que pretende ser um contributo para o desenvolvimento de novos métodos de abordagem à aprendizagem em conjunto. Nesta, foi realizada uma abordagem teórica sobre a motivação, onde foram explicadas teorias de diversos autores entre eles Hallam, Bandura, O’Neill e McPherson. A partir desta abordagem teórica, foi implementado um projeto musical de grupo, nomeadamente, um estágio de violinos. Neste foi possível realizar recolha de dados, através de inquéritos acerca dos hábitos de estudo, níveis de motivação para o estudo individual e frequência de música de conjunto. Foi através destes que foi possível aferir que a prática de música de conjunto é benéfica para os níveis de motivação exigidos à prática individual do instrumento. Na terceira parte, foi elaborada a conclusão onde são discutidos os resultados e limitações do projeto à luz dos objetivos propostos, realizadas sugestões didáticas e investigativas para estudos posteriores e ainda uma breve referência à experiência da PESThe written work that follows was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) subject, inserted in the second year of the MA in Music Teaching at the University of Aveiro. In turn, the abovementioned Supervised Teaching Practice took place at “Conservatório de Música Calouste Gulbenkian” in Braga, in the violin class of the teacher Ricardo Godinho. The theme of this project, "Group Music as a Motivational Factor for Individual Study of Violin", aimed at developing students’ awareness of the existence of a parallel and eventually more interesting alternative to instrument individual practice, namely, group performance. By approaching their musical performance in this way, the students can develop projects instantly more gratifying, even though still applying skills acquired in individual classes. The main objective of the project is to check if there is any variation in the motivation level of the students who are in their first years of learning violin, after experiencing instrumental group performance classes. The underlying prime objective of the implementation of the project, is that the students become more autonomous and motivated, as far as the practice and individual study of the instrument is concerned. The paper is divided into three key parts. In the first part, there is a presentation of the report on the teaching practice, the host institution is also contextualized and presented, as well as the description and observation of the work developed along the school year. After this, in the second part, there is a description of the research project that intends to be a contribution to the development of new methods of approaching learning while performing the violin in a group. A theoretical approach on motivation was carried out in this part taking into consideration the theories of several authors, among whom Hallam, Bandura, O'Neill and McPherson. Based on this theoretical approach, a musical project for a group performance practice was implemented, namely, a violin stage. It was possible to collect data, through surveys about study habits, levels of motivation for individual study and frequency of ensemble music. After a thorough analysis of all the data collected, it was possible to verify that the practice of music in a group performance is beneficial to the levels of motivation that are essential for the individual practice of the instrument. In the third and last part of the paper there is the conclusion in which the results and limitations of the project are reviewed, taking into consideration the initially proposed objectives. There are also some didactic and investigative suggestions for later studies as well as a short reference to the PES experience2019-02-07T14:04:42Z2018-10-30T00:00:00Z2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25240TID:202240606porFerreira, Maria Daniela Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:09Zoai:ria.ua.pt:10773/25240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:36.948818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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