Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19114 |
Resumo: | O objetivo deste relatório final de estágio, é apresentar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Primeiramente, foca-se na contextualização, de maneira a dar a conhecer qual o ambiente em que se desenvolveu o estágio ao nível do agrupamento, dos recursos temporais, espaciais, materiais e humanos. Estava inserida num contexto que me proporcionou a participação em muitas atividades diferentes. Seguidamente, exploro a intervenção da turma de três perspetivas, do planeamento, da avaliação e a condução. Seguindo uma sequência temporal e uma lógica de descrição e reflexão. Este ponto procura explorar as dificuldades sentidas, como foram ultrapassadas e como foi a evolução na lecionação da turma, tanto ao nível do desempenho e postura dos alunos, e da minha intervenção enquanto professora estagiária. Sobre a intervenção na escola, reflito sobre o Desporto Escolar e as atividades do Grupo de Educação Física. Ao nível do Desporto Escolar, estava inserida no núcleo de voleibol, fazendo um acompanhamento dos treinos e dos encontros. Finalmente, abordo a intervenção na comunidade que engloba, a lecionação do primeiro ciclo, o acompanhamento da direção de turma e o projeto de investigação. Através do projeto de investigação pude aprender novas competências relacionadas com a investigação-ação. O relatório termina com uma ponderação final, sobre todas as experiências vividas que contribuíram para o meu desenvolvimento ao longo do ano letivo |
id |
RCAP_d2ac4569ba2dc878c32fd6613e3e2d32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de CarcavelosEducação FísicaEscolaEstágio PedagógicoInternshipPhysical EducationSchoolDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO objetivo deste relatório final de estágio, é apresentar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Primeiramente, foca-se na contextualização, de maneira a dar a conhecer qual o ambiente em que se desenvolveu o estágio ao nível do agrupamento, dos recursos temporais, espaciais, materiais e humanos. Estava inserida num contexto que me proporcionou a participação em muitas atividades diferentes. Seguidamente, exploro a intervenção da turma de três perspetivas, do planeamento, da avaliação e a condução. Seguindo uma sequência temporal e uma lógica de descrição e reflexão. Este ponto procura explorar as dificuldades sentidas, como foram ultrapassadas e como foi a evolução na lecionação da turma, tanto ao nível do desempenho e postura dos alunos, e da minha intervenção enquanto professora estagiária. Sobre a intervenção na escola, reflito sobre o Desporto Escolar e as atividades do Grupo de Educação Física. Ao nível do Desporto Escolar, estava inserida no núcleo de voleibol, fazendo um acompanhamento dos treinos e dos encontros. Finalmente, abordo a intervenção na comunidade que engloba, a lecionação do primeiro ciclo, o acompanhamento da direção de turma e o projeto de investigação. Através do projeto de investigação pude aprender novas competências relacionadas com a investigação-ação. O relatório termina com uma ponderação final, sobre todas as experiências vividas que contribuíram para o meu desenvolvimento ao longo do ano letivoThe purpose of this final internship report is to present and reflect on the experiences lived during the academic year 2017/2018, in Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Firstly, it focuses on contextualization, in order to make known the environment in which the stage was developed at the grouping level, temporal, spatial, material and human resources. It was in a context that gave me the opportunity to participate in many different activities. I then explore the three-way group's intervention in planning, assessment and driving. Following a temporal sequence and a logic of description and reflection. This point seeks to explore the difficulties experienced, how they were overcome and how was the evolution in the teaching of the class, both in terms of performance and posture of students, and my intervention as a trainee teacher. About the intervention in the school, I reflect on the School Sport and the activities of the Physical Education Group. At the level of School Sports, she was part of the volleyball core, following the training and the meetings. Finally, I approach the intervention in the community that includes, the first cycle teaching, the monitoring of the class direction and the research project. Through the research project I was able to learn new skills related to action research. The report ends with a final consideration of all the experiences that have contributed to my development throughout the school year.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaSilva, Maria Ema Teixeira Amado da2019-12-20T11:54:43Z2019-05-152019-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19114TID:202328368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:03.419581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos Silva, Maria Ema Teixeira Amado da Educação Física Escola Estágio Pedagógico Internship Physical Education School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária de Carcavelos |
author |
Silva, Maria Ema Teixeira Amado da |
author_facet |
Silva, Maria Ema Teixeira Amado da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João Filipe da Silva Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Ema Teixeira Amado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escola Estágio Pedagógico Internship Physical Education School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Física Escola Estágio Pedagógico Internship Physical Education School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O objetivo deste relatório final de estágio, é apresentar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Primeiramente, foca-se na contextualização, de maneira a dar a conhecer qual o ambiente em que se desenvolveu o estágio ao nível do agrupamento, dos recursos temporais, espaciais, materiais e humanos. Estava inserida num contexto que me proporcionou a participação em muitas atividades diferentes. Seguidamente, exploro a intervenção da turma de três perspetivas, do planeamento, da avaliação e a condução. Seguindo uma sequência temporal e uma lógica de descrição e reflexão. Este ponto procura explorar as dificuldades sentidas, como foram ultrapassadas e como foi a evolução na lecionação da turma, tanto ao nível do desempenho e postura dos alunos, e da minha intervenção enquanto professora estagiária. Sobre a intervenção na escola, reflito sobre o Desporto Escolar e as atividades do Grupo de Educação Física. Ao nível do Desporto Escolar, estava inserida no núcleo de voleibol, fazendo um acompanhamento dos treinos e dos encontros. Finalmente, abordo a intervenção na comunidade que engloba, a lecionação do primeiro ciclo, o acompanhamento da direção de turma e o projeto de investigação. Através do projeto de investigação pude aprender novas competências relacionadas com a investigação-ação. O relatório termina com uma ponderação final, sobre todas as experiências vividas que contribuíram para o meu desenvolvimento ao longo do ano letivo |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20T11:54:43Z 2019-05-15 2019-05-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19114 TID:202328368 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19114 |
identifier_str_mv |
TID:202328368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131132185280512 |