Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Margarida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5700
Resumo: Sumário pormenorizado da lição apresentada como parte das provas de agregação, do grupo de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nos termos do disposto na alínea b), do artigo 9º do Decreto-Lei nº 301/72, de 14 de Agosto.
id RCAP_d2bf05089976e2563e3049e694a01823
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição sínteseInteracções sociaisApropriação de conhecimentosMatemáticaPiagetVygotskySumário pormenorizado da lição apresentada como parte das provas de agregação, do grupo de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nos termos do disposto na alínea b), do artigo 9º do Decreto-Lei nº 301/72, de 14 de Agosto.A lição sintetizada neste sumário tem como finalidade principal a apresentação e discussão de uma abordagem interpretativa dos fenómenos relacionais: a Psicologia Social da Apropriação do Conhecimento. Esta abordagem está concebida como uma ferramenta mental (Vygotsky, 1962, 1978) para a compreensão de uma situação complexa: as interacções sociais estabelecidas na sala de aula e o papel que elas desempenham no processo de apropriação de conhecimentos e de mobilização de competências. Nas últimas três décadas a importância das interacções sociais estabelecidas na sala de aula, enquanto elemento mediador da apropriação de conhecimentos e mobilização de competências, tem sido salientada por muitos autores. Após cerca de 30 anos de percurso, é interessante voltar um pouco às origens e reflectir sobre os contributos dados pelos autores que serviram de base à formação de um novo quadro de referência teórico: Piaget e Vygotsky. Pretendemos fazê-lo de uma forma dinâmica, assinalando as modificações que os constructos foram sofrendo à medida que a investigação foi progredindo e que o quadro de referência teórico da Psicologia Social da Apropriação do Conhecimento se foi clarificando.Repositório da Universidade de LisboaCésar, Margarida2012-03-22T12:23:41Z2003-082003-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:07:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:07:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
title Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
spellingShingle Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
César, Margarida
Interacções sociais
Apropriação de conhecimentos
Matemática
Piaget
Vygotsky
title_short Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
title_full Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
title_fullStr Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
title_full_unstemmed Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
title_sort Interacções sociais e a apropriação de conhecimentos - Sumário pormenorizado da lição síntese
author César, Margarida
author_facet César, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Interacções sociais
Apropriação de conhecimentos
Matemática
Piaget
Vygotsky
topic Interacções sociais
Apropriação de conhecimentos
Matemática
Piaget
Vygotsky
description Sumário pormenorizado da lição apresentada como parte das provas de agregação, do grupo de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, nos termos do disposto na alínea b), do artigo 9º do Decreto-Lei nº 301/72, de 14 de Agosto.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08
2003-08-01T00:00:00Z
2012-03-22T12:23:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5700
url http://hdl.handle.net/10451/5700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548763788476416