Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015 http://hdl.handle.net/11449/10822 |
Resumo: | Neste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico. |
id |
UNSP_f26dbe64c231cf230a056b01a1dc02e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10822 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricasPiaget's answer to Vygotsky: theoretical convergences and divergencesPiagetVygotskyPsicologia GenéticaDesenvolvimento do PensamentoDesenvolvimento do ConhecimentoPiagetVygotskyCognitive DevelopmentGenetic PsychologyThought DevelopmentNeste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico.In analyzing Piaget's answer to Vygotsky's critics, in the present study we tried to emphasize the basic theoretical convergences and divergences appointed by the first author in relation to the second. With this in mind, as our first step, we analyzed Piaget's explanations about the reality of the psychological phenomenon of the linguistic and cognitive egocentrism; as our second step, we analyzed the relations between scientific concepts and which are spontaneously developed in the children. As our third step, we analyzed Piaget's different position about the mechanisms which explain the knowledge progress and development. We concluded that in Piaget's answer to Vygotsky there is a clear difference of his theoretical system.UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Psicologia da EducaçãoUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]2014-05-20T13:31:46Z2014-05-20T13:31:46Z2013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article271-292application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação, v. 38, n. 1, p. 271-292, 2013.2175-6236http://hdl.handle.net/11449/1082210.1590/S2175-62362013000100015S2175-62362013000100015S2175-62362013000100015.pdf5947319585220923SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas Piaget's answer to Vygotsky: theoretical convergences and divergences |
title |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas |
spellingShingle |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP] Piaget Vygotsky Psicologia Genética Desenvolvimento do Pensamento Desenvolvimento do Conhecimento Piaget Vygotsky Cognitive Development Genetic Psychology Thought Development |
title_short |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas |
title_full |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas |
title_fullStr |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas |
title_full_unstemmed |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas |
title_sort |
Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas |
author |
Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP] |
author_facet |
Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget Vygotsky Psicologia Genética Desenvolvimento do Pensamento Desenvolvimento do Conhecimento Piaget Vygotsky Cognitive Development Genetic Psychology Thought Development |
topic |
Piaget Vygotsky Psicologia Genética Desenvolvimento do Pensamento Desenvolvimento do Conhecimento Piaget Vygotsky Cognitive Development Genetic Psychology Thought Development |
description |
Neste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 2014-05-20T13:31:46Z 2014-05-20T13:31:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015 Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação, v. 38, n. 1, p. 271-292, 2013. 2175-6236 http://hdl.handle.net/11449/10822 10.1590/S2175-62362013000100015 S2175-62362013000100015 S2175-62362013000100015.pdf 5947319585220923 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015 http://hdl.handle.net/11449/10822 |
identifier_str_mv |
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação, v. 38, n. 1, p. 271-292, 2013. 2175-6236 10.1590/S2175-62362013000100015 S2175-62362013000100015 S2175-62362013000100015.pdf 5947319585220923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
271-292 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128184702468096 |