Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015
http://hdl.handle.net/11449/10822
Resumo: Neste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico.
id UNSP_f26dbe64c231cf230a056b01a1dc02e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10822
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricasPiaget's answer to Vygotsky: theoretical convergences and divergencesPiagetVygotskyPsicologia GenéticaDesenvolvimento do PensamentoDesenvolvimento do ConhecimentoPiagetVygotskyCognitive DevelopmentGenetic PsychologyThought DevelopmentNeste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico.In analyzing Piaget's answer to Vygotsky's critics, in the present study we tried to emphasize the basic theoretical convergences and divergences appointed by the first author in relation to the second. With this in mind, as our first step, we analyzed Piaget's explanations about the reality of the psychological phenomenon of the linguistic and cognitive egocentrism; as our second step, we analyzed the relations between scientific concepts and which are spontaneously developed in the children. As our third step, we analyzed Piaget's different position about the mechanisms which explain the knowledge progress and development. We concluded that in Piaget's answer to Vygotsky there is a clear difference of his theoretical system.UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Psicologia da EducaçãoUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Psicologia da EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]2014-05-20T13:31:46Z2014-05-20T13:31:46Z2013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article271-292application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação, v. 38, n. 1, p. 271-292, 2013.2175-6236http://hdl.handle.net/11449/1082210.1590/S2175-62362013000100015S2175-62362013000100015S2175-62362013000100015.pdf5947319585220923SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T18:36:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10822Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T18:36:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
Piaget's answer to Vygotsky: theoretical convergences and divergences
title Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
spellingShingle Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]
Piaget
Vygotsky
Psicologia Genética
Desenvolvimento do Pensamento
Desenvolvimento do Conhecimento
Piaget
Vygotsky
Cognitive Development
Genetic Psychology
Thought Development
title_short Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
title_full Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
title_fullStr Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
title_full_unstemmed Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
title_sort Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas
author Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]
author_facet Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dongo Montoya, Adrian Oscar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget
Vygotsky
Psicologia Genética
Desenvolvimento do Pensamento
Desenvolvimento do Conhecimento
Piaget
Vygotsky
Cognitive Development
Genetic Psychology
Thought Development
topic Piaget
Vygotsky
Psicologia Genética
Desenvolvimento do Pensamento
Desenvolvimento do Conhecimento
Piaget
Vygotsky
Cognitive Development
Genetic Psychology
Thought Development
description Neste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
2014-05-20T13:31:46Z
2014-05-20T13:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação, v. 38, n. 1, p. 271-292, 2013.
2175-6236
http://hdl.handle.net/11449/10822
10.1590/S2175-62362013000100015
S2175-62362013000100015
S2175-62362013000100015.pdf
5947319585220923
url http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015
http://hdl.handle.net/11449/10822
identifier_str_mv Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação, v. 38, n. 1, p. 271-292, 2013.
2175-6236
10.1590/S2175-62362013000100015
S2175-62362013000100015
S2175-62362013000100015.pdf
5947319585220923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação & Realidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 271-292
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128184702468096