Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justiniano, Rita Junqueira, 1984-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/957
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
id RCAP_d2bf12ac0639d83affd2b604142192c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos AçoresGeometria descritiva - Ensino e estudoDificuldades de aprendizagemEscola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 10 de Julho de 2014A ausência de desenvolvimento de capacidades na elaboração de raciocínios abstratos no domínio da lógica formal por parte dos alunos tem caraterizado, de forma genérica, as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Geometria Descritiva A. No mundo atual, de pragmatismos técnicos, económicos e culturais, o papel da imagem visual domina a comunicação, e entra de forma imediata em tudo o que nos rodeia, tornando cada vez mais difícil para os jovens a construção de pensamento visual a partir de determinados conceitos operatórios formais, quando tudo lhes é apresentado de um modo tão tangível. É na correlação entre o quadro conceptual de perceção e visualização racional de uma realidade concreta e o quadro operativo de representação e atualização gráfica dessa realidade que, se encontra a génese da problemática da aprendizagem da Geometria Descritiva e se localiza as principais dificuldades de compreensão e de utilização correta das ferramentas da disciplina, num processo que se designa de diálogo entre a mão e o cérebro. As dificuldades de aprendizagem desta disciplina, quer na sua linguagem e modus operandi específico, quer nos conteúdos programáticos que definem o seu programa curricular, constituem, deste modo, o cerne da problemática do presente relatório de estágio, realizado no contexto particular da Região Autónoma dos Açores.2014-07-11T11:54:43Z2014-07-112014-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/957http://hdl.handle.net/11067/957TID:201120569porJustiniano, Rita Junqueira, 1984-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:18Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:34.795986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
title Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
Justiniano, Rita Junqueira, 1984-
Geometria descritiva - Ensino e estudo
Dificuldades de aprendizagem
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
title_short Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
title_full Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
title_sort Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
author Justiniano, Rita Junqueira, 1984-
author_facet Justiniano, Rita Junqueira, 1984-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justiniano, Rita Junqueira, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria descritiva - Ensino e estudo
Dificuldades de aprendizagem
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
topic Geometria descritiva - Ensino e estudo
Dificuldades de aprendizagem
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
description Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-11T11:54:43Z
2014-07-11
2014-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/957
http://hdl.handle.net/11067/957
TID:201120569
url http://hdl.handle.net/11067/957
identifier_str_mv TID:201120569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136756075855872