Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/957 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 |
id |
RCAP_d2bf12ac0639d83affd2b604142192c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/957 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos AçoresGeometria descritiva - Ensino e estudoDificuldades de aprendizagemEscola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 10 de Julho de 2014A ausência de desenvolvimento de capacidades na elaboração de raciocínios abstratos no domínio da lógica formal por parte dos alunos tem caraterizado, de forma genérica, as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Geometria Descritiva A. No mundo atual, de pragmatismos técnicos, económicos e culturais, o papel da imagem visual domina a comunicação, e entra de forma imediata em tudo o que nos rodeia, tornando cada vez mais difícil para os jovens a construção de pensamento visual a partir de determinados conceitos operatórios formais, quando tudo lhes é apresentado de um modo tão tangível. É na correlação entre o quadro conceptual de perceção e visualização racional de uma realidade concreta e o quadro operativo de representação e atualização gráfica dessa realidade que, se encontra a génese da problemática da aprendizagem da Geometria Descritiva e se localiza as principais dificuldades de compreensão e de utilização correta das ferramentas da disciplina, num processo que se designa de diálogo entre a mão e o cérebro. As dificuldades de aprendizagem desta disciplina, quer na sua linguagem e modus operandi específico, quer nos conteúdos programáticos que definem o seu programa curricular, constituem, deste modo, o cerne da problemática do presente relatório de estágio, realizado no contexto particular da Região Autónoma dos Açores.2014-07-11T11:54:43Z2014-07-112014-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/957http://hdl.handle.net/11067/957TID:201120569porJustiniano, Rita Junqueira, 1984-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:18Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:34.795986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores |
title |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores Justiniano, Rita Junqueira, 1984- Geometria descritiva - Ensino e estudo Dificuldades de aprendizagem Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Geometria Descritiva A : um caso de estudo na Região Autónoma dos Açores |
author |
Justiniano, Rita Junqueira, 1984- |
author_facet |
Justiniano, Rita Junqueira, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justiniano, Rita Junqueira, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria descritiva - Ensino e estudo Dificuldades de aprendizagem Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
topic |
Geometria descritiva - Ensino e estudo Dificuldades de aprendizagem Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) Escola Básica e Secundária de Velas (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
description |
Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-11T11:54:43Z 2014-07-11 2014-07-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/957 http://hdl.handle.net/11067/957 TID:201120569 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/957 |
identifier_str_mv |
TID:201120569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136756075855872 |