Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3528 |
Resumo: | Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste. |
id |
RCAP_d2caf52d880af32e083b2435a58e5a3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação BásicaConhecimento matemáticoGeometriaFormação inicial de professoresFormação inicial de educadoresEste estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste.ABSTRACT: This quantitative study aims to assess the development of geometry knowledge of over two hundred students attending Basic Education course in three Schools of Education. Through a test with 21 questions, handed over before and after training in Geometry, students are assessed in a set of categories. The results reveal that although students demonstrate knowledge of elementary concepts at the outset, with percentages of success above 70%, and evolution at the three schools, with an average increase of 5%, also reveal critical aspects related to basic concepts covered in the test.APMRCIPLMenezes, LuísSerrazina, Maria De LurdesFonseca, LinaRibeiro, AntónioRodrigues, MargaridaVale, IsabelBarbosa, AnaCaseiro, AnaMartins, AnaLoureiro, CristinaFernandes, FátimaVeloso, GraciosaGomes, HelenaBrunheira, LinaAlmeida, PedroTempera, Tiago2014-05-05T13:26:54Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:09.400775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica |
title |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica |
spellingShingle |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica Menezes, Luís Conhecimento matemático Geometria Formação inicial de professores Formação inicial de educadores |
title_short |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica |
title_full |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica |
title_fullStr |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica |
title_sort |
Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica |
author |
Menezes, Luís |
author_facet |
Menezes, Luís Serrazina, Maria De Lurdes Fonseca, Lina Ribeiro, António Rodrigues, Margarida Vale, Isabel Barbosa, Ana Caseiro, Ana Martins, Ana Loureiro, Cristina Fernandes, Fátima Veloso, Graciosa Gomes, Helena Brunheira, Lina Almeida, Pedro Tempera, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Serrazina, Maria De Lurdes Fonseca, Lina Ribeiro, António Rodrigues, Margarida Vale, Isabel Barbosa, Ana Caseiro, Ana Martins, Ana Loureiro, Cristina Fernandes, Fátima Veloso, Graciosa Gomes, Helena Brunheira, Lina Almeida, Pedro Tempera, Tiago |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Luís Serrazina, Maria De Lurdes Fonseca, Lina Ribeiro, António Rodrigues, Margarida Vale, Isabel Barbosa, Ana Caseiro, Ana Martins, Ana Loureiro, Cristina Fernandes, Fátima Veloso, Graciosa Gomes, Helena Brunheira, Lina Almeida, Pedro Tempera, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento matemático Geometria Formação inicial de professores Formação inicial de educadores |
topic |
Conhecimento matemático Geometria Formação inicial de professores Formação inicial de educadores |
description |
Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-05T13:26:54Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3528 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM |
publisher.none.fl_str_mv |
APM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133387542233088 |