Efeito da prática no planejamento de ações motoras de indivíduos idosos
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000100013 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi investigar o efeito da prática no planejamento de ações motoras de indivíduos idosos. Participaram do estudo 21 idosos entre 70 e 78 anos de idade. A tarefa consistiu na inserção de uma barra com extremidade semicircular no orifício de uma caixa. Os idosos realizaram, respectivamente, 40, 20 e 20 tentativas nas fases de aquisição, transferência e retenção da transferência. Na aquisição, a barra foi posicionada com sua extremidade voltada para o lado esquerdo e, na transferência e retenção da transferência, para o lado direito. O momento em que a barra foi orientada corretamente (preensão, transporte e/ou inserção) e o tempo de realização da tarefa foram utilizados como medidas, respectivamente, da qualidade do planejamento e do desempenho. Nas mudanças de fase (aquisição/transferência/retenção da transferência), foi constatada manutenção do planejamento e piora do desempenho. Em função da prática, houve melhora do planejamento ao longo da fase de transferência e melhora do desempenho, ao longo das três fases do experimento (p<0,05). Concluiu-se que: a capacidade de planejar dos idosos não é tarefa-específica; diante de uma perturbação, idosos trocam velocidade por planejamento; e, que a prática precedida por uma perturbação (modificação da tarefa), desencadeia melhora qualitativa do planejamento. |
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O objetivo do estudo foi investigar o efeito da prática no planejamento de ações motoras de indivíduos idosos. Participaram do estudo 21 idosos entre 70 e 78 anos de idade. A tarefa consistiu na inserção de uma barra com extremidade semicircular no orifício de uma caixa. Os idosos realizaram, respectivamente, 40, 20 e 20 tentativas nas fases de aquisição, transferência e retenção da transferência. Na aquisição, a barra foi posicionada com sua extremidade voltada para o lado esquerdo e, na transferência e retenção da transferência, para o lado direito. O momento em que a barra foi orientada corretamente (preensão, transporte e/ou inserção) e o tempo de realização da tarefa foram utilizados como medidas, respectivamente, da qualidade do planejamento e do desempenho. Nas mudanças de fase (aquisição/transferência/retenção da transferência), foi constatada manutenção do planejamento e piora do desempenho. Em função da prática, houve melhora do planejamento ao longo da fase de transferência e melhora do desempenho, ao longo das três fases do experimento (p<0,05). Concluiu-se que: a capacidade de planejar dos idosos não é tarefa-específica; diante de uma perturbação, idosos trocam velocidade por planejamento; e, que a prática precedida por uma perturbação (modificação da tarefa), desencadeia melhora qualitativa do planejamento. |
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