Viajante do passado/turista de hoje: do encontro do outro à descoberta de si próprio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2276 |
Resumo: | O facto turístico é um facto social total – com dimensões económicas, culturais, sociais, políticas – complexo e antigo. Começou, assim poderíamos dizer, quando o indivíduo se afastou da sua aldeia, da sua cidade, para dormir, pelo menos uma noite, num lugar que não lhe era familiar. Esta definição não faz, no entanto, a diferença entre o viajante especialista – explorador, aventureiro, missionário e filósofo dos séculos das Luzes, etnólogo, arqueólogo, escritor e pintor do século XIX – e o viajante lúdico, o turista do século XX. Este artigo trata das motivações de quem se desloca: encontro do outro, busca por si mesmo, procura de uma identidade. Através de citações literárias, procura-se conhecer como se viajava ao longo do tempo, a evolução do perfil do viajante e o que tenderia a se tornar no início do século XXI. |
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Viajante do passado/turista de hoje: do encontro do outro à descoberta de si próprioDescoberta de siEvolução do deslocamentoExperiênciaTurismoViagemEvolution of travelExperienceSelf-discoveryTravelTourism.Faculdade de Artes e HumanidadesO facto turístico é um facto social total – com dimensões económicas, culturais, sociais, políticas – complexo e antigo. Começou, assim poderíamos dizer, quando o indivíduo se afastou da sua aldeia, da sua cidade, para dormir, pelo menos uma noite, num lugar que não lhe era familiar. Esta definição não faz, no entanto, a diferença entre o viajante especialista – explorador, aventureiro, missionário e filósofo dos séculos das Luzes, etnólogo, arqueólogo, escritor e pintor do século XIX – e o viajante lúdico, o turista do século XX. Este artigo trata das motivações de quem se desloca: encontro do outro, busca por si mesmo, procura de uma identidade. Através de citações literárias, procura-se conhecer como se viajava ao longo do tempo, a evolução do perfil do viajante e o que tenderia a se tornar no início do século XXI.The phenomenon of tourism is a total social fact – with economic, cultural, social, political dimensions – both complex and old. Tourism may be said to have begin when someone left his/her village, his/her home town, to sleep, at least for one night, in an unfamiliar place. This definition, however, does not clarify the difference between the specialist traveller – explorer, adventurer, missionary and philosopher of the Enlightenment era, or ethnologist, archaeologist, writer and painter of the nineteenth century – and the leisure traveller, the twentieth century tourist. This article deals with the motivations of those who travel: the encounter with the other, the search for self-discovery, the search for identity. With the aid of literary quotations, the article attempts to discern how people have travelled in different epochs, the past evolution of the profile of the traveller and its likely evolution in the early 21st century.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do MinhoDigitUMaEscallier, Christine2019-02-25T14:51:03Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2276porEscallier, C. (2018). Viajante do passado/turista de hoje: do encontro do outro à descoberta de si próprio. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5(2), 253-265.2183-0886info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:02.844274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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