Avaliação do processamento fonológico : estudo exploratório de tradução e adaptação do Comprehensive Test of Phonological Processing (CTOPP) para a população portuguesa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6584 |
Resumo: | Mestrado em Reabilitação Psicomotora |
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Avaliação do processamento fonológico : estudo exploratório de tradução e adaptação do Comprehensive Test of Phonological Processing (CTOPP) para a população portuguesa.CTOPP - Comprehensive Test of Phonological ProcessingConsciência fonológicaCriançasEnsino pré-primárioLeituraMemória fonológicaNomeação rápidaTeste de avaliação do processamento fonológicoSubtestesMestrado em Reabilitação PsicomotoraAntes de aprenderem a ler, as crianças devem apresentar alguns pré-requisitos que lhes possibilitem essa aprendizagem sem interferências. Assim, o presente estudo visa analisar essas competências que se podem resumir em três competências essenciais: a consciência fonológica, a memória fonológica e a nomeação rápida. Estes componentes fazem parte do processamento fonológico que antecede e acompanha o processo da leitura. Para avaliar estes três componentes, decidiu-se fazer um estudo exploratório de adaptação do teste americano CTOPP (Comprehensive Test of Phonological Processing) à população portuguesa (para os subtestes que contêm palavras), a que se deu o nome de Teste de Avaliação do Processamento Fonológico, contando, para esse efeito, com uma amostra de 38 crianças, frequentadoras do ensino pré-primário, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos de idade. Os resultados obtidos permitiram concluir acerca da validade do teste em estudo, mais especificamente da validade dos seus subtestes constituintes adaptados. Para isso, procedeu-se à eliminação de alguns itens menos relevantes para o estudo, no caso dos subtestes adaptados. Para os subtestes iguais ao original a amostra das crianças de 5 anos apresentou mais dificuldades comparativamente com as crianças com 6 anos, à semelhança do estudo original.Cruz, Vítor Manuel Lourenço daRepositório da Universidade de LisboaSantos, Regina da Conceição Fernandes Nunes dos2014-03-19T15:11:22Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6584porSantos, Regina (2013) - Avaliação do processamento fonológico : estudo exploratório de tradução e adaptação do Comprehensive Test of Phonological Processing (CTOPP) para a população portuguesa. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:56.416106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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