Utilização da plataforma Moodle na Escola EB 2,3 S. João de Deus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8864 |
Resumo: | Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em e-Learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012 |
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Utilização da plataforma Moodle na Escola EB 2,3 S. João de DeusDesenvolvimento profissional dos professorese-LearningFormação em tecnologias de e-LearningMoodleTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em e-Learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012O presente estudo centra-se na análise da utilização da plataforma Moodle pelos professores de uma escola portuguesa dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico. O propósito principal da presente investigação foi o de caracterizar a realidade atual da utilização da plataforma Moodle na Escola EB 2, 3 S. João de Deus, durante o ano letivo de 2011/2012, bem como determinar as dimensões que mais se relacionam e explicam o seu aproveitamento pedagógico, apresentando estratégias que melhorem essa utilização, numa perspetiva de inovação pedagógica e de estímulo a práticas interativas e construtivistas. As dimensões analisadas no presente estudo foram: experiências de utilização do computador na atividade docente, experiência de utilização da Internet, formação na área das TIC e plataforma Moodle. Foram desenvolvidas sessões de formação na referida escola, de caráter não formal, sobre a utilização da Moodle e destinadas a todos os professores. As sessões de formação tiveram como objetivo contribuir para melhorar a utilização da Moodle pelos professores da escola. O estudo assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados, tendo envolvido os professores da referida escola, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização da Moodle é efetuada por uma minoria dos professores, não sendo utilizada com a regularidade necessária. Verificou-se igualmente que a utilização da Moodle é efetuada numa vertente de disponibilização de informação, não se aproveitando plenamente as potencialidades desta ferramenta, nomeadamente ao nível da comunicação e da colaboração/interação. Verificou-se uma correlação forte entre as experiências de utilização do computador na atividade docente e a utilização da Moodle. Concluiu-se também que a formação sobre a Moodle teve resultados positivos nas perceções dos professores sobre a plataforma.The present study is focused in the analysis of the Moodle platform usage by teachers on a portuguese school that includes the second and third cycles of basic education. The main purpose of this research was to characterize the current use of the Moodle platform in the Escola EB 2, 3 S. João de Deus, during the school year of 2011/2012, as well as to define the dimensions that best relate and explain its pedagogical use, presenting strategies to improve this usage in an pedagogical innovative perspective, and to stimulate interactive and constructivist practices. The conducted study focused the following dimensions: computer use experience for teaching activities; experience using the Internet and ICT and Moodle training. Supporting this work, non-formal training sessions about Moodle’s usage, open to all teachers, were developed and taught. Such sessions were designed to contribute to a better understanding of Moodle by teachers. The study took a quantitative approach by collecting and analyzing data, obtained together with the school teachers through a questionnaire conducted at the end of the school year 2011/2012. With the collected answers it was possible to conclude that Moodle is only used by a minority of the school´s teachers, and not with the desired frequency. It was equally found that Moodle is mainly used to share and provide information, therefore all the potential tools of this platform, the ones concerning communication and collaboration/interaction tools, are not being fully used. A strong relation between the experience in computer use for teaching activities and Moodle usage was observed. It was also concluded that the training sessions on Moodle had a positive outcome on the teachers’ awareness of the platform.Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Rui Manuel Antas dos, 1977-2013-07-24T10:43:54Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:14.175862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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