A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Paula Cristina do Carmo, 1966-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29502
Resumo: Dissertação de mestrado, Tecnologias e Metodologias em e-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2017
id RCAP_02d3d5cafebfcc336f63e8a6878624a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29502
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e usoMoodleRecursos educativosRecursos digitaisE-learningB-learningTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Tecnologias e Metodologias em e-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2017Este é um estudo sobre a plataforma Moodle, que começa no ano letivo 2006/2007, ano em que o Ministério da Educação resolve investir na formação nas escolas, de forma a que tenham acesso a um ensino mais modernizado e a uma maior utilização das TIC. Este projeto tem como objetivo o estudo, num agrupamento de escolas de Lisboa, da evolução do uso da plataforma, segundo a opinião dos que dela essencialmente se serviram: os professores e os alunos. Fundamentalmente, pretende-se dar a conhecer a evolução da plataforma Moodle neste agrupamento. Estes dados visam ajudar a comunidade escolar a compreender todo um desenvolvimento do uso da plataforma, tentar que sirva como algum apoio para que alguns obstáculos possam ser mais facilmente ultrapassados, e permitir perceber os benefícios que esta plataforma poderá trazer, nomeadamente no contributo a diferentes abordagens pedagógicas. Para alcançar este objetivo foram realizados questionários, analisados dados da sua utilização e entrevistas em que os principais utilizadores deste tipo de plataforma, docentes e discentes, deram as suas opiniões, contribuindo assim para uma reflexão e algumas das conclusões deste trabalho. Foi utilizada uma metodologia mista em que dentro de uma perspetiva qualitativa, compreender o que está a acontecer é o mais importante, recorrendo no entanto quando necessário ao quantitativo, de recolha e análise de dados sobre a utilização da plataforma, para que se possam estudar e retirar conclusões. Os resultados permitiram, com a participação dos principais interessados, um desfecho em que algumas conclusões puderam ser retiradas, contribuindo para que seja possível um futuro melhoramento do uso da plataforma ou no fundo, de novas plataformas que possam surgir.This is a study about the Moodle platform, starting from the school year 2006/2007, year in which the Ministry of Education decides to invest with training in schools so that they have access to a more modernized education and increased use of ICT. This project aims at the study, on a group of schools in Lisbon, of changes in the use of the platform, according to the opinion of those who have used it: teachers and students. In essence, it was intended to raise awareness about the difficulties and barriers that exist even today, with the Moodle platform in this context. This study aims to help the school community to understand the platform development, as a support, so that these obstacles can be more easily overcome and benefits can be perceived, namely contributing to different pedagogical approaches. This objective was achieved through the application of questionnaires and interviews, in which the main subjects of this kind of platform, teachers and students, gave their opinions, thus contributing to a reflection and some of the conclusions of this work. A mixed methodology was adopted which in a qualitative perspective, to understand what is happening is the most important, using however when necessary the quantitative perspective, collecting and analyzing data allowing to draw conclusions. The results, with the participation of those involved in its use allowed some conclusions, and contributes to a future improvement of the use of this platform or new platforms that may arise.Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965-Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaNeto, Paula Cristina do Carmo, 1966-2017-10-31T13:27:35Z20172016-10-242017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29502TID:201698838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:28.164530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso
title A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso
spellingShingle A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso
Neto, Paula Cristina do Carmo, 1966-
Moodle
Recursos educativos
Recursos digitais
E-learning
B-learning
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso
title_full A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso
title_fullStr A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso
title_full_unstemmed A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso
title_sort A plataforma Moodle numa escola secundária : um estudo de opinião e uso
author Neto, Paula Cristina do Carmo, 1966-
author_facet Neto, Paula Cristina do Carmo, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chambel, Maria Teresa Caeiro, 1965-
Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Paula Cristina do Carmo, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle
Recursos educativos
Recursos digitais
E-learning
B-learning
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Moodle
Recursos educativos
Recursos digitais
E-learning
B-learning
Teses de mestrado - 2017
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Tecnologias e Metodologias em e-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2017
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
2017-10-31T13:27:35Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29502
TID:201698838
url http://hdl.handle.net/10451/29502
identifier_str_mv TID:201698838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134376722694144