Estratégias de publicidade persuasiva em oligopólio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, David André da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60020
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
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spelling Estratégias de publicidade persuasiva em oligopólioOligopólioEstratégia empresarialDiferenciação do produtoPublicidade persuasivaOligopolyBusiness strategyProduct differentiationPersuasive advertisingCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaDiariamente, os consumidores de países mais desenvolvidos estão sujeitos a uma diversidade de publicidade através de jornais, revistas, televisão, rádio, Internet, outdoors entre outros. A publicidade consiste num fenómeno interessante pois caracteriza-se por um meio de comunicação controlado pelas empresas. A publicidade permite alcançar muitos públicos, incrementando deste modo a notoriedade da empresa ou do produto publicitado e pode sobretudo proporcionar componentes informativos e persuasivos aos potenciais clientes. Não obstante a publicidade ser um meio bastante dispendioso e a sua construção estar associada a longos processos e vários estudos de mercado, as empresas não a utilizariam se os consumidores não respondessem à mesma. Inevitavelmente a publicidade afeta a concorrência num mercado oligopolista. A interdependência estratégia é um elemento fundamental deste tipo de mercados e a competição por uma maior quota de mercado e a ambição de obter maiores lucros têm-se relevado como um grande desafio para os decisores empresariais. Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos ao nível da concorrência -- procura, preços e lucros -- da publicidade persuasiva realizada com o objetivo de alterar a diferenciação do produto entre as empresas. Pretende-se ainda investigar a alocação ótima de recursos bem como a resposta dos consumidores às diferentes técnicas e canais de persuasão.Everyday most of the consumers in developed countries are subject to a variety of advertising through newspapers, magazines, television, radio, internet, billboards and more. Advertising is an interesting phenomenon because it is a medium of communication totally controlled by companies. Advertising can reach the target audience, and so increasing the company's reputation or of the advertised product. This way the main goal is to provide informative and persuasive components to potential customers. Although it is a very expensive medium and its development is associated with long processes and several market studies, the companies would not use it if consumers did not respond properly to it. Inevitably, advertising affects competition in an oligopolistic market. The strategic interdependence is a key element of this type of market structure, and the competition for a larger market share and the ambition for higher profits has emerged as a major challenge for several managers. The main goal of this study is to analyse the effects on competition - demand, prices and profits - of the persuasive advertising build up with the objective of altering product differentiation between companies. Another goal is to look into the optimal allocation of resources and the response of consumers to different techniques and channels of persuasion.Esteves, Rosa BrancaUniversidade do MinhoFerreira, David André da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60020por202209415info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:46.996525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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