The strategic effects of investment in corporate social responsibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardantas, Maria Miguel de Abrunhosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28547
Resumo: À medida que o mundo evoluiu, a sustentabilidade começou a ser uma problemática crescente. Tal levou a que as empresas se tornassem cada vez mais socialmente responsáveis. Este crescimento despoletou a criação de estudos, teorias e tentativas de formulação de uma definição consistente de responsabilidade social corporativa. Contribuimos para este tema emergente através da análise dos resultados de equilíbrio de um mercado onde duas empresas socialmente responsáveis competem e dos resultados de equilíbrio que surgem de um mercado onde apenas uma empresa socialmente responsável compete com uma empresa não-socialmente responsável. Além disso, analisamos o impacto do investimento em responsabilidade social corporativa por parte das empresas e, de que modo, as suas decisões estratégicas podem depender do grau de diferenciação dos seus produtos.
id RCAP_ebbb3d7dcd471625b09fe72e9bfb014b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The strategic effects of investment in corporate social responsibilityResponsabilidade social corporativaOligopólioDiferenciação de produtoCorporate social responsibilityOligopolyProduct differentiationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoÀ medida que o mundo evoluiu, a sustentabilidade começou a ser uma problemática crescente. Tal levou a que as empresas se tornassem cada vez mais socialmente responsáveis. Este crescimento despoletou a criação de estudos, teorias e tentativas de formulação de uma definição consistente de responsabilidade social corporativa. Contribuimos para este tema emergente através da análise dos resultados de equilíbrio de um mercado onde duas empresas socialmente responsáveis competem e dos resultados de equilíbrio que surgem de um mercado onde apenas uma empresa socialmente responsável compete com uma empresa não-socialmente responsável. Além disso, analisamos o impacto do investimento em responsabilidade social corporativa por parte das empresas e, de que modo, as suas decisões estratégicas podem depender do grau de diferenciação dos seus produtos.As the world evolved, sustainability began to be a growing concern. This led to firms becoming increasingly socially responsible. This growth drove to the development of studies, frameworks and attempts of formulation of a consistent definition of corporate social responsibility. We contribute to this emerging topic by analyzing the equilibrium outcomes of a market where two socially responsible firms compete and the equilibrium outcomes that arise in a market where one so- cially responsible firm competes with a non-socially responsible firm. Furthermore, we study the impact of the firms” investment in corporate social responsibility and how their decisions may depend on the degree of differentiation of these firms products.Cunha, Mariana Alves daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCardantas, Maria Miguel de Abrunhosa2019-11-04T09:59:38Z2019-07-052019-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28547TID:202273504enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:54.814802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The strategic effects of investment in corporate social responsibility
title The strategic effects of investment in corporate social responsibility
spellingShingle The strategic effects of investment in corporate social responsibility
Cardantas, Maria Miguel de Abrunhosa
Responsabilidade social corporativa
Oligopólio
Diferenciação de produto
Corporate social responsibility
Oligopoly
Product differentiation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short The strategic effects of investment in corporate social responsibility
title_full The strategic effects of investment in corporate social responsibility
title_fullStr The strategic effects of investment in corporate social responsibility
title_full_unstemmed The strategic effects of investment in corporate social responsibility
title_sort The strategic effects of investment in corporate social responsibility
author Cardantas, Maria Miguel de Abrunhosa
author_facet Cardantas, Maria Miguel de Abrunhosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Mariana Alves da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardantas, Maria Miguel de Abrunhosa
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social corporativa
Oligopólio
Diferenciação de produto
Corporate social responsibility
Oligopoly
Product differentiation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Responsabilidade social corporativa
Oligopólio
Diferenciação de produto
Corporate social responsibility
Oligopoly
Product differentiation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description À medida que o mundo evoluiu, a sustentabilidade começou a ser uma problemática crescente. Tal levou a que as empresas se tornassem cada vez mais socialmente responsáveis. Este crescimento despoletou a criação de estudos, teorias e tentativas de formulação de uma definição consistente de responsabilidade social corporativa. Contribuimos para este tema emergente através da análise dos resultados de equilíbrio de um mercado onde duas empresas socialmente responsáveis competem e dos resultados de equilíbrio que surgem de um mercado onde apenas uma empresa socialmente responsável compete com uma empresa não-socialmente responsável. Além disso, analisamos o impacto do investimento em responsabilidade social corporativa por parte das empresas e, de que modo, as suas decisões estratégicas podem depender do grau de diferenciação dos seus produtos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T09:59:38Z
2019-07-05
2019-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28547
TID:202273504
url http://hdl.handle.net/10400.14/28547
identifier_str_mv TID:202273504
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131935728992256