Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria José Augusta Martins de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2099
Resumo: Pretendemos aqui glosar certos aspectos ligados ao estudo da chamada Literatura Infantil, particularmente os que respeitam às suas raízes bem como às suas possíveis ligações com especialidades típicas da cultura tradicional oral e popular. A preocupação da constante actualização quanto às melhores estratégias pedagógicas leva-nos a analisar vectores ligados a um nível etário mais baixo. O conceito de Literatura Infantil surge, desde há muito, rodeado por um debate, no qual teóricos e críticos tentam chegar a um consenso, sem, contudo, alcançarem um acordo universalmente aceite. Este estudo pretende enunciar as várias concepções de Literatura, nomeadamente a Infantil e fazer uma breve abordagem das suas origens históricas. A diversidade de obras está indubitavelmente presente não só nas salas de aula, como também nas bibliotecas e no meio comercial. Ao pretendermos contrapor duas épocas distintas, seleccionámos três obras clássicas (O Gato das Botas; A Raposa e a Cegonha; A Gata Borralheira) e três obras, das propostas pelo Plano Nacional de Leitura, mais contemporâneas (O Dia em que a Mata Ardeu; O Dia em que o Mar Desapareceu; O Menino Gordo). Nesta perspectiva, iremos desenvolver um processo metodológico e didáctico, tendo em vista desenvolver todas as áreas Curriculares, com especial incidência no Desenvolvimento da Linguagem e reflectir sobre o valor das histórias na formação das crianças do Pré-Escolar. Pretendemos descobrir a quais histórias as nossas crianças são mais sensíveis.
id RCAP_d2feeddafed322e72085bf0bb37b7956
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2099
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolarDesenvolvimento da linguagemLiteratura infantilPretendemos aqui glosar certos aspectos ligados ao estudo da chamada Literatura Infantil, particularmente os que respeitam às suas raízes bem como às suas possíveis ligações com especialidades típicas da cultura tradicional oral e popular. A preocupação da constante actualização quanto às melhores estratégias pedagógicas leva-nos a analisar vectores ligados a um nível etário mais baixo. O conceito de Literatura Infantil surge, desde há muito, rodeado por um debate, no qual teóricos e críticos tentam chegar a um consenso, sem, contudo, alcançarem um acordo universalmente aceite. Este estudo pretende enunciar as várias concepções de Literatura, nomeadamente a Infantil e fazer uma breve abordagem das suas origens históricas. A diversidade de obras está indubitavelmente presente não só nas salas de aula, como também nas bibliotecas e no meio comercial. Ao pretendermos contrapor duas épocas distintas, seleccionámos três obras clássicas (O Gato das Botas; A Raposa e a Cegonha; A Gata Borralheira) e três obras, das propostas pelo Plano Nacional de Leitura, mais contemporâneas (O Dia em que a Mata Ardeu; O Dia em que o Mar Desapareceu; O Menino Gordo). Nesta perspectiva, iremos desenvolver um processo metodológico e didáctico, tendo em vista desenvolver todas as áreas Curriculares, com especial incidência no Desenvolvimento da Linguagem e reflectir sobre o valor das histórias na formação das crianças do Pré-Escolar. Pretendemos descobrir a quais histórias as nossas crianças são mais sensíveis.Universidade da Beira InterioruBibliorumFigueiredo, Maria José Augusta Martins de2014-07-24T15:07:54Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:48.618455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar
title Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar
spellingShingle Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar
Figueiredo, Maria José Augusta Martins de
Desenvolvimento da linguagem
Literatura infantil
title_short Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar
title_full Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar
title_fullStr Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar
title_full_unstemmed Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar
title_sort Era uma vez: histórias clássicas e contemporâneas aplicadas ao ensino pré-escolar
author Figueiredo, Maria José Augusta Martins de
author_facet Figueiredo, Maria José Augusta Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Maria José Augusta Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da linguagem
Literatura infantil
topic Desenvolvimento da linguagem
Literatura infantil
description Pretendemos aqui glosar certos aspectos ligados ao estudo da chamada Literatura Infantil, particularmente os que respeitam às suas raízes bem como às suas possíveis ligações com especialidades típicas da cultura tradicional oral e popular. A preocupação da constante actualização quanto às melhores estratégias pedagógicas leva-nos a analisar vectores ligados a um nível etário mais baixo. O conceito de Literatura Infantil surge, desde há muito, rodeado por um debate, no qual teóricos e críticos tentam chegar a um consenso, sem, contudo, alcançarem um acordo universalmente aceite. Este estudo pretende enunciar as várias concepções de Literatura, nomeadamente a Infantil e fazer uma breve abordagem das suas origens históricas. A diversidade de obras está indubitavelmente presente não só nas salas de aula, como também nas bibliotecas e no meio comercial. Ao pretendermos contrapor duas épocas distintas, seleccionámos três obras clássicas (O Gato das Botas; A Raposa e a Cegonha; A Gata Borralheira) e três obras, das propostas pelo Plano Nacional de Leitura, mais contemporâneas (O Dia em que a Mata Ardeu; O Dia em que o Mar Desapareceu; O Menino Gordo). Nesta perspectiva, iremos desenvolver um processo metodológico e didáctico, tendo em vista desenvolver todas as áreas Curriculares, com especial incidência no Desenvolvimento da Linguagem e reflectir sobre o valor das histórias na formação das crianças do Pré-Escolar. Pretendemos descobrir a quais histórias as nossas crianças são mais sensíveis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2014-07-24T15:07:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2099
url http://hdl.handle.net/10400.6/2099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336690544640