Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133870 |
Resumo: | A presente monografia pretende avaliar a contribuição do computador como tecnologia digital em uma atividade de releitura de histórias infantis clássicas, como forma de incentivo à autonomia e autoria dos alunos. Sabe-se que a grande evolução tecnológica e a velocidade com que a mesma se insere nos mais diversos ambientes, resultou em uma mudança comportamental no ambiente escolar: de um lado, alunos rodeados por inovações tecnológicas que relutam em demonstrar interesse pelas aulas tradicionais, do outro lado, professores despreparados para tanta tecnologia, preocupados em oferecer aulas com qualidade. Diante dessa realidade, esta pesquisa inicia-se a partir da evolução social das Tecnologias da Comunicação e Informação, suas potencialidades e desafios, bem como, as novas formas de comunicação existentes. Abrange-se as transformações vivenciadas pela escola, desde as características dos alunos até o novo papel do professor. Aborda-se os estudos sobre Alfabetização e TIC, sendo que as informações obtidas refletem a relevância de introduzir-se a tecnologia como apoio à leitura e escrita. A metodologia constitui-se a partir de uma experiência realizada com um grupo formado por 5 crianças, alunas de uma mesma escola municipal de Canoas, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, na qual as mesmas deveriam criar a releitura de algum conto clássico infantil, apropriando-se como modelo as atividades desenvolvidas anteriormente pela professora, reformulando sua sistemática com o auxílio de um editor de texto. Com base nesta experiência acredita-se que as práticas de leitura e escrita aliadas aos recursos tecnológicos podem proporcionar avanços para a alfabetização, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da autoria em relação à escrita. Os aspectos observados refletem a importância de futuros planejamentos mediados pelas TIC. |
id |
UFRGS-2_3f75530122e186224d2ab023ae84a81f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133870 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Regina da SilvaTijiboy, Ana Vilma2016-03-16T02:06:04Z2015http://hdl.handle.net/10183/133870000982096A presente monografia pretende avaliar a contribuição do computador como tecnologia digital em uma atividade de releitura de histórias infantis clássicas, como forma de incentivo à autonomia e autoria dos alunos. Sabe-se que a grande evolução tecnológica e a velocidade com que a mesma se insere nos mais diversos ambientes, resultou em uma mudança comportamental no ambiente escolar: de um lado, alunos rodeados por inovações tecnológicas que relutam em demonstrar interesse pelas aulas tradicionais, do outro lado, professores despreparados para tanta tecnologia, preocupados em oferecer aulas com qualidade. Diante dessa realidade, esta pesquisa inicia-se a partir da evolução social das Tecnologias da Comunicação e Informação, suas potencialidades e desafios, bem como, as novas formas de comunicação existentes. Abrange-se as transformações vivenciadas pela escola, desde as características dos alunos até o novo papel do professor. Aborda-se os estudos sobre Alfabetização e TIC, sendo que as informações obtidas refletem a relevância de introduzir-se a tecnologia como apoio à leitura e escrita. A metodologia constitui-se a partir de uma experiência realizada com um grupo formado por 5 crianças, alunas de uma mesma escola municipal de Canoas, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, na qual as mesmas deveriam criar a releitura de algum conto clássico infantil, apropriando-se como modelo as atividades desenvolvidas anteriormente pela professora, reformulando sua sistemática com o auxílio de um editor de texto. Com base nesta experiência acredita-se que as práticas de leitura e escrita aliadas aos recursos tecnológicos podem proporcionar avanços para a alfabetização, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da autoria em relação à escrita. Os aspectos observados refletem a importância de futuros planejamentos mediados pelas TIC.This monograph intends to evaluate the contribution of the computer as digital technology in a activity of rereading of classic children's stories as a way to encourage autonomy and authorship of the students. It is known that the great technological evolution and the speed in which it is inserted in many different environments, resulting in behavioral change in school environment: on one side, students surrounded by technological innovations are reluctant to show interest in traditional classes, on the other side, teachers unprepared for so much technology, worry about offering classes with quality. Given this reality, this search will start from the social evolution of information and communication technologies (ICT), its potential and challenges, as well as the new existing forms of communications. It covers the transformations experienced by the school, since the characteristics of students to the new role of the teacher. It discusses the studies on Literacy and ICT, and the obtained information reflects the relevance of introducing the technology as support for reading and writing. The methodology will be constituted from an experiment conducted with a group of 5 children, students of the same city school in Canoas, enrolled in the 2nd grade of elementary school, in which the same would create a rereading of some classic Children’s tale, appropriating as model activities developed previously by the teacher, reformulating its systematic with the help of a text editor. Based on this experience it is believed that the practices of reading and writing allied to technological resources can provide advances for literacy, providing opportunities for the development of autonomy and authorship in relation to writing. The aspects observed reflect the importance of future planning mediated by ICT.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoAutoriaLiteratura infantilLiteracyAuthorshipRereadingICTEra uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologiasOnce upon a time : stories for children classic, new methodologies and technologiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982096.pdf000982096.pdfTexto completoapplication/pdf5250213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/1/000982096.pdf899df9c681e8b63dcc9200d5a3c12d2eMD51TEXT000982096.pdf.txt000982096.pdf.txtExtracted Texttext/plain115356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/2/000982096.pdf.txta9e2dc1e1b1d320934133592c7ff3a06MD52THUMBNAIL000982096.pdf.jpg000982096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/3/000982096.pdf.jpg1edf08f902451778ff5264b2bf05e432MD5310183/1338702018-10-26 10:21:45.534oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133870Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Once upon a time : stories for children classic, new methodologies and technologies |
title |
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias |
spellingShingle |
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias Lima, Regina da Silva Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Autoria Literatura infantil Literacy Authorship Rereading ICT |
title_short |
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias |
title_full |
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias |
title_fullStr |
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias |
title_full_unstemmed |
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias |
title_sort |
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias |
author |
Lima, Regina da Silva |
author_facet |
Lima, Regina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Regina da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
contributor_str_mv |
Tijiboy, Ana Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Autoria Literatura infantil |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Autoria Literatura infantil Literacy Authorship Rereading ICT |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Authorship Rereading ICT |
description |
A presente monografia pretende avaliar a contribuição do computador como tecnologia digital em uma atividade de releitura de histórias infantis clássicas, como forma de incentivo à autonomia e autoria dos alunos. Sabe-se que a grande evolução tecnológica e a velocidade com que a mesma se insere nos mais diversos ambientes, resultou em uma mudança comportamental no ambiente escolar: de um lado, alunos rodeados por inovações tecnológicas que relutam em demonstrar interesse pelas aulas tradicionais, do outro lado, professores despreparados para tanta tecnologia, preocupados em oferecer aulas com qualidade. Diante dessa realidade, esta pesquisa inicia-se a partir da evolução social das Tecnologias da Comunicação e Informação, suas potencialidades e desafios, bem como, as novas formas de comunicação existentes. Abrange-se as transformações vivenciadas pela escola, desde as características dos alunos até o novo papel do professor. Aborda-se os estudos sobre Alfabetização e TIC, sendo que as informações obtidas refletem a relevância de introduzir-se a tecnologia como apoio à leitura e escrita. A metodologia constitui-se a partir de uma experiência realizada com um grupo formado por 5 crianças, alunas de uma mesma escola municipal de Canoas, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, na qual as mesmas deveriam criar a releitura de algum conto clássico infantil, apropriando-se como modelo as atividades desenvolvidas anteriormente pela professora, reformulando sua sistemática com o auxílio de um editor de texto. Com base nesta experiência acredita-se que as práticas de leitura e escrita aliadas aos recursos tecnológicos podem proporcionar avanços para a alfabetização, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da autoria em relação à escrita. Os aspectos observados refletem a importância de futuros planejamentos mediados pelas TIC. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:06:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133870 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982096 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133870 |
identifier_str_mv |
000982096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/1/000982096.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/2/000982096.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133870/3/000982096.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
899df9c681e8b63dcc9200d5a3c12d2e a9e2dc1e1b1d320934133592c7ff3a06 1edf08f902451778ff5264b2bf05e432 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447163976548352 |