Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gargaté, Mariana Botelheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30022
Resumo: Convido o leitor a fazer uma viagem pelo que considerei uma época de sonho (Estágio Pedagógico) e todos os procedimentos que envolveram a minha intervenção aquando do exercício da profissão de docente. É ao longo da vida que o professor constrói e se identifica com a profissão (Resende et al., 2014). Este processo começa a desenvolver-se na socialização antecipatória, onde o professor molda as suas ideias sobre o ato de ensinar, prosseguindo-se a formação inicial (Resende et al., 2014; Gomes et al., 2014) e estende-se por todo o período subsequente de indução profissional e por toda a vida profissional (Onofre, 1996). A formação de professores poderá ser compreendida como um processo contínuo e sistemático de aprendizagem, onde é suposto subsistir um aperfeiçoamento de atitudes, saberes e saberes-fazer numa perspetiva reflexiva sobre valores que caracterizam o exercício das funções inerentes à profissão (Onofre, 1996). Nóvoa (2017) refere que o suporte exercido pelos professores mais experientes nos formandos é crucial para uma formação profissional de professores, Onofre (1996) também destaca o peso da Supervisão Pedagógica. A Supervisão é uma estratégia de formação que implica uma relação entre um professor com experiência e um professor com menos, ou mesmo, sem experiência (Onofre, 1996).
id RCAP_d3135c217dc1a73011d53e3c4bab7567
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de CaneçasEstágio PedagógicoEducação físicaEscolaEnsino-AprendizagemSupervisão PedagógicaFormação InicialPedagogical IntershipPhysical EducationSchoolTeaching-LearingPedagocial SupervisionInicial FormationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoConvido o leitor a fazer uma viagem pelo que considerei uma época de sonho (Estágio Pedagógico) e todos os procedimentos que envolveram a minha intervenção aquando do exercício da profissão de docente. É ao longo da vida que o professor constrói e se identifica com a profissão (Resende et al., 2014). Este processo começa a desenvolver-se na socialização antecipatória, onde o professor molda as suas ideias sobre o ato de ensinar, prosseguindo-se a formação inicial (Resende et al., 2014; Gomes et al., 2014) e estende-se por todo o período subsequente de indução profissional e por toda a vida profissional (Onofre, 1996). A formação de professores poderá ser compreendida como um processo contínuo e sistemático de aprendizagem, onde é suposto subsistir um aperfeiçoamento de atitudes, saberes e saberes-fazer numa perspetiva reflexiva sobre valores que caracterizam o exercício das funções inerentes à profissão (Onofre, 1996). Nóvoa (2017) refere que o suporte exercido pelos professores mais experientes nos formandos é crucial para uma formação profissional de professores, Onofre (1996) também destaca o peso da Supervisão Pedagógica. A Supervisão é uma estratégia de formação que implica uma relação entre um professor com experiência e um professor com menos, ou mesmo, sem experiência (Onofre, 1996).That way, I invite the reader to join me through what I considered a dream season (Pedagogical Internship), and all the procedures related to my intervention as a professional schoolteacher. It is throughout his life that the teacher builds and identifies with his profession (Resende et al., 2014). This process begins developing itself before the initial training, being in the anticipatory socialization that the teacher shapes his ideas about the act of teaching, the process follows through the initial training (Resende et al., 2014; Gomes et al., 2014), extends along all the following period of professional induction and finally throughout the professor’s professional life (Onofre, 1996). The teachers training can be defined as a continuous and systematic learning process, where perfecting attitudes, knowledge and know-how should rein, while also having a reflective perspective about the values that characterize the profession (Onofre, 1996). Nóvoa (2017) refers that the experienced teachers support to the trainee is crucial for his professional training, Onofre (1996) also highlights the weight of the Pedagogical Supervision. Supervision is considered a training strategy that requires a relationship between an experienced teacher and a less experienced one, or even completely inexperienced (Onofre, 1996).Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaGargaté, Mariana Botelheiro2024-01-31T14:56:10Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30022TID:203453255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:33:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:11.955355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
title Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
spellingShingle Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
Gargaté, Mariana Botelheiro
Estágio Pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-Aprendizagem
Supervisão Pedagógica
Formação Inicial
Pedagogical Intership
Physical Education
School
Teaching-Learing
Pedagocial Supervision
Inicial Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
title_fullStr Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
title_sort Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
author Gargaté, Mariana Botelheiro
author_facet Gargaté, Mariana Botelheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria João Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gargaté, Mariana Botelheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-Aprendizagem
Supervisão Pedagógica
Formação Inicial
Pedagogical Intership
Physical Education
School
Teaching-Learing
Pedagocial Supervision
Inicial Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio Pedagógico
Educação física
Escola
Ensino-Aprendizagem
Supervisão Pedagógica
Formação Inicial
Pedagogical Intership
Physical Education
School
Teaching-Learing
Pedagocial Supervision
Inicial Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Convido o leitor a fazer uma viagem pelo que considerei uma época de sonho (Estágio Pedagógico) e todos os procedimentos que envolveram a minha intervenção aquando do exercício da profissão de docente. É ao longo da vida que o professor constrói e se identifica com a profissão (Resende et al., 2014). Este processo começa a desenvolver-se na socialização antecipatória, onde o professor molda as suas ideias sobre o ato de ensinar, prosseguindo-se a formação inicial (Resende et al., 2014; Gomes et al., 2014) e estende-se por todo o período subsequente de indução profissional e por toda a vida profissional (Onofre, 1996). A formação de professores poderá ser compreendida como um processo contínuo e sistemático de aprendizagem, onde é suposto subsistir um aperfeiçoamento de atitudes, saberes e saberes-fazer numa perspetiva reflexiva sobre valores que caracterizam o exercício das funções inerentes à profissão (Onofre, 1996). Nóvoa (2017) refere que o suporte exercido pelos professores mais experientes nos formandos é crucial para uma formação profissional de professores, Onofre (1996) também destaca o peso da Supervisão Pedagógica. A Supervisão é uma estratégia de formação que implica uma relação entre um professor com experiência e um professor com menos, ou mesmo, sem experiência (Onofre, 1996).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-31T14:56:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30022
TID:203453255
url http://hdl.handle.net/10400.5/30022
identifier_str_mv TID:203453255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137170342019072