Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30022 |
Resumo: | Convido o leitor a fazer uma viagem pelo que considerei uma época de sonho (Estágio Pedagógico) e todos os procedimentos que envolveram a minha intervenção aquando do exercício da profissão de docente. É ao longo da vida que o professor constrói e se identifica com a profissão (Resende et al., 2014). Este processo começa a desenvolver-se na socialização antecipatória, onde o professor molda as suas ideias sobre o ato de ensinar, prosseguindo-se a formação inicial (Resende et al., 2014; Gomes et al., 2014) e estende-se por todo o período subsequente de indução profissional e por toda a vida profissional (Onofre, 1996). A formação de professores poderá ser compreendida como um processo contínuo e sistemático de aprendizagem, onde é suposto subsistir um aperfeiçoamento de atitudes, saberes e saberes-fazer numa perspetiva reflexiva sobre valores que caracterizam o exercício das funções inerentes à profissão (Onofre, 1996). Nóvoa (2017) refere que o suporte exercido pelos professores mais experientes nos formandos é crucial para uma formação profissional de professores, Onofre (1996) também destaca o peso da Supervisão Pedagógica. A Supervisão é uma estratégia de formação que implica uma relação entre um professor com experiência e um professor com menos, ou mesmo, sem experiência (Onofre, 1996). |
id |
RCAP_d3135c217dc1a73011d53e3c4bab7567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de CaneçasEstágio PedagógicoEducação físicaEscolaEnsino-AprendizagemSupervisão PedagógicaFormação InicialPedagogical IntershipPhysical EducationSchoolTeaching-LearingPedagocial SupervisionInicial FormationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoConvido o leitor a fazer uma viagem pelo que considerei uma época de sonho (Estágio Pedagógico) e todos os procedimentos que envolveram a minha intervenção aquando do exercício da profissão de docente. É ao longo da vida que o professor constrói e se identifica com a profissão (Resende et al., 2014). Este processo começa a desenvolver-se na socialização antecipatória, onde o professor molda as suas ideias sobre o ato de ensinar, prosseguindo-se a formação inicial (Resende et al., 2014; Gomes et al., 2014) e estende-se por todo o período subsequente de indução profissional e por toda a vida profissional (Onofre, 1996). A formação de professores poderá ser compreendida como um processo contínuo e sistemático de aprendizagem, onde é suposto subsistir um aperfeiçoamento de atitudes, saberes e saberes-fazer numa perspetiva reflexiva sobre valores que caracterizam o exercício das funções inerentes à profissão (Onofre, 1996). Nóvoa (2017) refere que o suporte exercido pelos professores mais experientes nos formandos é crucial para uma formação profissional de professores, Onofre (1996) também destaca o peso da Supervisão Pedagógica. A Supervisão é uma estratégia de formação que implica uma relação entre um professor com experiência e um professor com menos, ou mesmo, sem experiência (Onofre, 1996).That way, I invite the reader to join me through what I considered a dream season (Pedagogical Internship), and all the procedures related to my intervention as a professional schoolteacher. It is throughout his life that the teacher builds and identifies with his profession (Resende et al., 2014). This process begins developing itself before the initial training, being in the anticipatory socialization that the teacher shapes his ideas about the act of teaching, the process follows through the initial training (Resende et al., 2014; Gomes et al., 2014), extends along all the following period of professional induction and finally throughout the professor’s professional life (Onofre, 1996). The teachers training can be defined as a continuous and systematic learning process, where perfecting attitudes, knowledge and know-how should rein, while also having a reflective perspective about the values that characterize the profession (Onofre, 1996). Nóvoa (2017) refers that the experienced teachers support to the trainee is crucial for his professional training, Onofre (1996) also highlights the weight of the Pedagogical Supervision. Supervision is considered a training strategy that requires a relationship between an experienced teacher and a less experienced one, or even completely inexperienced (Onofre, 1996).Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaGargaté, Mariana Botelheiro2024-01-31T14:56:10Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30022TID:203453255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:33:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:11.955355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças |
title |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças Gargaté, Mariana Botelheiro Estágio Pedagógico Educação física Escola Ensino-Aprendizagem Supervisão Pedagógica Formação Inicial Pedagogical Intership Physical Education School Teaching-Learing Pedagocial Supervision Inicial Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças |
title_full |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças |
title_sort |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças |
author |
Gargaté, Mariana Botelheiro |
author_facet |
Gargaté, Mariana Botelheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria João Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gargaté, Mariana Botelheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação física Escola Ensino-Aprendizagem Supervisão Pedagógica Formação Inicial Pedagogical Intership Physical Education School Teaching-Learing Pedagocial Supervision Inicial Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio Pedagógico Educação física Escola Ensino-Aprendizagem Supervisão Pedagógica Formação Inicial Pedagogical Intership Physical Education School Teaching-Learing Pedagocial Supervision Inicial Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Convido o leitor a fazer uma viagem pelo que considerei uma época de sonho (Estágio Pedagógico) e todos os procedimentos que envolveram a minha intervenção aquando do exercício da profissão de docente. É ao longo da vida que o professor constrói e se identifica com a profissão (Resende et al., 2014). Este processo começa a desenvolver-se na socialização antecipatória, onde o professor molda as suas ideias sobre o ato de ensinar, prosseguindo-se a formação inicial (Resende et al., 2014; Gomes et al., 2014) e estende-se por todo o período subsequente de indução profissional e por toda a vida profissional (Onofre, 1996). A formação de professores poderá ser compreendida como um processo contínuo e sistemático de aprendizagem, onde é suposto subsistir um aperfeiçoamento de atitudes, saberes e saberes-fazer numa perspetiva reflexiva sobre valores que caracterizam o exercício das funções inerentes à profissão (Onofre, 1996). Nóvoa (2017) refere que o suporte exercido pelos professores mais experientes nos formandos é crucial para uma formação profissional de professores, Onofre (1996) também destaca o peso da Supervisão Pedagógica. A Supervisão é uma estratégia de formação que implica uma relação entre um professor com experiência e um professor com menos, ou mesmo, sem experiência (Onofre, 1996). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-31T14:56:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30022 TID:203453255 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30022 |
identifier_str_mv |
TID:203453255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137170342019072 |