Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, João Paulo Avelãs
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46413
https://doi.org/10.14195/0870-4147_46_22
Resumo: Analisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares.
id RCAP_d313d7100c4d4a4cf4dbb3366c0e360b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/46413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas CurricularesHistoriografiaDidáctica da HistóriaCiênciaTecnologiaHistória novaAnalisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46413TID:0870.4147http://hdl.handle.net/10316/46413https://doi.org/10.14195/0870-4147_46_22porNunes, João Paulo Avelãsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T03:36:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:04.816146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
title Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
spellingShingle Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
Nunes, João Paulo Avelãs
Historiografia
Didáctica da História
Ciência
Tecnologia
História nova
title_short Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
title_full Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
title_fullStr Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
title_full_unstemmed Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
title_sort Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
author Nunes, João Paulo Avelãs
author_facet Nunes, João Paulo Avelãs
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, João Paulo Avelãs
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia
Didáctica da História
Ciência
Tecnologia
História nova
topic Historiografia
Didáctica da História
Ciência
Tecnologia
História nova
description Analisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/46413
TID:0870.4147
http://hdl.handle.net/10316/46413
https://doi.org/10.14195/0870-4147_46_22
url http://hdl.handle.net/10316/46413
https://doi.org/10.14195/0870-4147_46_22
identifier_str_mv TID:0870.4147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133781804711936