Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/46413 https://doi.org/10.14195/0870-4147_46_22 |
Resumo: | Analisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares. |
id |
RCAP_d313d7100c4d4a4cf4dbb3366c0e360b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/46413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas CurricularesHistoriografiaDidáctica da HistóriaCiênciaTecnologiaHistória novaAnalisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46413TID:0870.4147http://hdl.handle.net/10316/46413https://doi.org/10.14195/0870-4147_46_22porNunes, João Paulo Avelãsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T03:36:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:04.816146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares |
title |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares |
spellingShingle |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares Nunes, João Paulo Avelãs Historiografia Didáctica da História Ciência Tecnologia História nova |
title_short |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares |
title_full |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares |
title_fullStr |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares |
title_full_unstemmed |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares |
title_sort |
Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares |
author |
Nunes, João Paulo Avelãs |
author_facet |
Nunes, João Paulo Avelãs |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, João Paulo Avelãs |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historiografia Didáctica da História Ciência Tecnologia História nova |
topic |
Historiografia Didáctica da História Ciência Tecnologia História nova |
description |
Analisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/46413 TID:0870.4147 http://hdl.handle.net/10316/46413 https://doi.org/10.14195/0870-4147_46_22 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/46413 https://doi.org/10.14195/0870-4147_46_22 |
identifier_str_mv |
TID:0870.4147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133781804711936 |